Cueiro para Bebê – O que é, Modelos & Como Usar Corretamente!
O cueiro é um item do enxoval do bebê muuuuuito antigo e ainda hoje é utilizado, embora muitas mamães optem por não usar. Parece o tipo de coisa da época da vovó, mas a verdade é que ainda é muito útil.
Se você está montando o enxoval do seu baby, mas ainda não sabe se o cueiro é realmente um item importante, vamos tirar todas as suas dúvidas. Nesse post você vai conferir quais são os modelos mais utilizados, quais os riscos, os benefícios e a forma de utilizar para o conforto do bebê.
Tópicos
Sobre o Cueiro para Bebê
O cueiro para bebê geralmente tem uma estampa bem fofinha. Muitas mamães até tem esse item no enxoval, mas não sabem qual a sua real finalidade. Muitas usam como fraldinha para limpar o bebê, mas a finalidade verdadeira não é essa.
O que é? Para que Serve?
O cueiro é uma mantinha pequena, geralmente em um tecido um pouquinho mais grosso que uma fralda.
Os papais de primeira viagem sabem o quanto é difícil acalmar um bebé, principalmente um recém nascido. Você troca a fralda, está sequinho, já deu banho, já amamentou e o baby continua chorando.
Tudo é novidade para o bebê e o que muitos chamam de manha também é a falta do aconchego que ele tinha dentro do útero materno. Imagina, você vive em um ambiente por nove meses e depois é exposto há um mundo de novidades.
Aí é que entra o cueiro. Com essa mantinha você pode enrolar o bebê como se fosse um charutinho, representando o ambiente do útero. A criança se sente mais confortável e segura, como se sentia dentro da barriga da mãe.
O cueiro é ótimo para ajudar a acalmar a criança quando você já tentou de tudo. Vamos combinar que é um descanso para os pais, principalmente porque a gente fica em desespero imaginando o que pode estar acontecendo.
Vale lembrar que o cueiro não é só vantagens. É necessário ter alguns cuidados especiais para não machucar o bebê, como vamos explicar no decorrer desse post.
Quanto Custa? #preço
O preço desse item varia muito de acordo com a marca e o tipo de material. Pode ser de tecido, flanelado, atoalhado, fralda ou uma mantinha para os dias mais frios.
Um cueiro flanelado com estampa de chevron na Riachuelo, por exemplo, custa na faixa de R$40. Com outros tecidos mais simples um conjunto com 3 peças pode custar menos de R$25, tudo depende do modelo.
Existem Riscos?
Sim, o uso de cueiro apresenta muitos riscos que devem ser levados em consideração para fazer a utilização da maneira correta. A primeira coisa é ter em mente que esse item acalma o bebê, mas você não deve deixar ele enroladinho por horas.
É algo bem momentâneo mesmo. Você pode usar para dar banho para que ele se sinta mais seguro e na hora do choro para acalmar. Não é aconselhado deixar a criança dormir com o cueiro.
A partir dos quatro meses o bebê aprende a virar no berço. Com o cueiro ele pode virar de lado ou de barriga para baixo, mas não vai conseguir voltar para a posição inicial devido a pressão do tecido. Com isso o risco de morte aumenta, a criança pode sufocar e está praticamente imobilizada, sem chance alguma de reação. Por isso os pediatras não recomendam o uso desse item a partir dos 4 meses de vida.
Também é preciso ter atenção com o superaquecimento. Muitos mamães de primeira viagem acham que o bebê sente mais frio que uma pessoa adulta, o que não é verdade. Claro que a criança tem menos resistência, não deve ser exposta ao vento e merece tantos cuidados quanto um adulto. Ao usar o cueiro em dias muitos quentes, deixe o bebê apenas com a fralda e opte por tecidos mais leves e não flanelado.
Como Usar de Modo Seguro?
O jeito mais seguro de usar é realmente na hora de acalmar o bebê e com a supervisão de um adulto. O cueiro afeta a postura e desenvolvimento da criança, por isso não é recomendado colocar para dormir com ele.
Se observarmos, o bebê fica sempre com as perninhas abertas, como se fosse um sapinho. Ao enrolar no tecido, as perninhas ficam esticadas e juntas, não sendo sua posição natural, até mesmo pelo volume da fralda. O uso prolongado pode fazer com que as pernas cresçam em posição incorreta e até levar ao deslocamento do quadril.
Não usar a partir do quarto mês de vida e evitar usar para o bebê dormir por longas horas. Independente de usar cueiro ou não, sempre colocar o bebê para dormir de barriga para cima, evitando o risco de sufocamento.
Fotos e Modelos de Cueiro
Os modelos de cueiro são tão fofinhos que dá até vontade de levar todos para a casa. Na verdade, tudo de bebê é fofo e é nessa hora que as mamães exageram nas quantidades e acabam comprando um caminhão de coisas que nem vão usar.
É bacana que esse item seja na mesma cor que as fraldinhas de boca, por exemplo. Pode ter o mesmo tipo de estampa ou bordado.
Além da variedade de estampas, também temos algumas opções diferentes de tecidos, como o de fralda, flanelado e atoalhado.
Para as mamães que estão montando o enxoval do pequeno e estão em busca de dicas, preparamos um post especial com ideias incríveis para você arrasar na montagem do enxoval do pequeno!
Flanelado
A mantinha flanelada é ótima para os dias mais frios do ano. Com ela o bebê fica bem quentinho e a sensação é de aconchego.
É importante escolher uma manta que seja de tecido antialérgico, evitando possíveis reações na pele e na respiração do baby. Com nossos pequenos, todo cuidado é pouco, né?
Bordado
O bordado dá um toque todo especial e deixa a peça mais rica. Você pode mandar bordar com o mesmo tema da decoração do quartinho da criança ou mesmo fazer um bordado personalizado com o nome.
Em lojas de itens para bebês você encontra cueiros bordados com os temas mais procurados pelos papais.
É importante que o bordado seja feito apenas com linha e apliques de tecidos. Não é recomendado usar pérolas e outros tipos de pedrarias, pois elas podem soltar com o tempo, principalmente depois das lavagens. São peças pequenas que o bebê pode engolir facilmente e acabar engasgando.
Com Velcro
O cueiro para bebê com velcro tráz uma praticidade maior. No tempo da vovó a mantinha era presa com o auxílio de alfinetes, mas agora ficou muito mais fácil e seguro para a criança.
Geralmente, a mantinha com velcro vem com várias opções de dobragens para que você possa ajustar o tamanho. Depois também é bem simples de tirar. Confira algumas inspirações super fofas:
Personalizado
As peças personalizadas são uma gracinha e o sonho de consumos de papais e mamães. Nessas peças você escolhe o tema e coloca o nome da criança. É o tipo de coisa que as mães gostam de guardar como lembrança mesmo depois que a criança já cresceu e tem os seus próprios bebês.
Podemos dizer que os itens personalizados são os mais valorizados. Você pode encomendar com uma artesã da sua cidade, ter uma peça exclusiva e ainda estimular o crescimento do comércio local.
Gostou das nossas inspirações de cueiro para bebê? Tem alguma dúvida sobre como usar? Deixe o seu comentário.