QUARTO DE BEBÊ PROVENÇAL: Fotos e Como Decorar!
Antes de entrar em detalhes de como decorar um quarto de bebê provençal e até mesmo para entender as peças utilizadas, é importante conhecer este estilo que vem ganhando status no mundo da decoração. Você já deve ter ido a algum evento ou até mesmo entrado em uma sala com decoração provençal, certo? É um estilo com ares delicados e que transmite aconchego, tendo por principal característica os móveis com uma pegada antiga.
Bem, o estilo provençal teve origem em Provença no sul da França (o nome é bem óbvio não é mesmo?), uma região conhecida por seus belíssimos campos de lavandas e vilarejos entre as montanhas e, sobretudo pelo estilo de vida levado pelos seus habitantes, o tradicional do campo. O estilo provençal surgiu diante de uma necessidade que os camponeses daquela região – que viviam longe da corte francesa – sentiam em se igualar aos membros da nobreza, tal como acontece hoje em dia, em que as pessoas menos abastadas procuram uma maior inclusão na sociedade ao reproduzir os costumes dos mais ricos (roupas, decoração, etc)
. O objetivo desses camponeses era possuir em suas casas itens de decoração que transparecessem um status mais elevado e, naquela época, a moda era rococó, com itens decorativos ricos em detalhes. Sendo assim, os artesões de Provença começaram a confeccionar móveis com muitos entalhes e com peças douradas.
Os artesões, muito espertos, buscaram uma forma mais fácil e acessível de manter o luxo da decoração francesa: passaram a substituir itens até então feitos de ferro por madeira entalhada. Contudo, a matéria prima era tosca e para disfarçar as imperfeições da madeira, eles criaram o tal do gesso cré, uma cobertura clara de gesso e cola que dava o acabamento aos móveis. E foi essa mistura que deixou tudo mais estiloso (ao menos sob o ponto de vista atual), pois ao longo dos anos, a pintura se desgastava, deixando a madeira com cara de envelhecida. Na época isso era um problema para o povo campestre de Provença, mas o charme disso foi sendo reconhecido com o tempo e esses móveis se tornaram peças elegantes e requisitadas.
É claro que hoje, pelo fato de o estilo estar em alta, pode acabar saindo caro comprar móveis assim. Além, é claro, do fato de serem móveis de madeira entalhados, que hoje possuem muito valor. Contudo, o legal é que podemos ser espertos como os artesões da época e renovarmos mobília antiga, garantindo um visual totalmente diferente e belo para o quartinho do bebê ou qualquer outro espaço.
A decoração de um quarto de bebê deve ter como base os desejos, os anseios e a personalidade dos papais (já que nessa idade os pequenos ainda não formaram a sua) e deve também proporcionar à criança conforto e tranquilidade. Quando tudo isso é compreendido fica mais fácil escolher e arrumar cada detalhe do cantinho do bebê de acordo com a ideia principal.
Os pais podem optar pelo estilo provençal clássico, com móveis de ferro e formatos florais; pelo estilo rústico, com móveis em madeira; ou então seguir uma linha mais ousada e atual, com móveis laqueados em cores vibrantes, como roxo, amarelo e turquesa.
Devido ao uso de tons claros e pastéis e estampas delicadas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o estilo provençal corre mais para o lado rústico do que para o lado romântico. A primeira vista, pode até parecer, mas ele não é necessariamente uma decoração feminina. Para um quarto de menino, você pode apostar em estampas listradas em tons azuis, cinzas, amarelos ou mais terrosos.
Lembrando que apesar de o estilo provençal remeter a ares campestres, você não precisa ficar restrito a isso, podendo dar asas a criatividade e misturar vários estilos, criando um ambiente diversificado – proposta essa que está super em alta. Assim, é perfeitamente possível misturar uma peça mais rústica com algo moderno ou mais romântico e ter um ambiente fantástico.
Modernizando o estilo, você pode adotar apenas os tons e dispor alguns objetos, como o lustre, que lembram a nobreza francesa.
Já para o quarto das meninas você tem uma variedade de tons e estampas, o importante é combinar com cuidado para deixá-los em harmonia. Você não precisa escolher uma única cor para fazer par com o branco, por exemplo. Escolha ao menos dois tons para criar um espaço mais rico e atual. Se você gosta de um decor mais neutro e suave, aposte nos tons pasteis. O uso de cores singelas dá uma maior liberdade na hora de enfeitar o quarto de bebê provençal, pois ao deixar de lado as cores vibrantes, a mistura de estampas diferentes e até a combinação de vários tons pasteis não pesa o ambiente e deixa o espaço aconchegante. Além disso, cores fortes podem deixar o bebê mais agitado, enquanto que cores suaves propiciam o relaxamento.
A carência de móveis pode ser suprida com papeis de parede que relembrem os lindos campos de lavanda de Provença. E, para um toque mais romântico, que tal um papel de parede provençal florido?
Móveis para Quarto de Bebê Provençal
Uma ideia bacana quanto ao estilo provençal é que ele ajuda os pais a economizarem, já que, invés de comprar móveis novos, ele permite o uso de um mobiliário com características mais antigas, que inclusive pode ser personalizado pelos próprios papais.
Além disso, alguns objetos podem ser inclusos em meio à decoração para destacar ainda mais o estilo. Confira algumas dicas de móveis para quarto de bebê provençal:
O berço provençal de madeira é o astro e ganha detalhes em dourados típicos da época. Sofisticado!
Já o berço provençal de ferro é clássico e com ares antigos. Este tipo de berço pode ganhar laços decorativos para deixá-lo mais feminino e delicado.
Cômodas de madeira são os itens mais comuns encontrados para compor a decoração de um quarto de bebê provençal, pois ainda são muito usadas (independentemente do estouro dessa moda). Uma boa restauração e uma camada de tinta que combine com a paleta de cores do dormitório faz toda a diferença no decor.
As cômodas possuem tamanhos variados e podem muitas vezes substituir armários roupeiros, já que as roupinhas do bebê são pequenas e fáceis de acomodar em gavetas.
Geralmente a estética dos quartos de bebê já explora os tons neutros e pastéis comuns no estilo provençal, isto facilita na decisão dos papais de que paleta de cores escolher. Se o dormitório estiver muito branco e frio, você pode optar por usar cores no mobiliário, criando contraste e dando vida ao espaço.
Armários abertos são itens que podem agregar muito na decoração se você souber enfeitá-los. Dá para usar cestas com itens úteis para o baby, toalhinhas, potes de algodão, etc.
A poltrona de amamentação provençal faz harmonia com o berço. Ela pode ser toda revestida em tons neutros ou com estampas floridas.
As poltronas listradas são uma opção unissex para embelezar o cômodo.
Enfeites para Quarto de Bebê Provençal
É preciso caprichar nos detalhes para criar um ambiente que transmita classe, aconchego e fofura. Vamos a algumas lindas sugestões:
Além dos móveis, o lustre provençal é a peça que mais caracteriza o estilo, misturando o ar campestre com o lado nobre francês.
Você pode optar por cores mais vivas nos enfeites e contrastar com os tons neutros dos móveis e paredes, mas, caso faça isso, sugerimos que escolha um único móvel ou uma única parede como ponto focal. Assim o ambiente fica leve e sem exageros, sem prejudicar a sensação de paz tão desejada para um quarto infantil.
Aliás, espelho provençal e molduras é outra coisa que não pode faltar num quartinho assim. E se você pensa que são todos caros, está enganada. Você pode encontrar molduras de resina baratinhas, até mesmo na 25 de Março. Normalmente elas são brancas e possuem vários formatos (até mesmo de cadeira Luiz XV, uma graça!).
O dossel em tom neutro é um grande diferencial no berço. Dando um toque simples, mas com grande efeito, ele traz elegância e delicadeza à decoração.
Você pode finalizar acrescentando bichinhos de pelúcia ou bonecas de porcelana no ambiente.
Dica: Está em alta escolher um tema para o quarto, principalmente de algum bichinho inusitado e assim usá-lo por todo o espaço, como, por ex, corujinhas que se fazem presentes em quadrinhos, porta-retratos, pelúcias, adesivos e até no móbile. Mesmo não sendo itens provençais, combinam muito bem com essa temática.
Um quarto de bebê provençal enche os olhos de qualquer pessoa. Se você gosta do estilo, mas não sabe onde encaixá-lo em seu lar, essa é uma oportunidade única, pois a decoração provençal e os bebês foram feitos um para o outro! Contudo, é importante ressaltar que, acima da beleza do ambiente, o conforto e tranquilidade do neném devem ser priorizados. Assim, os tecidos, os materiais dos móveis ou até mesmo o tipo de tinta utilizada na customização dos mesmos, devem ser, preferencialmente, hipoalergênicos.