Cerimonial de 15 anos: tradicional, moderno e evangélico!
Sua festa de 15 anos está chegando? Com certeza são tanto detalhes para pensar que você já se sente perdida, ainda mais se por uma questão econômica optou por não contratar uma cerimonialista. E para dar uma ajudinha na organização da festa, a dica de hoje é para o cerimonial de 15 anos.
Não faz ideia do que estamos falando? Então, vamos com calma! Toda festa de 15 anos segue um cronograma/ roteiro, e isso é o que define cada momento. Assim, você sabe se dança a valsa antes ou depois do bolo, entre tantos outros momentos que acontecem durante a comemoração.
Modelos de cerimonial de 15 anos – Roteiros:
Debutante tradicional
Se você vai seguir o estilo de uma festa tradicional, esse tipo de cerimônia deixa em evidência a aniversariante. Então prepare-se, pois você tem um roteiro todo seu para o dia da festa.
Início:
- A recepção dos convidados é feita pelos pais, e se você tiver irmãos eles também devem estar na porta recebendo os amigos e familiares da debutante.
- O recebimento dos presentes deve ser feito por alguém que fique logo após a família, e assim cada pacotinho deve ser etiquetado com o nome de quem deu para que a aniversariante saiba de quem ganhou cada mimo.
- Após a entrada dos convidados, deve ter um livro* para que eles possam registrar uma mensagem e felicitações a aniversariante.
*O livro não é uma regra e pode ser substituído por uma painel com foto da aniversariante ou outra maneira de registrar as mensagens.
Desenvolvimento:
- O coquetel de entrada deve começar a ser servido enquanto a aniversariante está se arrumando em outro espaço para entrar posteriormente na festa;
- Enquanto os convidados se deliciam com uma entradinha, a música de fundo ainda deve ser mais calma, e pode ser previamente selecionada pela debutante.
- Após a entradinha ser servida, alguém (ideal é definir um mestre de cerimônias) deve anunciar o início do cerimonial tradicional.
1) Uma cadeira deve estar posiciona no centro do ambiente, e a mãe deve ser levada e posicionada ao lado direito da cadeira;
2) Os casais que dançarão a valsa com a debutante devem entrar. Os rapazes devem dar o braço esquerdo para a garota, enquanto elas carregam uma flor. Os casais devem ser posicionados ao lado da cadeira da aniversariante – os rapazes ao lado esquerdo, e as garotas seguem ao lado da mãe – ou formarem um túnel por onde passará a aniversariante.
3) Com uma música especial, é o momento de entrada da debutante*, que deve vir com o pai e sentar-se na cadeira. Neste momento, a aniversariante deve estar com um vestido de debutante longo e rodado e com sapatos sem salto.
4) Com a aniversariante sentada, é feita a entrega da joia pelo pai ou avô. A joia simboliza a delicadeza e vaidade feminina, e pode ser um anel de 15 anos, ou uma joia familiar.
5) Após a entrega da joia, é feita a troca do calçado, que simboliza a transformação da menina em mulher. O novo sapato de 15 anos deve ser de salto e colocado pelo pai ou príncipe.
6) Com antecedência a debutante deve ter escolhido uma boneca que fez parte de sua infância, e neste momento escolhe uma menininha da festa para entregar o presente.
7) Os casais que entraram com flores devem ir entregando as flores a aniversariante até formam um buquê.
8) Os pais falam brevemente sobre a vida da filha, enquanto isso pode ir passando fotos da infância da menina em um telão.
9) Após a homenagem, a mãe recolhe as flores que estão com a garota, e o pai a conduz para a garota para a valsa, que inicialmente é feita só pai e filha, enquanto os casais devem esperar.
10) Após dançar a valsa com o pai, pode-se dançar com os avôs, irmão e príncipe. E os casais, entram na última valsa.
11) Depois da valsa, a aniversariante entrega uma lembrancinha a cada casal que escolheu.
Desenrolar da festa:
- Passado todo o cerimonial, é hora da aniversariante trocar o vestido por um modelo mais leve e curto.
- As fotos da aniversariante com os convidados podem ser feitas antes do jantar.
- O jantar deve ser servido.
- Após um tempo de ter servido o jantar, é o momento do bolo e parabéns.
- Agora é só liberar a pista de dança e deixar que os convidados se divirtam sem horário pra mais nada.
*Se você quer realmente seguir tradições, o horário mais usual para a entrada da aniversariante é a meia noite; mas considerando que na festa tem familiares e idosos, não é necessário seguir esse horário e você pode adiantar o cerimonial.
Debutante moderna
Início:
- A aniversariante recebe os convidados na porta e já pode ir tirando fotos;
- Assim como no modo tradicional, pode haver na entrada um responsável pelo recebimento dos presentes e um livro de assinaturas.
Desenvolvimento
- O coquetel e o jantar são servidos aos convidados.
- Ao invés de todas as tradições, aqui a aniversariante pode fazer um texto moderninho para ler e logo em seguida corta-se o bolo.
- A garota abre a pista de dança com uma valsa maluca.
Desenrolar da festa:
- Com a pista de dança aberta para os convidados, é só se divertir.
- Como a festa moderna promete ser longa, vale servir um lanchinho* da madrugada para os convidados terem energia para dançarem mais.
*Como opções de lanchinho, pode ser servida uma massa com molho, ou opções como mini-hambúrgueres.
Evangélico
Início:
Na festa de 15 anos evangélica, a recepção é feita exatamente como o cerimonial de 15 anos tradicional (primeiro tópico).
Desenvolvimento:
- É servida a entrada aos convidados;
- Em seguida, o mestre de cerimônias abre o cerimonial de 15 anos anunciando o momento solene.
- Neste momento, entram a mãe, os casais e a aniversariante com o pai (segue-se o passos 1,2 e 3 do modo de cerimonial de debutante tradicional).
- A partir de agora é aberto o rito religioso, que pode ser ministrado por um líder religioso;
- A abertura desse momento pode ser feita com uma oração;
- Em seguida lê-se um salmo ou passagem bíblica, ou é feita uma cerimônia que deve ser estabelecida pelo pastor ou orientador religioso;
- Após a oração ser finalizada, as flores são entregues pela aniversariante;
- E os pais juntos entregam uma Bíblia de presente à filha;
- Os pais fazem leem algo para a debutante.
- Em seguida o pai retira a garota para a valsa, e os casais entram apenas na última valsa.
Desenrolar da festa:
- Após o cerimonial de 15 anos, corta-se o bolo.
- Depois dos convidados se servirem de bolo e docinhos é hora de abrir a pista de dança que pode ser apenas com músicas evangélicas.
Agora que você já sabe tudo sobre o cerimonial de 15 anos é hora de escolher qual o estilo de festa vai seguir e adotar o roteiro para deixar a comemoração organizada.