Praia para crianças – Cuidados + 6 melhores praias de 2022!

Praia para crianças: o que você deve saber antes de levar o seu filho? É fato que o litoral pode ser mágico para os pequenos, mas a segurança é essencial.

Você precisa se atentar a uma série de precauções para garantir uma ótima experiência. Infelizmente, há praias em que há muitos perigos, por isso você deve passar longe.

Do contrário, algumas opções são perfeitas para levar as crianças, sobretudo bebês. Para saber tudo sobre o assunto, preparamos este guia completíssimo. Leia e anote tudo!

cuidados e dicas para bebe na praia
A criança deve ficar em local seguro e acompanhada de um adulto

Cuidados ao levar crianças na praia

Primeiramente, há idade certa para levar crianças na praia?

Segundo especialistas, a partir dos seis meses, o bebê pode conhecer o litoral. Em todo caso, você pode consultar o pediatra para tirar todas as dúvidas.

Para um passeio mais tranquilo, é ideal que a criança tenha uma idade mais avançada, cerca de dois anos, por exemplo. Entretanto, tudo varia caso a caso.

De modo geral, atente-se a esses cuidados ao levar crianças na praia:

Protetor solar

A pele das crianças é muito sensível, sobretudo dos bebês. Por isso, o protetor solar é essencial. Use opções próprias para os pequenos.

Além disso, fique em um lugar à meia sombra. Nunca exponha a criança ao sol forte, ainda mais em determinados horários. Lembre-se que eles podem sofrer até queimaduras devido à alta incidência de raios solares.

Alimentação

Bebês e crianças pequenas não devem comer alimentos vendidos à beira da praia. Frutos do mar e outras opções não são indicadas.

Além disso, alimentos de procedência desconhecida podem gerar problemas de saúde. Então, prefira sempre levar a própria comida.

Faça uma pequena lancheira para as crianças com algumas frutas, biscoitos e pequenos sanduíches. São opções simples que ajudam a acabar com a fome durante o passeio.

dicas com alimentacao de bebe na praia

Hidratação

Durante o passeio na praia, é primordial tomar muita água. Mantenha a criança hidratada, sobretudo se faz bastante calor. Leve água em garrafas e faça ela beber frequentemente.

Segurança

Nunca deixe a criança sozinha! Praia é perigo, por mais que esteja com pouca gente. Em instantes, a criança pode sair do seu campo de vista, além de entrar no mar, se machucar, ser vítima de pessoas mal intencionadas, enfim.

A supervisão do adulto é essencial para a segurança na praia. Se for nadar, mantenha a criança na borda. O mar apresenta uma série de adversidades, então não dá para vacilar.

Em todo caso, prefira praias com piscinas naturais e maré calma, sem ondas. Assim, dá para curtir o passeio tranquilamente.

Cuidado com a areia

Os perigos da praia podem acontecer na areia também. A criança costuma colocar tudo à boca e a areia é um caso. Por isso, fique atento sempre.

Além disso, há bichinhos, lixo e uma série de coisas que podem machucar os pequenos. Leve sempre brinquedos para entretê-los e escolha um local limpo.

o que levar para bebe na praia

Crianças em grupos

De fato, é comum levar mais de uma criança na praia. Nesse caso, a supervisão deve ser ainda mais apurada. Duas ou mais pessoas devem acompanhar todos, principalmente na hora da brincadeira ou ao entrar no mar.

As crianças se distraem muito fácil, principalmente quando estão em grupo. Proponha atividades e tenha todas a sua vista para evitar problemas.

Pulseira de identificação

Precaução nunca é demais! Então, para ficar mais tranquilo, coloque uma pulseira de identificação na criança. Nesse objeto, deve conter todas as informações necessárias: nome, telefone para contato, nome do hotel em que está hospedado, enfim.

O importante é, caso a criança se perca, alguém entre em contato. Por isso, oriente as maiores a dizer que estão com a pulseira se algo acontecer. Todavia, evite ao máximo essa situação ficando de olho nos seus filhos.

cuidados com bebe na praia
A criança deve ser protegida com o uso de protetor solar e acessórios

Melhores opções de praia para crianças

Quais são as melhores opções de praia para crianças?

Antes do passeio, faça uma boa pesquisa para definir o destino ideal. Prefira as praias mais calmas e pouco badaladas. Além disso, viaje sempre no período de baixa temporada.

Opte por uma casa ou hotel confortáveis e planeje tudo meses antes. Assim, você não terá problemas com o passeio. Para ajudar você, listamos algumas opções legais e incríveis.

Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros fica em Pernambuco, considerada por muitos um verdadeiro paraíso. É muito famosa, possui lindas paisagem e um contexto histórico incrível.

Segundo especialistas, é a melhor praia do Nordeste para levar as crianças. O mar sem ondas permite nadar com os pequenos, sobretudo bebês. Além disso, dá para passear de barco e curtir o sossego.

O turismo infantil é forte na região, por isso é uma dica incrível para passar as férias. Em muitas agências, há pacotes de viagem perfeitos para toda a família.

Taipu de Fora

No sul da Bahia, está a praia de Taipu de Fora, outro paraíso muito conhecido na região Nordeste. Fica próxima à conhecida cidade de Itacaré e recebe muitos turistas.

Além disso, essa praia é considerada um verdadeiro santuário ecológico, abrigando grande variedade de animais. Assim, as crianças podem conhecer toda a riqueza da fauna marinha.

Do mesmo modo, o grande atrativo está nas piscinas naturais que se formam próximo ao mar. Os papais podem curtir com os filhos sem medo e fazer muitas fotos.

beneficios de levar bebe na praia
O momento na praia traz benefícios para a criança

Praia da Ferradura

Se você pretende conhecer o litoral fluminense, a Praia da Ferradura é a melhor praia para crianças. Está localizada em Búzios, no Rio de Janeiro, e conquista cada vez mais pessoas.

Essa praia tem formato de ferradura (por isso o nome), é calma e perfeita para levar os pequenos. Há uma série de opções de atividades para todos. Se os papais gostarem de esportes náuticos, tem muitas alternativas, como mergulho e stand up paddle.

Praia do Julião

No litoral norte de São Paulo, a cidade de Ilhabela é uma das mais requisitadas. Você sabia que por lá também há opções de praia para crianças, como a Praia do Julião?

Com o mar calmo, é um passeio perfeito para levar filhos, sobrinhos e quem quiser. Possui piscinas naturais e paisagens maravilhosas, além de atividades para os adultos mais radicais, como as famosas trilhas.

idade ideal para levar bebe na praia

Praia do Lázaro

Se você busca uma opção popular, a Praia do Lázaro é perfeita. Fica localizada em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, próxima à Mata Atlântica.

É uma praia muito calma, principalmente fora da alta temporada. Aquele lugar perfeito para levar a criança pela primeira vez. É extensa, tem um mar sem muitas ondas e diversas opções de entretenimento para todos.

Praia da Daniela

Em Florianópolis, Santa Catarina, está localizada a Praia da Daniela. É muito conhecida pelas piscinas naturais, ideais para a segurança e a diversão das crianças.

Além disso, o mar é limpo e cristalino, uma ótima opção para relaxar e passar grande parte do dia. Nessa região, há outras praias e muitos passeios legais para toda a família.

cuidados para levar bebe na praia


Enfim, esperamos que você tenha gostado das dicas. Aproveite o guia de praia para crianças e divirta-se com os pequenos. Bom passeio e até mais!


buy levitra buy levitra online