Como Esterilizar Mamadeira / Chupeta – 3 Métodos Corretos e Eficientes!

Um dos assuntos que mais interessam às mães de bebês, sejam de primeira viagem ou não, é sobre como esterilizar mamadeira.

Afinal, apesar da amamentação com leite materno em livre demanda ser recomendada pelo Ministério da Saúde e pela ONU, nós sabemos que muitas mamães não conseguem oferecer o peito para seus filhos por inúmeros motivos desde o momento em que o bebê nasce.

Além disso, a partir de um certo tempo, muitas precisam retornar aos seus trabalhos – depois de quatro a seis meses de licença-maternidade conforme a Constituição Federal.

E em ambos casos a mamadeira entra na história. E aí surgem várias dúvidas sobre a sua utilização, em quais horários oferecer, quais os tamanhos recomendados, e ainda se deve esterilizar e como fazer isso da melhor forma.

E é justamente sobre a esterilização de mamadeiras que falaremos aqui nesse post. Descubra com a gente mais informações sobre esse tema e repasse para as amigas!

Saiba como esterilizar mamadeira e chupeta
Saiba como esterilizar mamadeira e chupeta de forma eficiente

Quando Esterilizar a Mamadeira / Chupeta?

De fato, esse é um assunto que polêmico entre a comunidade médica e as famílias que têm bebês aos seus cuidados. Afinal, fala-se muito sobre a proliferação de bactérias de recipientes, alimentos, em geral, para as crianças. E pouco se sabe sobre as soluções viáveis e recomendadas pelos médicos.

A esterilização da mamadeira é considerada uma verdadeira tradição no que se refere à maternidade. Ou seja, já é algo comum entre as famílias. Geralmente, usa-se água fervente para deixar as mamadeiras e chupetas livre de micro-organismos que possam ser nocivos à saúde dos pequenos.

Dessa forma, como se trata de uma atitude que já é corriqueira, principalmente aqui no Brasil, não há um questionamento muito profundo se é fato ou mentira. Isto, é: será que é necessário esterilizar a mamadeira?

Bom, de acordo com os especialistas, a esterilização da mamadeira atualmente pode ser realizada sem problemas, contudo, ela não é considerada necessária. O principal motivo é que as crianças precisam entrar em contato com agentes nocivos para que fortaleçam sua imunidade.

Esterilizar ou não? Especialistas indicam lavar com água e sabão
Esterilizar ou não? Especialistas indicam lavar com água e sabão

No lugar da esterilização, com água fervente ou com o próprio esterilizador elétrico, segundo alguns médicos, os responsáveis podem simplesmente lavar a mamadeira com sabão e água corrente. Isso também vale para chupeta, mordedor ou qualquer outro objeto que o bebê leva à boca.

Em contrapartida, outro grupo de especialistas ainda é favorável à esterilização. Eles indicam que se faça esse processo a cada uso pelo menos até os 6 meses de idade dos bebês que forem amamentados via mamadeiras.

Ou seja, o bebê mamou? Então antes de oferecer outra dose de leite recomenda-se fazer a esterilização pelo meio que você escolher.

Após os 6 meses, a dica é esterilizar a mamadeira 1 vez ao dia. Essa diferença entre uma idade e outra do bebê ocorre porque entende-se que o organismo vai adquirindo proteção contra bactérias com o passar do tempo. A partir do sexto mês ele já estará mais forte.

A esterilização pode ser feita em panela, microondas ou em aparelho elétrico
A esterilização pode ser feita em panela, microondas ou em aparelho elétrico

Apesar dessa recomendação, fique atenta (o)! Proteger demais o bebê pode não ser uma atitude muito saudável.

Segundo pediatras, atualmente as crianças tem estado mais expostas a riscos à saúde, pois não têm muito contato com micro-organismos e até mesmo o ar livre. Ou seja, mamães e papais não deixam que elas brinquem no chão, andem descalças dentro de casa ou mexam em animais.

A saber, crianças que nascem por meio de parto normal já têm contato com bactérias presentes no canal vaginal, por exemplo. Mas a tendência do parto cesárea está cada vez maior no Brasil. E por isso, desde o nascimento, os bebês não têm oportunidades de garantir anticorpos necessários.

Portanto, com cautela, vá introduzindo ao dia a dia do bebê experiências sensoriais diversas. Além disso, atente-se ao que os especialistas dizem sobre o excesso de cuidados. Em vez de protegê-lo, poderá gerar mais riscos dele pegar infecções e demais doenças.

Fique atenta sobre a necessidade de esterilizar mamadeiras, bem como chupetas
Fique atenta sobre a necessidade de esterilizar mamadeiras, bem como chupetas
De acordo com alguns especialistas, você pode somente lavar as mamadeiras
De acordo com alguns especialistas, você pode somente lavar as mamadeiras

Como Esterilizar Mamadeira: Passo a Passo

Agora que você já ficou por dentro de quando a mamadeira deve ser esterilizada e as opiniões dos especialistas acerca desse assunto, vamos mostrar as três alternativas mais realizadas.

Selecionamos passo a passo sobre como esterilizar mamadeira no microondas (sim, é possível usá-lo para isso!), na panela, que é o modo mais convencional e também no aparelho esterilizador elétrico, produto muito buscado entre as mamães de bebês atualmente.

Conheça três ideias de passo a passo sobre como esterilizar mamadeira
Conheça três ideias de passo a passo sobre como esterilizar mamadeira

No Microondas

Como falamos, dá para esterilizar profundamente a mamadeira e a chupeta utilizando o microondas que você tem em casa.

Primeiramente, você deve colocar tudo o que deve ser limpo dentro de uma tigela de vidro (plástico somente se for próprio para microondas).

Logo após por os utensílios no recipiente, você deve cobri-los com água (na torneira mesmo). Leve esse pote ao microondas em potência máxima por cerca de 8 minutos. Antes disso, verifique a orientação do fabricante da mamadeira, pode ser que haja informações importantes.

Quando acabar o tempo, retire as mamadeiras de dentro d’água e deixe tudo secar naturalmente. De acordo com os profissionais, é recomendado colocar os bicos, as tampas e mamadeiras em cima de folhas de papel toalha.

Você também pode usar o microondas para fazer a esterilização
Você também pode usar o microondas para fazer a esterilização

Na Panela / Água Fervente

Esse é o processo de esterilização mais conhecido, afinal, pode ser feito de forma simples com a ajuda de uma panela e um fogão.

Você deve encobrir essa panela de água da torneira e colocar a mamadeira, o bico da mamadeira e a chupeta. Logo após, leve-a ao fogo médio. Quando a água iniciar a fervura, não desligue. É preciso deixar as peças na água fervente de 5 a 10 minutos.

Após esse período, coloque as peças no papel toalha, tal qual o exemplo acima.

Por que não pode secar a mamadeira com um pano? Segundo especialistas deve-se evitar secar os utensílios do bebê com qualquer tipo de tecido, pois eles podem causar algum risco de contaminação. Além disso, alguns panos tendem a soltar fiapos.

Outra dica importante é que os utensílios devem ser guardados logo após serem esterilizados. No entanto, não é recomendado fechá-los completamente para não acumular umidade e, assim, proliferar bactérias.

Esterilizar mamadeiras, bem como chupetas em panelas é o modo mais tradicional
Esterilizar mamadeiras, bem como chupetas em panelas é o modo mais tradicional
O jeito certo de secar as mamadeiras esterilizadas é em cima do papel toalha
O jeito certo de secar as mamadeiras esterilizadas é em cima do papel toalha

No Esterilizador Elétrico

Algumas pessoas preferem fazer a esterilização através do aparelho elétrico próprio para isso. Você consegue encontrá-los em farmácias e lojas especialidade em saúde do bebê. Mas segundo alguns profissionais, ele proporciona o mesmo efeito protetor do fogão ou microondas.

A diferença indicada por quem já fez o uso do aparelho, é que ele traz a vantagem de desgastar menos a mamadeira, chupeta e demais objetivos. Isso é algo que ajuda a prolongar sua vida útil.

O mais indicado é que você siga as orientações do fabricante, que costumam vir na caixa do produto. Até porque cada marca pode variar sua potência, então é melhor prestar atenção quanto a isso.

Geralmente, a saber, o procedimento do esterilizador elétrico tem duração entre 7 e 8 minutos. Após o procedimento, pode-se deixar tudo secando no próprio aparelho antes de guardá-los em um recipiente bem isolado.

Esse é um dos modelos de esterilizador de mamadeira
Esse é um dos modelos de esterilizador de mamadeira

Viu só como esterilizar mamadeira é simples? Para ficar ainda mais craque nesse assunto, veja um vídeo específico, que mostra ainda mais dicas!


O que achou de nosso artigo? Esperamos que ele tenha esclarecido suas dúvidas sobre como esterilizar mamadeira / chupeta e outros utensílios usados pelos bebês.

Continue acompanhando nossos posts sobre o universo infantil. Até mais!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.