Como Secar o Leite Materno – 15 Maneiras Eficientes Sem Complicação!

Como secar o leite materno é a preocupação de muitas mamães, principalmente as de primeira viagem. É um momento de muitas mudanças no corpo da mulheres e nos hábitos do bebê.

O bebê pode não estar mais aceitando o peito ou vocês já estão na faze de trocar o leite materno por alimentos sólidos. Muitas mamães ficam em dúvida se é hora de começar ou não a secar o leite.

Geralmente, a partir dos seis meses do bebê a produção de leite começa a diminuir, pois é a fase que a criança começa a comer outros alimentos. A natureza é muito sábio e o leite vai diminuindo gradativamente até secar.

Em alguns casos isso não acontece de forma natural e por isso é necessário buscar alternativas de como secar o leite materno. Quem tem a produção de leite grande pode sofrer com isso, ficando com os seios doloridos e ter problemas mais graves. Bora aprender o que fazer nessas situações?

Como Secar o Leite Materno: Dicas & Receitas

A primeira coisa que você precisa fazer para aprender como secar o leite materno é marcar uma consulta com o pediatra do bebê. Esse é o profissional capacitado para avaliar se realmente é o momento do desmame e te ensinar a cuidar da alimentação do bebê para que ele não sofra com nenhum deficiência de nutrientes.

Lidar com leite empedrado é um problema que toda mamãe tem chances de ter. Pensando nisso é muito importante ter toda a informação necessária para lidar com essa situação caso ela ocorra. Para entender como evitar esse problema, preparamos um post especial ensinando tudo a respeito desse assunto e as melhores formas de evitar que aconteça.

Como secar o leite materno

Outro médico que deve ser consultado é o seu ginecologista, alguns medicamentos podem ser usados para secar o leite materno gradualmente, como é o caso do paracetamol e do ibuprofeno. Embora sejam medicamentos vendidos sem receita é necessário ter muito cuidado com a dosagem, pois isso pode causar problemas nos rins e outros efeitos colaterais.

Muitas vezes o peito pode estar dolorido, mas ainda não ser o momento do desmame. Um anti inflamatório pode ser a pedida certa para resolver o problema e aumentar o tempo de amamentação. Nunca tome medicação por conta própria.

Entenda a importância de fazer o desmame da forma correta e confira 5 dúvidas frequentes que as mamães que irão passar por esse período tem. No post especial que preparamos você pode aprender os principais assuntos relacionados a essa fase tão importante tanto para a mamãe quanto para o bebê!

A compressa de água gelada é uma boa solução para diminuir a produção de leite. Nessa técnica de como secar o leite materno é necessário colocar um pano macio entre a pele e a compressa, caso contrário você corre o risco de provocar uma queimadura por frio.

Deixe a compressa por 15 minutos e repita pelo menos 3 vezes ao dia. Caso não tenha a compressa, pode usar gelo, sempre tomando cuidado para não deixar em contato direto com a pele.

Alguns chás são excelentes para reduzir a produção de leite. Essa é uma forma muito eficiente de aprender como secar o leite materno sem recorrer a medicamentos.

O chá de menta é o mais utilizado. É um chá delicioso que provoca relaxamento e ainda reduz a produção de leite. Vale a pena fazer uma hortinha em casa, pois é uma erva muito útil que traz vários benefícios para a saúde da mulher.

Sálvia é outra opção que tem funcionamento parecido ao hortelã. porém não é tão saboroso. Se você não curtir o chá a nossa dica é usar a erva desidratada junto com a comida, funciona como um temperinho. No caso do chá tome de 2 a 3 vezes por dia.

Como secar o leite materno

Muitas mamães desejam aprender como secar o leite materno por conta do desconforto nos seios. Realmente pode ser muito dolorido, mas nem sempre parar de alimentar é a melhor opção, principalmente se o bebê tem menos de 6 meses.

O leite materno tem tudo que o bebê precisa para crescer bonito e saudável. Como ele ainda não tem anticorpos ele aproveita os do leite materno, reduzindo o risco de problemas respiratórios como bronquite e asma. Além disso, o elo com a mãe fica mais forte e o bebê sente o conforto quando está mamando. A Organização Mundial da Saúde recomenda amamentar até o bebê completar pelo menos 1 aninho, usando o leite junto com papinhas e frutas a partir dos seis meses.

O incômodo pode ser resolvido com o uso de pomada. As mamas precisam sem massageadas para tirar os nós e dar a sensação de alívio.

Uma coisa comum é o bebê não dar conta de mamar todo o leite, Sem ordenhar para tirar o excesso o leite pode empedrar na mama, o que provoca muita dor. Se a ideia é continuar amamentando a dica é ordenhar a cada quatro horas e doar o excedente para um banco de leite.

Muitos bebezinhos sofrem pela ausência da mãe ou quando a mãe não produz leite. Doar leite materno é um gesto de generosidade e amor, imagina quantos bebezinhos podem ajudar com um ato simples que também vai te ajudar a lidar com o incômodo das mamas.

Como secar o leite materno

A crença popular diz que é necessário reduzir a ingestão de água como um dos meios de como secar o leite materno, acontece que o efeito é o contrário. É necessário beber bastante água para manter o corpo hidratado. Parar de beber água vai trazer sérios danos a saúde e ainda deixar as mamas mais doloridas já que estarão desidratadas. Como secar o leite materno

A produção de leite é uma reação do estímulo seja da sucção da criança ou do contato do mamilo com a roupa. Para diminuir o atrito é indicado usar um absorvente que também vai ajuda com o vazamento do leite.

Bomba elétrica, compressa de água morna e blusas apertadas também funcionam como estímulo, por isso devem ser evitadas. Depois dos seis meses o bebê pode procurar o peito apenas pelo conforto e para sentir o calor da mãe, o seio acaba funcionando como uma chupeta, mas o estímulo que o corpo da mulher recebe aumenta a produção do leite.

Como secar o leite materno

Enquanto está aprendendo como secar o leite materno pode ser necessário ordenhar para reduzir o desconforto. Você não deve interromper a ordenha de uma vez, esse processo deve ser gradual para evitar mastite e outros problemas.

Por exemplo, na primeira semana você pode ordenhar a cada quatro ou cinco horas e o processo deve levar no máximo 5 minutos. Na semana seguinte ordenha por 4 minutos a cada vez. Conforme for passando as semanas vá diminuindo até secar completamente.

Como secar o leite materno

O bebê dá sinais de que está pronto para o desmame. Ele começa a pedir menos o peito e quando pede é apenas pelo conforto de estar pertinho da mãe. Nesse período você pode observar que ele não está realmente mamando.

Outro indicativo é quando seu interesse aumenta por outros tipos de alimentos, como frutas e papinha. Gradativamente ele vai parando de pedir o peito de dia e acorda menos vezes para mamar no período noturno.

Independente do método de como secar o leite materno que você escolher é indicado consultar o seu médico para conversar sobre isso. A saúde do bebê é muito importante e é necessário fazer o desmame sem traumas.

Ficou com alguma dúvida sobre como secar o leite materno? Depois que usar as nossas técnicas volta aqui e conta pra gente o resultado.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.