Chá de Erva Doce para Bebê – Como Fazer? 5 Benefícios da Erva!

É da cultura popular algumas receitinhas clássicas de avós para bebês, e uma dessas receitas e dicas é o chá de erva doce para bebê, mas será que esse chá realmente é benéfico e não traz riscos?

Se você quer saber se acrescentar chá de erva doce na alimentação do bebê traz algum risco ou benefício, no post respondemos a essas dúvidas e ainda damos dicas especiais!

cha de erva doce para bebe

Sobre o Chá de Erva Doce

Quais seus Benefícios?

O chá de erva doce para bebê não faz parte apenas de uma cultura popular e sem benefícios, pelo contrário, essa bebida pode sim trazer benefícios à criança. Entre os benefícios mais frequentes que esse tipo de chá pode trazer ao bebê estão:

  • Alívio de cólicas;
  • Alívio do desconforto causado pelo acúmulo de gases;
  • Ajuda na digestão;
  • Auxilia no relaxamento;
  • Pode conduzir do sono.
beneficios do cha de erva doce para bebe
Esse chá traz benefícios ao bebê

Bebês Podem Tomar?

A orientação da Organização Mundial da Saúde é manter o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, sendo assim, não é indicado oferecer nenhum outro alimento à criança nesse período.

O leite materno é um alimento completo, trazendo hidratação, nutrição e saciedade ao bebê, por isso, dispensa a necessidade de qualquer outro alimento ou bebida, exceto em casos com orientação médica.

Sendo assim, o chá de erva doce para bebê não deve ser oferecido no primeiro semestre de vida, que deve ser mantido apenas com aleitamento materno.

Só após esse período em que é iniciada a introdução alimentar é que o bebê está liberado para aproveitar os benefícios do chá, mas antes de introduzir essa bebida na alimentação é ideal conversar com o médico que acompanha a criança.

dicas sobre alimentacao de bebe com cha
A bebida não deve ser oferecida antes dos 6 meses de idade

Qual a Quantidade Ideal?

Como é uma fase de muitas descobertas e até mesmo dúvidas, o ideal é que a introdução do chá para bebê seja feita como a orientação de um médico, seguindo também a quantidade indicada por esse profissional.

Em geral, uma quantidade média para dar ao bebê é de 50 ml, mas lembrando que o chá não deve substituir água, leite ou outros alimentos da introdução alimentar.

O excesso de chá também não é indicado aos bebês, uma vez que pode deixar a criança sonolenta.

quantidade de cha para bebe
O ideal é oferecer no máximo 50 ml da bebida para a criança

Quais Cuidados Necessários?

Entre os cuidados que devem ser tomados ao oferecer chá de erva doce para bebê está o fato de que a bebida deve ser sempre mais diluída, em pequenas doses e em temperatura ambiente, evitando que o calor da bebida queime a língua ou o céu da boca do bebê.

Outra orientação e cuidado é em relação a não adoçar a bebida, uma vez que o uso de açúcares ou adoçantes naturais, com o mel, não é indicado para bebês.

cuidados ao dar cha de camomila para bebe
A bebida deve ser oferecida em temperatura ambiente e sem estar adoçada

dicas e cuidados para dar cha para bebe

Faz Mal? Existem Riscos?

Ao optar por incluir chá na alimentação de bebês maiores de 6 meses, é preciso tomar alguns cuidados para evitar riscos. Entre os cuidados essenciais estão:

  • Temperatura: Um dos riscos que a bebida pode causar é a possibilidade de queimar a língua ou o céu da boca do bebê, por isso, é ideal que a bebida é só seja oferecida ao bebê quando já estiver em temperatura ambiente.
  • Uso de açúcares / adoçantes: O ideal é evitar o uso de açúcares ou adoçantes naturais, como o mel, até o primeiro ano de vida do bebê, evitando adoçar o chá, que até essa idade pode ser oferecido sem ser adoçado.

riscos e cuidados ao dar cha de erva doce para bebe

  • Engasgamento: Assim como qualquer outra bebida, o chá também pode causar engasgamento, por isso, é ideal oferecer a bebida em uma mamadeira ou copo próprio para bebê e com a supervisão de um adulto.
  • Reações alérgicas: A introdução de um novo alimento pode causar alergia em bebê, sendo assim, é ideal oferecer o chá de erva doce e acompanhar por alguns dias para verificar se o bebê não apresenta nenhuma reação alérgica a essa erva.

Como Fazer Chá de Erva Doce para Bebê: Passo a Passo

Se você quer aprender a fazer chá de erva doce para bebê, trouxemos uma receita que mistura erva doce e camomila, o que ajuda a combater dores intestinais, como cólicas em bebê, e ainda acalma e relaxa a criança.

Ingredientes:

  • 50 ml de água
  • 1 colher (chá) de erva doce
  • 1 colher (chá) de camomila
como fazer cha para bebe
A bebida para bebê deve ser mais diluída

Modo de preparo:

  • Esquente a água, e com o fogo já desligado adicione as ervas;
  • Tampe o recipiente e deixe as ervas descansarem na água quente de 5 a 10 minutos;
  • Coe o chá para remover as ervas e deixe ficar em temperatura ambiente para dar ao bebê.

 

Agora que você já viu que o chá não substitui o aleitamento materno e nem é indicado antes dos 6 meses de vida, não deixe de consultar um médico antes de adotar o chá como um remédio caseiro para o baby, afinal só o médico pode avaliar a eficácia dessa bebida para cada caso.


buy levitra buy levitra online