Matemática para Crianças – 15 Exercícios e Dicas para Ensinar!

Uma das matérias consideradas mais complexas desde os primeiros anos escolares é a matemática. Até pouco tempo atrás, o conteúdo dessa matéria era visto como algo desafiador devido a forma tradicional utilizada pelos professores para ministrar a aula o que acabava de certa forma não chamando atenção dos alunos.

Atualmente, foram desenvolvidas diferentes métodos para ensinar matemática para crianças de forma divertida. Com isso despertando o interesse por essa disciplina e também promovendo momentos de interação.

Quer aprender como ensinar matemática para as crianças de forma simples e divertida? Confira as dicas que colocamos no post, além de diferentes opções de exercícios!

Dicas para Ensinar Matemática

Hoje em dia não é nada difícil encontrar crianças de diferentes idades que consideram a disciplina de matemática um verdadeiro bicho de sete cabeças, não é mesmo? Porém, a verdade é que aprender matemática pode ser algo bem mais simples quando fazemos uso de métodos interessantes e divertidos para desmistificar esse assunto.

Seu filho anda tendo dificuldades com a matemática? Então mantenha a calma, pois a seguir você poderá conferir meios supereficazes para enfrentar esta missão junto com ele. Vamos começar?

Matemática para crianças: jogos

Um meio lúdico super divertido para ensinar matemática para crianças é utilizando joguinhos. Jogos tradicionais como dama e xadrez podem ser grandes aliados para esse tipo de aprendizado, pois eles pedem lógica e estratégia. Já os jogos de tabuleiro mais complexos como banco imobiliário, por exemplo, permitem o ensino de uma matemática um pouco mais avançada pois a criança trabalha com o gerenciamento de valores e até mesmo de certos conflitos.

Não é necessário gastar muito com os jogos de tabuleiro para ensinar matemática para os pequenos. Por meio de materiais simples é possível criar um jogo divertido e super eficaz para o aprendizado.

Na imagem que separamos podemos ver como é possível criar um jogo simples com uma caixa de ovos, palitos e bolinhas. Nesse jogo a criança precisa preencher os espaços com a quantidade de bolinhas equivalente ao número presente no fundo de cada espaço. O bacana em investir nesse jogo é que, além de aprender matemática o pequeno também poderá desenvolver sua coordenação motora ao movimentar as bolinhas pela caixa.

Matemática para crianças: jogos

Sendo os jogos infantis uma ótima ferramenta de aprendizado, preparamos um post especial com 15 dicas de jogos para educação infantil!

Matemática para crianças: jogos

Quem diria que uma atividade simples poderia se tornar um ótimo meio de ensinar matemática para os pequenos? Sim é possível ensinar matemática durante um típico dia de compras no mercado. Na seção de frutas e verduras, por exemplo, é possível apresentar os pequenos pesos, medidas e comparar tamanhos.

O bacana em ensinar os pequenos no mercado é que as operações matemáticas podem ser encontradas em toda parte! Uma ótima forma de interação é pedir ao pequeno que calcule o quanto já foi gasto ao avaliar os produtos já presentes no carrinho. No caixa você pode questioná-lo sobre o valor que será devolvido de troco. A quantidade de maçãs para cada membro da família se comprar 1 kg. Fazendo esse tipo de exercício no mercado com o tempo, até você irá entrar na brincadeira e se divertir com as diferentes possibilidades de aprender matemática.

Matemática para crianças: jogos Matemática para crianças: jogos

Outra forma de ensinar matemática para os pequenos é por meio da mesada que eles recebem todos os meses. Ensinar ao pequeno como gerenciar seu dinheiro desde bem novinho, é uma ótima forma de explicar como o dinheiro deve ser usado com precaução e também ensiná-lo como trabalhar com diferentes valores. Isso porque a quantia recebida deverá ser dividida  para que dure durante todo o mês, dessa forma as lições continuam durante toda a semana a cada vez que ele sentir o desejo de gastar um pouco.

Uma das principais vantagens em ensinar matemática para o pequeno por meio da mesada, é que esse é um aprendizado importante que ele carregará consigo por toda a vida.

É surpreendente como a matemática faz parte das nossas vidas de diferentes formas. Pensando nisso, nossa dica é sempre que houver a chance utilizar as diferentes situações do cotidiano como um meio de ensinar aos pequenos. Assim eles se sentem motivados e entendem a importância do conteúdo ensinado na escola para a vida.

Exercícios de Matemática para Crianças

Os primeiros anos escolares são a fase em que as crianças aprendem matemática e os seus principais fundamentos.  Entre os principais conteúdos estão as quatro operações divisão, multiplicação, subtração e a soma.

Para tornar esse momento divertido é possível fazer uso de exercícios simples, porém super eficazes.

Uma ótima forma de ensinar matemática para os pequenos é por meio de atividades com figuras como bichinhos, frutas, personagens e outras opções que chamem sua atenção.

A seguir separamos diferentes opções de exercícios de matemática para crianças. Os exercícios que disponibilizamos, você pode imprimir ou utilizá-los como inspiração para criar seus próprios exercícios.

Matemática para crianças: exercícios Matemática para crianças: exercícios

Essa é uma opção de exercício três em um no qual o pequeno pode trabalhar com a soma, pintura e aprender como distinguir os números.

Matemática para crianças: exercícios
Exercício para ensinar aos pequenos os números.

Matemática para crianças: exercícios

Desenvolver o hábito da leitura nos pequenos é fundamental. Pensando nisso, uma boa opção em vestir em livros infantis, sendo esses uma ótima ferramenta para promover aprendizado e contribuir para que os pequenos se tornem confiantes e responsáveis. Para auxiliar na busca por livros para as crianças, preparamos um post especial com as 60 melhores opções de leituras para o público infantil!

Matemática para crianças: exercícios
Exercício para ensinar a somar.
Matemática para crianças: exercícios
Exercício para ensinar a sequência numérica.

Matemática para crianças: exercícios Matemática para crianças: exercícios Matemática para crianças: exercícios Matemática para crianças: exercícios Matemática para crianças: exercícios Matemática para crianças: exercícios Matemática para crianças: exercícios Matemática para crianças: exercícios Matemática para crianças: exercícios

Gostou das nossas dicas de matemática para crianças? Deixe seu comentário abaixo.