Festa Infantil SAUDÁVEL: Como fazer e o que servir!
Não é apenas uma questão de estarmos em uma onda de dietas saudáveis para crianças, mas melhorar o cardápio da uma festa infantil para alimentos menos ricos em gordura, açúcar e carboidrato é também melhorar a alimentação das crianças. Nem toda festa necessita ser recheada de guloseimas apetitosas no olhar e no sabor mas repleta de itens nocivos ao organismo. Poder ser igualmente deliciosa e positiva em valor nutricional. Um festa infantil saudável é possível e vai agradar tanto a pais como aos pequenos.
Quando se chega em uma festinha de criança não há como resistir a tantos doces, não é mesmo? Contudo, a maior parte dos itens tão queridos nos anos 80 e 90 nos aniversários são na verdade uma bomba de itens não agradáveis ao organismo, em especial o infantil. O brigadeiro tradicional, por exemplo, tem em média 58 calorias, e sabemos o quanto crianças os amam e comem de cinco a seis desses em uma festa ou mais, não é mesmo? São mais de 300 calorias em apenas um único doce, tudo transformando em energia. Não é à toa tantas crianças correndo por horas e implorando para não ir embora. O brigadeiro branco pode ser ainda pior, contendo em média 77 calorias. E ainda vem o bolo, salgados e refrigerantes.
A proposta de uma festa infantil saudável é um cardápio simples, com alimentos do dia a dia mas incrementados visualmente. Criança come muito mais pelo visual que pelo sabor em si e isso já foi atestado em diversas pequisas.
Elas são atraídas por cores, tons e também sabor. E frutas e legumes são agradáveis, podendo até deixar as crianças mais calmas e proporcionar uma mudança na dieta. É muito comum após festas infantis pequenos passando mal por terem comido demais de doces e isso pode ser evitado com um cardápio melhorado, ajudando também a manter o peso em dia. A obesidade infantil é um dos maiores problemas hoje da Organização Mundial de Saúde, podendo ser tratada facilmente com uma reeducação alimentar simples.
Cardápio de festa infantil saudável
E o que servir? Temos algumas sugestões a seguir:
Sucos naturais – os sucos são saudáveis e hoje estão muito mais presentes na dieta infantil que nos anos 90. As frutas são saborosas e são uma alternativa comum aos refrigerantes, repletos de calorias. Também ajudam a hidratar, mas é importante ser um suco natural sem açúcar com o mínimo de adoçante possível. Escolha sucos conhecidos, o mais tradicional e presente na dieta infantil é o suco de laranja, mas muitas gostam de limão, maça e caju. Sirva copos coloridos e criativos e as crianças vão amar!
Salada de frutas – anda fazendo sucesso até nas festas de adultos e são uma ótima dica para servir para crianças. Com mel natural e potes divertidos elas vão amar, sem contar que alimenta muito bem como entrada. Claro, nada de frutas exóticas.
Espetinho para festa infantil – o visual é tudo para uma criança, por isso pratos criativos chamam a atenção. Por que não espetinhos com frutas conhecidas? Algumas festas servem com chocolate, o fondue, mas não é o ideal se estamos querendo cortar o doce, não é mesmo? Mas um ou outro tudo bem.
Mini pães integrais – corte o pão de trigo normal por mini pão integral ou biscoitos com sabores diversos. Pode ser o seu pão de sanduíche também ao invés do cachorro quente tradicional. A massa integral serve também como dica para outros salgados da festa como bolinhos de queijo e pastéis.
Gelatina saudável – modifique alguns ingredientes ou encontre online receitas legais de gelatina sem tantas calorias e doce, mas sempre colorida para atrair o olhar infantil. Usar suco na receita é uma boa dica também, conseguindo a consistência com gelatina incolor.
Doce de banana – não é trocar o brigadeiro, mas é um complemento legal e com diversas receitas disponíveis para ficar igualmente doce sem tanto açúcar, além de ser uma fruta conhecida pelo paladar das crianças. Pode ser feito de casca de banana também e até as mães vão querer a receita para levar para casa.
Torta de legumes – ao invés de um pastelão de frango ou algo pesado, pegue uma receita mais leve, esta seria a ideal e bem fácil de fazer. Seria o prato salgado da festa, o mais rico em detalhes e uma receita bem vegetariana também.
Sanduiche natural – faz parte dos lanchinhos para alimentar em alternativa ao cachorro quente. Uma dica legal é criar formatos diferentes de acordo com o tema da festa, como de animais, ursos, personagens de filme, dentre outras ideias bacanas. Use a imaginação e entre na onda do infantil!
Iogurte – a maior parte dos pais introduz desde cedo Danoninhos e outros iogurtes famosos na dieta porque são realmente nutritivos, e você pode aproveitar a onda e colocar em lindos potes em sua festa. Fica legal na mesa e as crianças vão curtir receitas com cores diferenciadas do rosa tradicional.
E então, gostou das sugestões? Deixe um comentário!