Calmante para Bebê – 5 Maneiras Seguras de Acalmar seu Bebê!
Os responsáveis por bebês sabem que a fase inicial pode ser um tanto desafiadora e os bebês agitados e que tem dificuldade em pegar no sono podem desafiar ainda mais, mas há soluções e dicas de calmante para bebê que podem ajudar.
Ao contrário do que se pensa quando o assunto é calmante para bebê, a recomendação não é se apegar a remédios estimulantes de sono, mas sim soluções práticas que podem transformar o dia a dia com as crianças mais novas.
Assim, reunimos dicas e soluções que podem ajudar no dia a dia para acalmar os bebês e manter a situação mais tranquila!
Tópicos
Dicas de Calmante para Bebê
Chá Calmante
A busca por chás para bebê também costuma ser uma opção para acalmar as crianças e nesse caso deve ser usado com cautela.
As opções mais frequentes de chás para relaxar a criança são chás de erva doce, camomila e melissa.
Para quem pretende usar chás para deixar o bebê mais tranquilo, a recomendação é de evitar chás adoçados e não usar essas bebidas até os 6 meses do bebê, uma vez que a orientação da Organização Mundial da Saúde é de não oferecer nenhum outro alimento à criança até os 6 meses, período em que o aleitamento materno deve ser exclusivo.
Para o uso de chás relaxantes com as crianças, a recomendação é de conversar com um médico e seguir as orientações do profissional.
Música Calmante
As músicas também podem funcionar como calmantes naturais para as crianças, ajudando a criar uma sensação relaxante.
Nesse caso, é necessário escolher uma playlist mais calma, e as opções como sons da natureza, músicas clássicas e instrumentais são ótimas opções para deixar o ambiente mais calmo.
A ideia de criar esse ambiente como música relaxante é uma ótima proposta de ir acalmando o bebê com um som mais baixo e tranquilo.
Sons Calmantes
Os sons calmantes também são uma ótima maneira de criar a proposta relaxante!
Entre as opções de sons calmantes para bebês, os ruídos brancos são ótimas opções, sendo caracterizados por sons contínuos e que lembram o barulho do útero. Por isso, é comum que a criança se acalme com barulhos como de ventilador, máquina de lavar e até mesmo secador de cabelo.
Para criar esse ambiente relaxante com os sons, é possível usar caixinhas de som ao lado do berço do bebê criando os ruídos brancos, que ajudam na proposta calmante para um sono mais tranquilo.
Banho Calmante
Para acalmar os bebês mais agitados, o banho morno pode ser uma ótima estratégia para relaxar a criança e deixar o bebê mais tranquilo.
Para esse momento relaxante, garanta que a temperatura da água seja morna e agradável!
Usar um chuveirinho para deixar a água cair sobre as costas e ombros do bebê pode aumentar essa sensação relaxante na criança.
Para criar um ambiente mais calmo, uma das possibilidades é manter a luz do ambiente um pouco mais suave, criando uma proposta ainda mais relaxante.
Massagem Relaxante
Uma das maneiras de acalmar o bebê é criar uma rotina de massagem, que pode ser feita após o banho e com a aplicação de um óleo ou hidratante corporal específico para bebês.
Durante a massagem, movimente as mãos suavemente pelas dobrinhas do bebê, região do peito, barriga, braços, pernas, pés e costas.
Crie essa conexão com a criança, ajudando-a a relaxar e conversando com o bebê de forma tranquila e mais suave, colaborando para um ambiente mais relaxante.
Agora que você já viu as dicas para manter o bebê mais calminho, é hora de colocar em prática soluções funcionais que ajudam a criar um ambiente mais tranquilo para a criança, e usar medicamentos apenas com a orientação médica.