20 Histórias de Natal Belíssimas para Ler para as Crianças!

As histórias de Natal mexem com a imaginação dos nossos pequenas e são ótimas para ensinar valores, além de manter viva essa tradição.

Não existe Natal mais gostoso do que quando a gente é criança, né? Ainda mais com a família toda reunida. É um bom momento para incentivar o amor pela leitura e rende horas inesquecíveis com as pessoas que amamos.

Se você quer reunir a galerinha na sua casa para ler histórias de Natal, mas não sabe quais escolher, nesse post vamos mostrar alguns títulos lindos, desde histórias emocionantes até as mais engraçadas.

Contos e Histórias de Natal Infantis

As histórias de Natal são passadas de uma geração para outra e nem sempre estão nos livros. As crianças ficam muito afoitas por esse data, por isso é legal aproveitar o interesse delas para estimular o gosto pela leitura.

A seguir vamos dar algumas sugestões de títulos que vão encantar a criançada. São títulos disponíveis para comprar nos principais sites de livrarias, mas também são facilmente encontrados para emprestar em bibliotecas.

Histórias de Natal inspirações Histórias de Natal inspirações Histórias de Natal inspirações Histórias de Natal inspirações Histórias de Natal inspirações

Histórias de Natal livro O Natal do Ursinho

Histórias de Natal livro O Natal de Charlie Brown

Emocionantes

As histórias de Natal emocionantes mexem com adultos e crianças, na maioria dos casos tem um final diferente que faz a gente pensar sobre o assunto.

Histórias de Natal livro Como o Grinch Roubou o Natal

Tem o filme e tem o livro, é bacana mostrar as duas versões. A história é sobre o velho Grinch que tem aversão do Natal, tanto que passa mal só de lembrar da existência dessa data. Ele abomina tanto o Natal que resolve mudar a programação e roubar esse dia tão importante. Pode apostar que vem muitas aventuras por aí.

Histórias de Natal livro O Natal do Pequeno Nicolau

Nicolau é um garoto muita travesso que vive aprontando. Os pais dele ensinam que é importante ser solidário nessa época do ano e o estimulam a pedir presentes para outras pessoas que precisam, já que ele tem tudo.

O garoto cria uma lista de presentes super diferente e no dia de Natal algo inusitado acontece. Quem gostar desse história pode comprar outros livros com o Nicolau, são vários títulos com aventuras diferentes.

A árvore de Natal é o enfeite principal usado na decoração. Para proporcionar um momento encantador para as crianças nessa data especial fizemos um post incrível com lindos desenhos de árvores de Natal para colorir. São desenhos divertidos que as crianças podem pintar da maneira que quiser, seja com giz de cera, tinta guache ou lápis de cor!

Engraçadas

Algumas histórias de Natal são tão fofinhas e engraçadas que agradam a qualquer um. Os livros sensoriais agradam principalmente os bebês que desejam tocar para compreender a história de formas diferentes. Essa descoberta por texturas diferentes pode render boas risadas e bons momentos em família.

Histórias de Natal livro Festa de Natal

Essa história traz a festa de Natal organizada pelo Boneco de Neve e por seus amiguinhos. O mais legal desse livro é que além de contar uma história de Natal engraçadinha ele também ensina cores, números e traz algumas páginas diferentes, que as crianças podem brincar, girar e puxar para conseguir ver informações que estão escondidas.

Histórias de Natal livro Toque e Descubra

Esse livro faz parte das histórias de Natal para bebês, afinal, desde cedo é que aprendemos a valorizar as tradições. As páginas tem texturas diferentes, como a penugem macia do Pinguim e ensina cores. É uma descoberta muito divertida para os pequenos que ainda estão dando os primeiros passos no amor pela leitura.

Uma atividade divertida para as crianças no Natal é a pintura. Preparamos um post super especial com 70 desenhos de Natal para colorir, são desenhos lindinhos para as crianças se divertirem nessa data especial!

Evangélicas

Quando falamos de histórias de Natal evangélicas estamos também falando de histórias bíblicas.

Essas histórias são desenvolvidas com o objetivo de auxiliar os pais nos ensinamentos dos caminhos de Deus para as crianças. O mais importante é mostrar que o Natal não é uma data apenas para ganhar presentes e sim nos reunirmos no amor do verdadeiro aniversariante.

É necessário adaptar a linguagem para que as crianças entendam bem as mensagens. A linguagem da Bíblia é de difícil compreensão, por isso os livros infantis são bem-vindos.

Para quem gostaria de aproveitar o Natal para iniciar a criança na leitura da Bíblia é possível encontrar alguns versículos que podem ser usados durante a leitura. Abaixo listamos alguns versículos que podem ser usados para contar a história de Natal para os pequenos:

  • Isaías 7:14
  • Matheus 1:21 ao 23
  • Matheus 2:10
  • Lucas 2:12
  • Isaías 9:6
  • Zacarias 9:9
  • Isaías 11:1
  • Isaías 1:30 ao 31
  • Lucas 2:10 ao 11
  • Lucas 1:35
  • Lucas 2:15 ao 20
  • Miqueias 5:2
  • Zacarias 9:9

Além dos livros você também pode usar fantoches, palitinhos e outras figuras para encenar a historinha. É importante ter bastante criatividade para deixar as crianças mais curiosas e ávidas para saber o que ainda vai acontecer.

Alguns livros vem acompanhados de CD para cantar as músicas com as crianças, como é o caso do Cantata Enquanto Houver Natal MIG E MEG.

Pequenas / Curtas

Para crianças menores é sempre melhor investir em histórias de Natal que sejam mais curtinhas, pois os pequenos podem perder o interesse rapidamente e não ter tanta paciência para esperar o final.

Geralmente, as histórias curtas são recheadas de ilustrações que mexem com a imaginação das crianças e torna muito mais fácil a explicação da história.

Histórias de Natal livro Contos de Natal

Esse livro traz histórias de Natal curtas e de fácil compreensão para as crianças. Além disso, as ilustrações são muito coloridas e divertidas. É o tipo de livro bom de se ter na estante, seja para ler para os filhos, sobrinhos ou netos.Histórias de Natal livro Um Continho de Natal

Um Continha de Natal conta a história da girafa Bianca. Essa girafinha é apaixonada pelo Natal, mas foi proibida pelos pais de chegar perto dos seres humanos e suas comemorações. É uma das histórias de Natal que ensinam como lidar com mágoas e frustrações, além de mostrar como é importante poder sempre contar com o apoio dos amigos e dos familiares.

Histórias Para Refletir

Para crianças a partir de 4 anos é possível contar histórias de Natal com um pouquinho mais de complexidade, que levem a uma reflexão sobre a moral da história.

Além de ler o livro, é bacana reservar um tempo para conversar com a criança para saber o que ela entendeu da história, o que gostou, o que não gostou e o que mudaria.

Histórias de Natal livro Preparando-se para o Natal

Vai chegando a época do Natal e as crianças começam a ficar agitadas e ansiosas pelo grande dia. Acontece que as crianças se espelham nos adultos, e sempre no Natal nos preocupamos com os presentes, em fazer comidas gostosas, mas o real motivo da comemoração acaba ficando de lado. Esse livro traz todas as dicas pra se preparar para o Natal dando importância ao que realmente importa. Histórias de Natal livro O Sonho De Natal

Essa é a história de um Papai Noel muito diferente do que estamos habituados. Ele resolve presentear as pessoas com o que existe de mais valioso no mundo: amor, paz, alegria, bondade e todos os sentimentos que estão tão em falta no nosso dia a dia. Histórias de Natal livro A História do Natal A Bíblia em Bloquinhos

Com o lançamento do jogo Minecraft o lego voltou com tudo ao gosto das crianças. Esse é um joguinho divertido no qual o objetivo é construir um universo todo feito com bloquinhos.

Esse jogo tem feito muito sucesso mundialmente, com isso acabou se tornando tema de várias coisas infantis como roupas, material escolar, mochila infantil e até mesmo livros com histórias.

Se você deseja contar a história do Natal de um jeito divertido e moderno para os pequenos esse livro pode ser uma excelente opção para escolher e ensinar para a garotada o que significa o Natal.Histórias de Natal livro Peppa e o Desejo de Natal

Essa é uma excelente opção de leitura para as crianças menores. A persongem Peppa é um dos personagens mais amados pelas crianças atualmente, por isso pode ser uma excelente opção de leitura para quem busca historinhas bonitas que transmitam para os pequenos o significado do Natal.

Outra vantagem de escolher um livro com um personagem querido como a Peppa é que fica bem mais fácil prender a atenção das crianças durante a leitura, além de ser um grande estimulo para que eles aprendam a gostar de ler.

Em Quadrinhos

Quem não se lembra de passar horas lendo os quadrinhos da Turma da Mônica? As histórias em quadrinhos são excelentes para estimular os pequenos a lerem, pois são frases curtas e muitas ilustrações.

A maioria dos quadrinhos fazem especiais de Natal que podem ser colecionáveis. Chegando próximo ao Natal, provavelmente você vai encontrar opções em bancas de jornais e revistas, mas também pode pegar revistinhas antigas emprestadas na biblioteca municipal da sua cidade. A mensagem pode ser engraçada ou ter um ensinamento mais profundo.

Histórias de Natal gibi Turma da Mônica

A Turma da Mônica é um dos desenhos que mais fez e faz sucesso até hoje entre as crianças. A turminha é tão querida pelas crianças que hoje em dia podemos encontrar de tudo um pouco com os personagens decorações de festas, brinquedos, sapatos, roupa de cama e muito mais.

Contar para os pequenos divertidas histórias de Natal com quadrinhos da Turma da Mônica é uma excelente opção para divertir as crianças no Natal e incentivar a busca pela leitura por meio de gibis.Histórias de Natal gibi Garfield

O Garfield traz um humor mais ácido e por isso agrada principalmente os adolescentes e pré adolescentes. Nessa onda de histórias de Natal ninguém pode ficar de fora!Histórias de Natal gibi Natal na Terra da Tristeza

Gostou das nossas inspirações de histórias de Natal? Conhece algum livro incrível e quer deixar como sugestão? Deixe o seu comentário.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.