Como Plantar Feijão no Algodão? – Para Ensinar as Crianças
Um experimento pedagógico e que entra como atividade de ciências bastante frequente na grade curricular é o plantio de feijão no algodão, que apesar de ser uma experiência bastante antiga, traz muitos ensinamentos e é uma atividade simples de ser realizada em diferentes idades. Por isso, se você quer aprender como plantar feijão no algodão e ver todos os aprendizados que essa atividade pode trazer, no post ensinamos o plantio passo a passo e ainda reunimos tudo o que pode ser abordado com as crianças durante essa prática.
O que a atividade ensina às crianças?
Além de aprender como plantar feijão nova da, a experiência também traz muitos aprendizados e pontos que podem ser abordados com as crianças . Um novo Pará entre os aprendizados com atividades estão:
- Observação: a atividade permite explorar a observação, de modo que as crianças podem acompanhar a germinação do grão e posteriormente o crescimento da plantinha, observando todas as fases de desenvolvimento de uma semente até que se torne uma planta.
- Tempo: a atividade também é uma maneira de abordar a noção de tempo com as crianças, uma vez que não é possível acelerar o processo e as crianças precisam entender que na natureza há tempo para tudo, o que também ajuda a trabalhar com a paciência e espera.
- Cuidado com a natureza: o experimento estimula nas crianças o cuidado com a natureza, uma vez que essas são responsáveis por manter a plantinha viva, incentivando o cuidado e contato com o meio ambiente e natureza.
- Responsabilidade: a prática pode estimular que a criança tenha responsabilidade, uma vez que o plantio e os cuidados com a germinação e desenvolvimento da plantinha devem ser feitas pela criança, desenvolvendo responsabilidade através do experimento.
Como plantar feijão no algodão? – Passo a passo
Se você quer aprender como plantar feijão no algodão, trouxemos o passo a passo para ver os grãos germinarem e acompanhar todo o processo de desenvolvimento da mudinha, que depois pode ser transferida para a terra para continuar o desenvolvimento da planta.
Materiais:
- 1 copinho descartável
- Chumaço de algodão esterilizado (evita a proliferação de fungos e bactérias)
- 2 ou 3 grãos de feijão*
- Água
*Alguns grãos podem não germinar, por isso, é ideal colocar mais de um grão de feijão sobre o algodão.
Como plantar:
- Umedeça o algodão em água e coloque-o forrando o fundo do copinho;
- Coloque 2 ou 3 grãos de feijão sobre o algodão;
- Vá molhando o algodão para que fique sempre úmido e mantenha-o em lugar bem iluminado;
- A partir de 3 dias é possível notar que o feijão começa a germinar;
- Quando o feijão já estiver uma mudinha, com cerca de 20 cm, transfira-o para a terra ou vaso, para que a plantinha possa se desenvolver.
Você já realizou essa experiência? Compartilhe conosco o que achou da prática e quais pontos podem ser abordados com os alunos.