Filmes de Robô: Conheça 18 Sugestões Para Todos os Gostos

Os robôs são criaturas que encantam desde as crianças aos adultos. Toda a questão que envolve a criação da inteligência artificial e a evolução da humanidade chama a atenção e, por isso, inspira muitos roteiros do cinema há anos. Hoje vamos listar por aqui os mais interessantes filmes de robô.

Quando pensamos em um longa sobre robô, logo vem à cabeça trabalhos mais recentes, como Transformers, por exemplo (o qual, aliás, alguns dizem que é um filme sobre aliens e não robôs, mas fica a reflexão). Afinal, realmente esse é um dos mais aclamados do gênero. No entanto, há muitos outros filmes que podem ser incluídos nessa cesta de opções!

Fizemos uma seleção versátil, que mostra desde animações leves a produções grandiosas e mais voltadas para o gênero ação. Que tal anotar as sugestões?

Não perca a chance de conhecer uma lista completa de filmes de robô!
Não perca a chance de conhecer uma lista completa de filmes de robô!

18 Melhores Filmes de Robô de Todos os Tempos

Os filmes de robô vem tomando conta das produções de ficção científica já há longos anos. Você sabia que o primeiro longa desse naipe foi lançado na década de 20? Pois é! Vamos falar um pouquinho dessa obra prima por aqui nessa lista, mas é interessante pensar o quão esse gênero atrai tanto nossa atenção já faz quase um século!

Separe a pipoca para ficar por dentro dos longa-metragens relacionados ao universo das máquinas 🙂

Há filmes de robô para todos os gostos!
Há filmes de robô para todos os gostos!

Robôs Gigantes

Desde crianças, é comum gostarmos de coisas grandiosas. É um dos fatores que mexem com o imaginário, afinal, será que no futuro existirão pessoas, animais e máquinas em tamanho gigante?

Toda essa fantasia extrapola os pensamentos e vão direto para roteiros de cinema repletos de ação. Selecionamos três opções de filmes de robô gigante para você conhecer.

Círculo de Fogo

Ano: 2013

Sinopse:

O filme conta a história de criaturas monstruosas, denominadas Kaiju, que emergem do mar e iniciam uma batalha com os humanos. A partir daí, a humanidade cria diversos robôs gigantes, chamados Jaegers. Cada um desses robôs é controlado por duas pessoas através de conexão neural. Apesar dessa invenção, parece praticamente impossível derrotar os Kaiju e a última esperança é depositada em um velho robô.

Nota: 4,5

Círculo de Fogo
Círculo de Fogo

Transformers (série de filmes)

Ano: 2007

Sinopse:

A história de Transformers é contada em 7 filmes até o momento. Os filmes são inspirados em brinquedos homônimos da marca Hasbro. A trama narra o descontrole da humanidade após duas raças de robôs, os Autobots e os vilões Decepticons, surgirem na Terra. Eles têm o poder de se transformarem em diferentes objetos mecânicos enquanto buscam a chave do poder supremo com a ajuda do jovem Sam.

Nota: 3,5

Transformers - O Filme
Transformers – O Filme

O Gigante de Ferro

Ano: 1999

Sinopse: 

O ano era 1957 quando um robô alienígena gigantesco aterrissou nas proximidades da pequena cidade de Rockwell. Logo após isso, Hogarth, um garoto de nove anos que explorava a região, encontra esse robô e nasce uma amizade entre os dois. Tudo corria bem, mas a máquina extraterrestre foi descoberta por um agente do governo completamente obcecado em destruí-lo.

Nota: 4

Filmes de robô O Gigante de Ferro
O Gigante de Ferro

De Luta

Outra modalidade famosa dos filmes de robô é a de luta. Esse é o tipo de enredo que envolve muita ação, mais do que cenas tecnológicas e de inteligência artificial.

Quem gosta de filmes intensos, eletrizantes, com bastante batalha, vai gostar de conhecer essa lista, que conta com três títulos, dois deles, muito célebres. Confira!

Robocop – O Policial do Futuro

Ano: 1987, 1990, 1993

Sinopse:

Um policial é morto em combate, mas a situação motiva cientistas da força policial de Detroit a transformarem ele em um ciborgue ultrassofisticado para atuar ativamente contra o crime na cidade. Em meio a muitas ações, o policial robô, que teve sua memória apagada, é assombrado por várias lembranças e decide se vingar de antigos inimigos.
Há três filmes que compõem a série. Foi lançada uma outra sequência em 2014, no entanto não fez o mesmo sucesso que o primeiro filme.

Nota: 4

Robocop - O Policial do Futuro
Robocop – O Policial do Futuro

O Exterminador do Futuro

Ano: 1984

Sinopse:

Na pele de humano, o robô assassino conhecido como o Exterminador viaja do ano de 2029 até 1984 para matar Sarah Connor. A história gira em torno do Exterminador perseguindo Kyle Reese, que divulga o surgimento de Skynet, um sistema de inteligência artificial que detonará um holocausto nuclear, e Sarah, que é o alvo da Skynet, que descobriu que seu futuro filho será um grande inimigo desse sistema no futuro.

Cinco filmes compõem a sequência, e a saber, um outro longa está sendo preparado para 2019.

Nota: 4

O Exterminador do Futuro
O Exterminador do Futuro

Gigantes de Aço

Ano: 2011

Sinopse:

Esse é um filme que propõe a substituição dos lutadores de boxe por robôs de alta tecnologia. No entanto, essa novidade futurista não agrada Charlie, um ex-lutador frustrado, que não se adaptar bem a tudo isso. Para mudar esse quadro, Charlie, com a ajuda de seu filho, decide construir um competidor invencível.

Nota: 3,5

Gigantes de Aço
Gigantes de Aço

Desenho

As animações estão entre os gêneros mais assistidos pelas crianças. Sabe-se que não há desenhos somente para o público infantil, alguns deles são produzidos especificamente para adultos, contando inclusive com uma classificação indicativa para mais de 16 anos.

No entanto, trouxemos por aqui uma lista de filmes de robô animados, perfeitos para os pequenos assistirem com a família toda! Veja só:

Astro Boy

Ano: 2009

Sinopse:

Um cientista aplicado trabalha em uma invenção surpreendente: um menino robô superforte, com visão raio-x e que voa! Essa criação recebe o nome de Astro Boy, que procura ser bem aceito pelos seres humanos e acaba saindo da cidade para explorar outros lugares do mundo. No entanto, quando sua terra natal entra em perigo, ele volta para usar seus poderes e salvá-la.

Nota: 3

Filmes de robô Astro Boy
Astro Boy

Operação Big Hero

Ano: 2014

Sinopse:

O menino prodígio Hiro Hamada inventa um robô para participar de lutas clandestinas com o objetivo de arrecadar um dinheiro. No entanto, seu irmão, Tadashi, acredita que o robô está em uma função inútil e decide levá-lo até o laboratório onde trabalha, onde há inúmeras invenções. Hiro, deprimido, encontra ajuda no robô inflável Baymax, criado pelo irmão.

Nota: 4,5

Operação Big Hero
Operação Big Hero

Wall-E

Ano: 2008

Sinopse:

WALL-E é um robô que foi esquecido na Terra. Ele passa o dia juntando o lixo do planeta. Neste planeta por 700 anos, WALL-E desenvolveu uma personalidade e é mais do que um robô. Ao avistar Eve, uma sonda mecânica em missão à Terra, ele se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.

Nota: 3,5

Filmes de robô Wall-E
Wall-E

Robôs

Ano: 2005

Sinopse:

O jovem inventor Rodney vive em um mundo de robôs que têm consciência e deseja trabalhar para Bigweld Industries, que fabrica peças para robôs. Porém, quando ele chega à fábrica, o vilão Ratchet toma o lugar de Bigweld, e anuncia que todos os robôs deverão se submeter a atualizações forçadas. A partir daí, Rodney e seu amigo Fender tentam deter esses planos malignos.

Nota: 4

Robôs
Robôs

9 – A Salvação

Ano: 2009

Sinopse:

O boneco 9 ganha vida em uma época pós-apocalíptica, na qual não existem mais seres humanos, somente outros como ele, que constantemente são perseguidos por máquinas maléficas. O boneco 9 então convence seus amigos a parar de se esconder e partir para o ataque.

Nota: 4

9 - A Salvação
9 – A Salvação

Metrópolis

Ano: 2002

Sinopse:

O detetive Shunsaku Ban e seu jovem sobrinho investigam o paradeiro de um cientista perigoso que desenvolveu um robô destinado a controlar o futuro da humanidade.

Nota: 5

Metrópolis animação anime
Metrópolis

Além dessas categorias, há outras sugestões de filmes de robô muito célebres e que são excelentes inspirações para você que deseja adentrar nesse universo.

Conheça esses títulos para agregar mais conhecimento sobre o tema!

Eu, Robô

Ano: 2004

Sinopse:

Nesse filme os robôs são usados como empregados dos humanos. Esses robôs possuem um código de programação que os impedem de ser violentos contra humanos. A história muda quando doutor Miles aparece morto e o principal suspeito é um robô. Daí todos começam a pensar que a comunidade de robôs tenha conseguido desativar o código.

Nota: 4

Filme Eu, Robô
Eu, Robô

AI – Inteligência Artificial

Ano: 2001

Sinopse:

Um casal adota o primeiro menino-robô programado para amar, David. Apesar disso, o garoto enfrenta uma série de dificuldades, principalmente em ser aceito pelos humanos, bem como pelas máquinas, já que ele não se consolida como nenhum dos dois tipos.

Nota: 4,5

AI - Inteligência Artificial
AI – Inteligência Artificial

O Homem Bicentenário

Ano: 1999

Sinopse:

Outro filme bastante célebre dos anos 90. Consiste na história de um robô doméstico que incorpora características humanas e emoções junto à família para quem trabalha há cerca de 200 anos. Em meio a muitas questões éticas e psicológicas, um mecânico diz que ele pode ser transformado definitivamente em um ser humano.

Nota: 4,5

O Homem Bicentenário
O Homem Bicentenário

Chappie

Ano: 2015

Sinopse:

Nesse filme os robôs dotados de inteligência artificial substituem a ação dos policiais. Porém, um cientista rouba um modelo de robô que apresenta defeitos, Chappie, e lhe dá a capacidade de sentir e pensar por si mesmo, tal qual os humanos. A partir daí, as autoridades começam a enxergar esse robô como uma verdadeira ameaça aos humanos e à ordem da sociedade. Com isso, haverá uma perseguição para exterminar a máquina.

Nota: 4

Filme Chappie
Chappie

2001 – Uma Odisseia no Espaço

Ano: 1968

Sinopse:

Outro clássico do cinema que apresenta uma história surpreendente de ficção científica. Trata-se de uma adaptação enigmática de um conto de ficção científica de Arthur C. Clarke. O filme, primeiramente, mostra uma conexão entre o passado e o futuro a partir de uma estrutura negra. Quando astronautas viajar para uma missão no espaço, os computadores começam a se comportar estranhamente, ocasionando um embate entre homens e máquinas atravessando o espaço e o tempo.

Nota: 5

2001 - Uma Odisseia no Espaço
2001 – Uma Odisseia no Espaço

Short Circuit: O Incrível Robô

Ano: 1986

Sinopse:

Um protótipo de robô chamado número 5, criado para auxiliar em combates de guerra, ganha vida após ser atingido po um raio. Por isso ele resolve fugir e nesse meio tempo consegue um lugar para se abrigar, a casa de Stephanie Speck, que a priori, acha que ele veio do espaço. Com sua amiga humana, número 5 aprende muito sobre a sociedade humana e sua cultura, mas em certo momento precisa fugir de seus criadores, que querem recuperá-lo.

Nota: 3,5

Filmes de Robô Short Circuit: O Incrível Robô
Short Circuit: O Incrível Robô

E então, o que achou da nossa lista de filmes de robô? Você já viu algum desses títulos? Conhece algum que está faltando nesta seleção? Então deixe um comentário abaixo, vamos adorar saber sua opinião!

Continue acompanhando outros artigos sobre o universo infantil & família. Até uma próxima!

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.