Primeiro Dia de Aula – Como Transformar em uma Experiência Incrível!

O primeiro dia de aula pode ser doloroso para a criança e para a mamãe também. Geralmente, é a primeira mudança na rotina que a criança vive, principalmente ficando menos tempo em casa com a mãe e indo para um ambiente cheio de novidades e outras crianças com as quais ela vai aprender a socializar.

Não há um consenso sobre a idade certa para colocar os pequenos na escolinha, mas o fato é que mais cedo ou mais tarde o grande dia chegará. O primeiro dia é cheio de novidades, receios e dúvidas para as crianças e porque não dizer para os pais também.

O primeiro dia de aula é um marco para o desenvolvimento das crianças, mas é necessário seguir algumas dicas para que não seja traumático. Não sabe como agir para que o seu filhote se sinta confortável na escola? Nesse post vamos mostrar dicas para o primeiro dia de aula das crianças e ainda vamos sugerir algumas atividades para a rotina de sala de aula.

Dicas para o Primeiro Dia de Aula do Seu Filho

Antes de pensar em como preparar o seu filho para o primeiro dia de aula é necessário se preparar. Os pais podem sentir uma sensação de abandono ao deixar o filho na escola e a preocupação fica muito aflorada, afinal, eles não sabem se a criança está realmente bem e sentem que ela não será cuidada com o mesmo carinho que em casa. As mães sofrem mais, pois é comprovado estatisticamente que elas passam mais tempo com os filhos do que os pais.

A criança sente quando estamos nervosos e sabe reconhecer as nossas reações, então não vai conseguir acalmar a insegurança do seu filho se você mesmo não estiver seguro. É necessário pensar que a criança está crescendo e se desenvolvendo bem, por isso o primeiro dia de aula é tão marcante.

Quem nunca ouviu uma história que a mãe chorou mais que a criança no primeiro dia de aula? Pode ser engraçado, mas para a criança isso é motivo de se sentir ainda mais insegura, afinal, se a escola é algo tão bom porque até a mamãe está chorando? Mantenha o controle e deixe para chorar depois e não na frente dos pequenos.

Primeiro Dia de Aula pai levando a filha para escola

Incentive o seu filho em relação ao primeiro dia de aula, mas tome cuidado para não exagerar e causar ansiedade maior que o necessário. Fale que ele irá para a escola, que será um ambiente em que aprenderá muito e fará amiguinhos. Não dê muitos detalhes sobre como é a escola ou como deveria ser.

Crie uma ligação de confiança e esteja sempre aberto a responder as dúvidas da criança sobre o primeiro dia de aula. Seja sincero, mas não floreie muito. Nada de inventar coisas sobre a escola, pois a criança pode se sentir enganada.

Primeiro Dia de Aula mãe levando a filha na escola

Evite oferecer recompensas. O primeiro dia de aula é um bom estímulo para desenvolver a responsabilidade. Pode ser complicado acordar cedo, criar a rotina de fazer tarefa, mas tudo isso deve ser prazeroso e a criança deve encontrar a alegria nessa nova rotina.

Faça o mesmo caminho para ir a escola que fez no primeiro dia de aula. Isso irá ajudar na adaptação, pois no trajeto a criança reconhece para onde está indo e se sente mais segura. Fazer isso é importante principalmente no primeiro mês.

Chegue mais cedo no primeiro dia de aula. Chegar atrasado pode deixar a criança ainda mais estressada. É legal chegar antes para conhecer a escola, os funcionários e apresentar o ambiente de aprendizagem.

Primeiro Dia de Aula mãe levando filho na escola

No primeiro dia de aula faça um despedida simples da criança. Diga que ela ficará na escola, mas que logo você volta para buscá-la. Deixar a criança e sair escondido para evitar choro pode ser muito traumático, pois a criança se sente abandonada e não sabe até quando ficará ali sem a presença dos pais.

É comum que no primeiro dia de aula tenha muito choro e escândalo. Isso é perfeitamente normal e você deve ter paciência. Conforte a criança e mostre tudo de bom que a escola oferece. Se for necessário e a escola permitir, fique com ela no primeiro dia. No segundo, fique um tempo e deixe um tempo sozinha após a despedida. Esse processo é importante para que ela se acostume com a nova rotina e tenha menos insegurança em ficar na escola.

Crie uma rotina em casa desde o primeiro dia de aula. Reserve um espaço da casa para que a criança possa estudar e assimilar as atividades que fez na escola. É bacana incluir a criança na arrumação desse espaço para que aos poucos ela se prepare para o primeiro dia de aula. Nos primeiros dias é importante que os pais ajudem a fazer a tarefa, perguntem como foi na escola para que a criança pegue gosto por estudar.

Dinâmicas para o Primeiro Dia de Aula

As professoras tem um grande desafio no primeiro dia, pois pode ser difícil prender a atenção das crianças com tantas mudanças na rotina. Algumas dinâmicas podem ajudar nessa missão.

A primeira dinâmica é a “Quem é meu colega”. Essa dinâmica é importante para que as crianças conheçam os coleguinhas e assimilem os seus nomes. Diga para turma que cada um irá ganhar um retrato. Coloque uma folha colada na lousa e chame o primeiro aluno. Faça o contorno do seu corpo com caneta e depois pergunte aos alunos quais são suas características: tipo de cabelo, se usa óculos, etc. Estimule as crianças a falar.

Faça isso com todos os alunos e depois deixe os alunos fazerem o contorno da professora para que eles também estejam familiarizados. Deixe os desenhos expostos na sala de aula para que os alunos fiquem familiarizados e se sintam como parte do ambiente.

Primeiro Dia de Aula dinâmicas pintura com tinta guache

Outra dinâmica consiste em esconder os materiais que serão usados no dia a dia e formar duplas para que as crianças procurem. Isso estimula a cooperação e que elas façam amizade. A cada material encontrado a dupla leva uma salva de palmas e a professora enfatiza o nome dos dois.Primeiro Dia de Aula dinâmicas dobraduras de papel

Na entrevista com a professora as crianças são dividas em trios e são os repórteres da brincadeira. Eles podem perguntar qualquer coisa sobre a professora, como idade, nome, cor favorita e o que mais eles desejaram.
Primeiro Dia de Aula dinâmicas brincando com massinha

As dinâmicas com tinta gache também fazer muito sucesso. As crianças ficam sentadas em círculo e cada um ganha uma folha sulfite branca. A tinta fica em pratinhos no centro da roda, para os pequenos compartilhem as mesmas tintas. A professora pode pedir para que eles pintem o que acharam do primeiro dia de aula. Primeiro Dia de Aula dinâmicas fazer desenhos

Para dar aos alunos lindos desenhos para colorir no primeiro dia de aula temos um post incrível com 50 desenhos para colorir grátis. Com toda certeza as crianças vão adorar!

Primeiro Dia de Aula dinâmicas pintura

Primeiro Dia de Aula dinâmicas brincadeira da garrafa
Na brincadeira com a garrafa ao girar a criança precisa dizer um elogio para quem a garrafa estiver apontando.

Primeiro Dia de Aula dinâmicas brincadeira mantendo balões no ar

Na dinâmica do balão as crianças ganham vários balões cheios e o grupo não pode deixar nenhum balão cair. Isso estimula a interação e a coordenação motora. O aluno que deixar o balão cair sai da brincadeira até restar apenas um. É importante fazer essa brincadeira em várias rodadas para que todos tenham a chance de ganhar e para que aprendam a lidar com a derrota vendo que também podem ganhar em outras oportunidades. A cada rodada, o aluno vencedor ganha uma salva de palmas e a professora deve falar várias vezes o seu nome para que as outras crianças possam lembrar depois.

Primeiro Dia de Aula dinâmicas roda da história

O primeiro dia deve ser muito positivo, por isso a professora deve estimular sempre com elogios e alegria. Algumas brincadeiras são clássicas e as crianças adoram, como as cantigas de roda.

Primeiro Dia de Aula dinâmicas quadro de elogios Primeiro Dia de Aula dinâmicas mimica Primeiro Dia de Aula dinâmicas hora da história com ilustrações

A contação de histórias faz com que as crianças fiquem interessadas, é indicado pegar um livro com muitas figuras para mostrar para os pequenos. Se a escola permite que os pais fiquem juntos no primeiro dia é legal que cada mãe leia um trecho da história.Primeiro Dia de Aula dinâmicas arte com recortes

Gostou das nossas dicas para o primeiro dia de aula? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

 


buy levitra buy levitra online