Esmalte Infantil – Principais Cuidados, Dicas & 5 Marcas Confiáveis!

Atualmente, muito se fala sobre o esmalte infantil, mas pouco se sabe sobre suas características, os cuidados, as recomendações, bem como as marcas mais confiáveis.

É de conhecimento geral que as crianças estão cada vez mais vaidosas, muito por conta do mercado da beleza crescente e com foco nos pequenos. Meninas e meninos buscam se produzir até mesmo antes de ir à escola, sempre pensando em ficar na moda e dentro dos padrões atuais.

No entanto, é preciso que os pais tomem certas precauções antes de comprar cosméticos para o uso em família. Isso porque não é qualquer um que pode ser usado por crianças.

Esmalte infantil
Os esmaltes infantis estão super em alta

A saber, o corpo das crianças apresentam diferentes do corpo dos adultos. Conforme vão crescendo ganham mais resistência, porém, antes dos 12 anos de idade é necessário priorizar os produtos mais naturais possíveis, livres de substâncias químicas nocivas ao organismo.

Por isso, por exemplo, que não é recomendado o tingimento dos cabelos das crianças com tintas convencionais, utilizadas por adultos. O ideal mesmo é manter os fios sem química até 12 anos, pois pode ser que haja intoxicação, alergia ou queda de cabelo.

Com as unhas não é nada diferente. Os pais e responsáveis devem ter o cuidado com os esmaltes que as crianças usarão para pintar as unhas.

O uso de esmalte infantil requer cuidados. Conheça!
O uso de esmalte infantil requer cuidados. Conheça!

Vamos falar mais sobre esmalte infantil neste post para que você fique por dentro e consiga orientar seus filhos, netos, sobrinhos e etc. Acompanhe!

Sobre o Esmalte Infantil

Há zilhões de dúvidas que cercam mães, pais e demais responsáveis de crianças a respeito do uso de esmaltes.

Selecionamos algumas delas referentes especificamente ao esmalte infantil, que está em voga atualmente, contudo, gera questionamentos pra lá de comuns.

Pode Usar?

Que existem esmaltes específicos para crianças muita gente já sabe. Mas será que eles realmente não são prejudiciais?

Bom, de acordo com os especialistas você pode seguir alguns parâmetros na hora de escolher o esmalte para sua filha ou filho usar.

  • Mesmo que o esmalte seja para criança deve ser usado a partir dos 3 anos de idade
  • Devem ser à base de água
  • Devem ser anti alergênicos
  • Sua retirada deve ser sem o uso de removedores, como a acetona
  • Têm tecnologia Peel-Off que é tipo uma cola – por isso saem sem acetona
  • Não possuem solventes
  • O cheiro costuma ser bem mais suave
  • Alguns possuem substâncias amargas para prevenir a ingestão por crianças. Afinal, se tiver aquele gostinho doce ou de fruta que nem muitos batons por aí… pode causar acidentes!

Então deve-se prestar atenção nessas particularidades antes de comprar. Você pode encontrá-los em farmácias, lojas de cosméticos, em catálogos ou pela internet. Mais à frente falaremos sobre as marcas principais e onde você pode achar para adquirir.

Esmaltes infantis tem determinadas características!
Esmaltes infantis tem determinadas características!

Existem Riscos?

A saber, os esmaltes comuns contém muitas substâncias que podem provocar alergias em qualquer pessoa. Nas crianças, então, esse risco dobra. Podemos citar por exemplo o tolueno, o formaldeído e a mica.

De acordo com estimativas recentes, cerca de 10% da população mundial adulta é alérgica a esmalte comum, que geralmente contém essas substâncias. Nesse caso, o esmalte hipoalergênico pode ser uma alternativa, mas não é uma certeza de que não afetará ainda a pessoa. É bacana sempre fazer testes antes de usar.

Como falamos, as crianças em particular sofrem muito mais com os riscos de alergias ao manter contato com a química do esmalte comum.

Os principais sintomas causados pelos esmaltes que não possuem as características que citamos acima são na pele. Por exemplo:

  1. Vermelhidão
  2. Coceira
  3. Descamação
  4. Inchaço

É mais comum que ocorram na face, principalmente nas pálpebras.

Vale lembrar que uma vez que a criança fica exposta a uma substância que lhe provoca alergia, ela sempre deverá evitar o contato com ela. Até mesmo na vida adulta.

A ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), órgão que regula o uso de cosméticos e medicamentos, entre outras substâncias, libera o uso dos esmaltes tradicionais, voltados para adultos a pessoas com mais de 12 anos.

Outro ponto importante: os esmaltes hipoalergênicos não significam que são indicados para as crianças. Eles somente não contêm as substâncias que comumente causam alergia, como as indicadas acima em nosso texto. Portanto, mesmo com esse rótulo os pequenos devem evitá-lo.

Os esmaltes tradicionais não podem ser usados por crianças até 12 anos
Os esmaltes tradicionais não podem ser usados por crianças até 12 anos

Quais Cuidados Tomar?

Como qualquer outro produto químico destinado a crianças, os pais devem se manter atentos antes, durante e depois do uso.

Como falamos anteriormente, antes mesmo de comprar é preciso pesquisar bem quais são as marcas que apresentam as características exigidas pela ANVISA. Devem ser realmente esmaltes infantis e não somente hipoalergênicos.

Além disso, mesmo que seja um esmalte infantil tem a faixa de idade indicativa: a partir de 3 anos.

É muito comum vermos até mesmo bebês utilizando esmaltes combinando com a mamãe, por exemplo, mas essa não é uma prática recomendada, uma vez que os bebês possuem o organismo imensamente mais sensível do que crianças mais velhas. Qualquer dúvida, consulte o pediatra.

Se a sua filha tem mais de 3 anos e está super animada para pintar as unhas compre um desses, mas acompanhe sempre a brincadeira! É muito importante que um adulto esteja presente na hora que a criança for usar o esmalte, mesmo que seja destinado para pessoas com a idade dela.

Afinal, todo cuidado é pouco quando se trata de crianças. Naturalmente elas são curiosas e pode ser que dê aqueles “5 minutos” e elas queiram experimentar o sabor do esmalte, rs.

Ou até vão coçar o olho e acabam passando o pincel do esmalte no local. Isso é muito possível! As mais pequenas, principalmente, não apresentam a coordenação motora totalmente estabelecida e firme. Por isso acidentes na hora de brincar com esmaltes podem ocorrer. Só que se você estiver por perto eles podem ser evitados 😉

Frisamos mais uma vez: não é por que é um produto destinado às crianças que são 100% livres de riscos. Então qualquer reação adversa que seu filho ou sua filha tiverem corra para o hospital mais próximo.

Esmaltes infantis podem ser usados, porém, qualquer reação adversa procure um médico
Esmaltes infantis podem ser usados, porém, qualquer reação adversa procure um médico

Dicas de Marcas Confiáveis

Para quem busca esmaltes infantis há determinadas marcas que são mais confiáveis, segundo quem entende do assunto.

Relacionamos abaixo aquelas que são comercializadas atualmente e que possuem as características exigidas pela Anvisa. Conheça e use com responsabilidade.

Boticário

A “O Boticário” é uma das marcas mais valorizadas no Brasil, sobretudo por apresentar cosméticos de alta qualidade, mas com um preço que não é tão alto.

Até pouco tempo atrás ela tinha esmaltes infantis em sua linha Petit Sophie. No entanto, atualmente o produto foi retirado do estoque. A marca então só continuou com os shampoos, condicionadores, colônias e acessórios.

Veja como eram os esmaltes infantis de O Boticário que saíram de linha:

esmalte infantil boticário

esmalte infantil boticário
Esmaltes infantis O Boticário que saíram de linha

Avon

A Avon é outra marca bem tradicional do Brasil, cujos produtos são vendidos por consultoras através, principalmente, de catálogos.

A saber, a Avon possui inúmeros produtos destinados para as crianças (veja aqui na Avon Store). Só que no momento, o único esmalte comercializado pela marca é o da Barbie pink, que é apropriado para aqueles que têm mais de 13 anos.

Esmalte Avon para meninas a partir de 13 anos
Esmalte Avon para meninas a partir de 13 anos

Piggy Paint

A coleção de esmaltes para crianças Piggy Paint é uma das mais conhecidas atualmente. Todos os esmaltes da linha são destinados aos pequenos e são formulados com ingredientes naturais, livre de elementos tóxicos.

De acordo com o fabricante, o “Piggy-Paint é tão natural como a lama!”. Afinal, é uma porquinha que ilustra as embalagens.

Veja exemplares desses esmaltes para crianças:

Esmalte infantil Piggy Paint
Esmalte infantil Piggy Paint
Esmalte infantil Piggy Paint
Esmalte infantil Piggy Paint
Esmalte infantil Piggy Paint
Esmaltes infantis e removedor da marca Piggy Paint

Disney

Os esmaltes da Disney também são bastante famosos. Mas do mesmo modo, são muito falsificados. Por isso é preciso tomar cuidado na hora de comprar a marca certa. Os importados são as melhores opções, mas também há alguns licenciados vendidos aqui no Brasil em farmácias ou em sites.

Esmaltes infantis da Disney
Esmaltes infantis da Disney

Bo-Po

A Bo-Po é uma das marcas de esmalte infantil mais indicadas pelos especialistas. Ela apresenta cores bem divertidas, que são muito atrativas para as crianças e pode render ótimas brincadeiras.

Você encontra esses esmaltes em embalagens com três ou com a unidade.

Confira como eles são:

Esmaltes infantis da Bo-Po
Esmaltes infantis da Bo-Po

Esmaltes infantis da Bo-Po

Impala

A Impala, apesar de ser uma marca muito conhecida e muito procurada quando o assunto é esmalte infantil, não possui mais a linha específica para crianças.

Essa linha de esmaltes chamava-se Impala Kids e seguia todos os procedimentos exigidos pela Anvisa. No entanto, por algum motivo não revelado, talvez pela falta de saída, foi finalizada pela marca.

Veja como esses esmaltes da Impala eram:

Esmaltes infantis da Impala
Esmaltes infantis da Impala
Esmaltes infantis da Impala
Esmaltes infantis da Impala
Esmaltes infantis da Impala
Esmaltes infantis da Impala

Esmaltes infantis da Impala

Dica extra:

Uma alternativa para os pais que não querem prejudicar a brincadeira das crianças, mas não querem comprar esmaltes industrializados, é apostar na misturinha caseira, super fácil de fazer.

Como geralmente esses esmaltes infantis contém a consistência de cola, você pode fabricar o seu próprio, da cor que quiser utilizando:

  • Um pouco de cola
  • Tinta escolar infantil (guache) e/ou tinta com glitter

De acordo com a quantidade de tinta que você colocar ficará mais ou menos forte.


Entendeu tudo sobre esmalte infantil? Esperamos ter esclarecido as principais dúvidas a respeito desse cosmético! Mas caso ainda tenha alguma deixe para a gente nos comentários.

Aproveite também para ler outro artigo interessante:

Maquiagem Infantil – Pode Usar? Quais os Riscos & Dicas de Marcas!

Continue acompanhando nossos posts sobre o universo infantil e da maternidade. Até uma próxima 🙂

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.