Guia Completo do Sono do Bebê: Aprenda Tudo Sobre o Sono do Seu Filho


No universo das mães de recém nascidos nos deparamos com muitas realidades diferentes. Algumas comemoram ter um bebê com uma noite tranquila de sono intensa. Já outras se deparam com choros constantes e noites partidas porque a criança acorda e necessita de carinho. A importância do sono do bebê não é contestada, mas é importante saber como funciona para ter um pequeno saudável e bem nutrido.

Tabela de Sono do Bebê: Quanto Tempo Dormir?

Nos primeiros meses de vida o sono do bebê é tão importante quanto a alimentação. É quando ele descansa, mantém a imunidade fortalecida e altera até o seu humor. O ciclo do sono do bebê deve ser respeitado ao máximo e garantir uma boa rotina para a criança crescer saudável.

Sobre o Sono do Bebê

Assim como em adultos o sono do bebê é formado por ciclos. O inicial é o sono leve, onde a criança está semi consciente. A segunda fase é o soho com sonhos e finalmente vem o sono profundo. Nos recém nascidos até os três meses o ciclo do sono dura em média 60 minutos, por isso algumas crianças dorme muito pouco e acordam constantemente de madrugada.

Já a partir dos 3 meses começa a fase de sono ‘tradicional’, durando em média uma hora e meia. Mas se um bebê desde pequeno já entra em fases de sono mais longas e consegue dormir a noite toda não é errado ou ela está doente. Apenas ela se ajustou mais rápido a uma vida além do útero.

Apesar de serem ciclos curtos os bebês devem naturalmente dormir mais que os adultos. Em média eles dormem 16 horas por dia por necessidade. A tabela de sono ideal para um bebê até os seus 3 anos de vida é:

O que poucas mães sabem é que mesmo durante a gestação o bebê já come a sua fase de sono com sonhos. Por volta dos seis meses de gestação a criança sonha. Nos recém nascidos os sinais clássicos são os olhos tremendo levemente ou virando. Podem ter espasmos.

Segundo os especialistas a fase de sonhos é extremamente importante para que as experiencias ao longo do dia sejam arquivadas. É quando o bebê também pode desfrutar de lembranças positivas mais uma vez e aumentar ainda mais os laços com os pais.

Dicas para Lembrar ao Colocar no Berço

A saída da barriga da mãe inicia uma nova fase para a criança. Ela vai aprender a viver em um mundo novo e com isso surgem novos costumes, hábitos. É um período de adaptação e é crucial que os pais mantenham hábitos.

O local de dormir deve ser sempre tranquilo. Brincadeiras e vozes carinhosas ficam para durante o dia. A mamada antes de dormir deve ser feita à meia luz e sempre em um ambiente silencioso ou com músicas relaxantes, se possível apenas a melodia. Quanto mais tranquila for a preparação maiores a chance da criança dormir rápido.

Desde o início é importante administrar o horário de sonecas da criança e do sono noturno. Tente manter sempre o mesmo ritual de horário para garantir uma melhor adaptação da criança. Não vai ser bacana tentar colocar o bebê para dormir cada dia em um horário diferente. Eles se adaptam bem rápido a horários.

Uma boa técnica é criar um ‘ritual do sono’. Não é nada complexo, apenas pequenos ritos que deem a entender que é hora de ir para a cama. Trocar a fralda antes, apagar a luz e iniciar a última amamentação costumam deixar o sinal de alerta que agora todos vão repousar e o sono do bebê virá naturalmente.

E antes de colocar a criança no berço lembre sempre de:

  • Deixar a luz a mais fraca possível;
  • Deixar o bebê em um ponto central do berço – assim ele pode se mexer sem problemas;
  • Ajustar as roupas de acordo com o clima – se estiver quente nada de pijamas pesados ou o inverso.

sono do bebe de bruços não pode

Pode Dormir de Bruços?

A indicação dos pediatras é que o bebê seja colocado de barriga para cima. Essa regra vale tanto para o sono do bebê noturno como para as sonecas. O motivo é uma precaução para evitar a ‘síndrome da morta súbita infantil’.

Infelizmente a medicina não sabe a causa e nem mesmo autópsias revelaram. Acontece apenas da criança falecer enquanto estava dormindo. Acredita-se que seja uma combinação de fatores de funcionamento cerebral, respiração e muscular. E como acontece na maior parte dos casos com o bebê dormindo de bruços, há a recomendação.

Não existe nem ao menos um horário fixo para a morte súbita acontecer. Há casos registrados durante a soneca do dia, no carrinho do bebê e até mesmo no colo dos pais.

Não colocar o bebê de lado também é uma recomendação. Na maior parte das vezes eles viram durante o sono e acabam dormindo de bruços. 

Deve-se ainda:

  • Evitar cobertas;
  • Usar um colchão firme – que não afunde facilmente com o peso do bebê e facilite ele virar de posição;
  • Não agasalhar o bebê em excesso;
  • Evitar levar o bebê para dormir na cama dos pais.
Bebê dormindo com bicho de pelúcia no berço

Dormir com bichinho de pelúcia pode, desde que as devidas precauções sejam tomadas.

Pode Dormir com Bichinhos de Pelúcia?

Não há problema o bebê ter um animal de estimação de pelúcia para dormir no berço. Contudo, os pediatras indicam muita cautela quando comprar estes objetos para uso com recém nascidos.

Existem modelos apropriados para recém nascidos. São laváveis, feitos com materiais menos agressivos e isso ajuda a evitar reações de alergia. É importante também que não transitem na mão de adultos e nem com animais de estimação.

O tamanho do objeto e quantidade também devem ser limitantes para evitar o risco de sufocamento. Quanto menos melhor e sempre com itens que não possam ser arrancados para evitar que a criança se engasgue.

Mas após um ano de vida a companhia de um animal de pelúcia pode ser muito bacana para ajudar o bebê a dormir melhor. Costuma funcionar como estratégia para tranquilizar a criança.

dicas para um sono do bebe tranquilo
É normal um bebê acordar muito à noite?

Esta é a maior reclamação dos pais, em especial quando são papais e mamães de primeira viagem. Como cada ciclo de sono dura em média 50 minutos até os três meses de vida, o sono do bebê é afetado pelos períodos de transição e é comum que ele acordo.

A vida fora da barriga da mamãe requer adaptação para o recém nascido. Cada movimento que ele faz em sono profundo costuma acordá-lo. As variações de temperatura (estranhas em um mundo fora da barriga quentinha) também são bem perturbadoras para uma pele sensível como a de um recém chegado ao mundo. Mas com o tempo o sono se torna mais tranquilo.

É correto deixar o bebê chorar até dormir?

Este é um dos maiores debates entre pediatras e pais. Para a mãe é uma tortura seu pequeno chorando até pegar no sono. Para os médicos não um consenso.

A indicação dos profissionais é tentar a técnica porque o choro pode trazer outros danos. Um deles é dor de cabeça na criança além de soluço e possível engasgue. Também pode criar um novo ritual: ela só vai dormir chorando até os pais acalentarem.

O método de deixar a criança chorar até pegar no sono é indicado quando ela já tem maturidade emocional suficiente para responder por seus atos. Funciona com crianças acima dos três anos com maus hábitos como dormir na cama dos pais ou apenas quando desejar. Com bebês não é indicado.

Como Enrolar o Bebê para Dormir Passo a Passo

A técnica de enrolar o bebê para dormir foi desenvolvida há muito tempo e aceita pela medicina. Ela imita o ambiente seguro vivenciado pela criança enquanto ainda estava no útero. Assim como a temperatura um pouco mais elevada que ele sentia no útero da mãe.

O vídeo explica bem o passo a passo de como fazer:

A técnica é considerada eficiente para o sono do bebê tranquilo. Mas atenção: deve ser usada apenas até os três meses do recém nascido. 



COMPARTILHE COM AMIGOS!

Mais Dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *