COMO ORGANIZAR UMA FESTA INFANTIL Simples e Bonita
Existem basicamente dois tipos de festa infantil: a festinha, feita em casa para alguns amigos e parentes no geral com um kit festa pronto, e a festa infantil mesmo, com casa de festa, espaço e tudo de grande porte. Nem sempre dá para fazer uma grande celebração, com custos que podem chegar a mais de R$ 10 mil, mas dá para organizar algo legal de menor porte e igualmente bonito. O importante é fazer, pois a infância é apenas uma e festinhas são momentos para lembrar para a vida toda.
Tópicos
Fazendo lista e organizando orçamento
1 -Se você é mamãe de primeira viagem e já está pensando na primeira festa da criança, saiba de pronto que não é complicado aprender a como montar uma festa infantil. Como para tudo na vida, seu primeiro passo é organização.
É essencial organizar. Você precisa elaborar uma lista de itens os quais deseja para a sua festa, com tudo o que quer mesmo, e depois pense nos cortes. Anote tudo e se tiver dúvidas, visite nosso site e veja os principais tópicos que uma festa de criança deve ter ou revistas e outros sites do setor. As festas as quais você já esteve contam muito também.
2 – Sua segunda etapa e mais importante é: quanto você quer gastar? Coloque no topo da lista de itens o valor total disponível e começa ai a pesquisa. Ligue para possíveis fornecedores com indicações de amigos ou procure online para ter uma margem de preço para trabalho e veja quanto cada item custa em média. Trabalhando com valores você sabe melhor o que cortar ou não, o que fica e o que sai.
Quanto a orçamento, temos uma dica:
Comece a planejar antes e economizar o valor estipulado para gastar com a festa. Muitas casas de festas oferecem tudo para o evento, desde mesas até os comes e bebes e os pais podem ir pagando em parcelas. Organizando a festa antecipadamente dá para investir bem, pagar pouco e ter um lindo evento.
Como organizar uma festa infantil de 1 ano
Festa infantil de um ano é um pouco diferente da de adulto e debutante porque o foco é criança. Alguns pais nem convidam pais sem filhos, costume brasileiro comum até na classe média alta. Como o foco é agradar aos pequenos, não pode faltar:
- mesa do bolo
- painel decorado
- doces e salgados
- bebidas (costumeiramente não alcoólicas por ser festa infantil, mas pode ter)
- decoração do ambiente
Depois de definir orçamento e os itens a ter na festa, você precisa selecionar o tema. Para festa infantil de um ano é mais simples. Visitar uma loja de produtos para festa torna a tarefa mais fácil, pois você consegue trabalhar com o que está disponível e já sabe o que pode ou não levar para casa.
Por exemplo: se tiver tudo pronto da festa Disney Baby, a praticidade vai apontar para levar ao invés de ficar correndo contra o tempo. O tema é o norteador das compras de todos os itens decorativos e decoração do bolo, por isso ele precisa selecionar antes.
Selecionado o tema, vem o momento de começar a encomendar ou pensar em como fazer os comes e bebes. Se não for um pacote fechado com o buffet, pense em como irá fazer ou quem será seu fornecedor. Faça uma lista de doces e salgados e compare com os oferecidos pelo seu buffet e faça a lista. Esta encomenda deve acontecer ao menos 30 dias antes, com lembrete uma semana antes de sua data e um dia antes para garantir que tudo vai chegar. Nesta mesma lista de encomendas e com os mesmos lembretes ficam também o bolo.
O que for comprado por você deve começar o quanto antes possível. Ao menos 15 dias antes tudo deve ser comprado. Tudo o que for de decoração, de itens para a mesa, para decorar as mesas dos convidados, descartáveis e de uso no evento deve ser comprado o quão breve por possível. A lembrancinha e a sacolinha de doces não podem faltar e estão na sua lista de compras antecipada citada acima.
Terá atrações a sua festa? É muito comum ter porque a maior parte dos seus convidados deve ser menor de cinco anos. Você pode pensar em um animador de festa ou um espaço com brinquedos ou ainda alugar brinquedos para o lugar, como um pula pula e piscina de bolinhas. São atrações comuns para festas infantis.
Detalhe menos importante mas necessário é a roupa da criança. Vai vestir o aniversariante com o tema da festa ou não? Pense nisso para ter tempo de buscar nas lojas ou online fantasias ou produtos afins.
Como organizar uma festa infantil para 100 pessoas
Uma festa infantil para 100 pessoas é considerada de médio porte. Não é tão grande quanto você pensa, caso não tenha organizado uma festa grande. Faça as contas de quantas pessoas são parentes: ao menos 30. O restante é bem fácil de preencher como vizinhos, amigos e colegas de trabalho. Preencher as 100 vagas de uma festa de aniversário ou casamento nunca é difícil.
A organização de uma festa para 100 pessoas segue os mesmos moldes de uma para apenas 20. Você precisa de um espaço para comportar tanta gente, que quer ao menos uma área para vinte mesas de cinco cadeiras. Isso pede uma área com conforto de ao menos 50 metros quadrados, e não é qualquer casa de festa que oferece isso. Visite espaços ou analise se a área externa de sua casa comporta isso.
Doces e salgados – O tema também deve ser selecionado primeiro para nortear a escolha dos tons da festa e das compras. Como é para 100 pessoas, pense em uma quantidade de salgados de ao menos 1 mil e 1 mil doces, pensando em cada pessoa comendo 10 de cada tipo.
Em se tratando de refrigerantes, você precisa de ao menos três fardos (18 garrafas de dois litros) para servir a todos com conforto. Se tiver bebida alcoólica a quantidade deve ser menor, contando que muitos dos convidados não vão beber.
Como organizar uma festa infantil simples
Como diz no Brasil, a festinha pode ser “apenas para não passar em branco”, sendo uma festividade de menor porte. Nomeamos a festa infantil simples como algo em casa, com menor gastos, para no máximo 30 pessoas. Para pouca gente você nem precisa de mesas e cadeiras alugadas, pode apenas dispor melhor seus móveis e sofá e deixar os convidados a vontade e usar bancos e área externa da casa para os grupos se sentirem melhor.
Não é porque a festa é simples que não vai ter de tudo. Pense em um bolo bacana, bolas para decorar e sacolinhas e lembrancinhas. Atrações não podem faltar, como brincadeiras para as crianças, uma set list de música infantil, docinhos e salgados e alguns mimos para os adultos como sucos e algumas bebidas e eventualmente uma música mais animada. Até mesmo as crianças curtem músicas que não são sempre voltadas para elas.
Como organizar uma festa infantil gastando pouco
Se a grana é o problema, não é por isso que você não vai ter uma festa infantil, basta organizar melhor o orçamento. Elimine alguns itens como o painel de trás do bolo e crie você mesmo uma bandeirola com cartolina ou imprima imagens e cole com o tema. Bexigas podem ser usadas em todo o espaço, baratas e fáceis para decorar. Uma toalha de mesa colorida já é o suficiente para decorar a mesa. Aqui mesmo no site temos diversas categorias que ensinam através de tutoriais de convites, lembrancinhas, decorações, como fazer seu próprio bolo decorado e muito mais.
Como atrações para animar, faça com os pequenos competição de dança organizando você mesmo e compre brinquedos como brinde, já eliminando a necessidade de um animador. Pode recorrer brincadeiras baratas e fáceis, como quebra panela, cabo de guerra, competição de bambolê, dentre outras com baixo custo e premiando com lembrancinhas os participantes.
E para gastar menos nos artigos da festa? Alguns você pode fazer sozinha, como brigadeiros e docinhos simples e até comprados prontos. As sacolinhas de doces são bem em conta e com uma boa garimpada você encontra itens baratos para preencher e sua lembrancinha pode ser algo prático como um kit de pintura ou desenho, baixo preço e comprado até em papelarias.