Ninho para Bebê – Qual a Importância + 40 Modelos Super Fofos!

Você já ouviu falar sobre o ninho para bebê? Se você está em meio aos preparativos do enxoval, vai gostar de conhecer essa peça. Atualmente, ela tem sido altamente recomendada pelos pediatras e especialistas nos cuidados com os bebês.

Comprado ou improvisado com materiais que se tem em casa, o ninho surge como um elemento para auxiliar no sono e no acolhimento total dos pequeninos que acabaram de chegar ao mundo.

Mas como isso é possível? Seria o ninho uma peça mágica?

Modelos de ninhos para bebê
Os ninhos para bebê se tornaram uma verdadeira febre entre as mamães atuais

Se antigamente os “moisés” eram muito utilizados como alternativa para os grandes berços, agora os ninhos competem lado a lado.

Para esclarecer dúvidas sobre esse novo item do enxoval do bebê, nós resolvemos elaborar um artigo repleto de dicas, informações técnicas e imagens dos principais modelos. Confira com a gente!

Modelos de ninhos para bebê 3
Fique por dentro de tudo sobre os ninhos para bebê

Sobre o Ninho para Bebê

Primeiramente, vamos tirar as principais dúvidas sobre o ninho para bebê. Apesar de estar super em voga no universo da maternidade, muitas pessoas ainda não entenderam para quê exatamente ele serve, quando deve ser usado, a indicação dos pediatras, bem como os melhores modelos.

Modelos de ninhos para bebê 4
Você sabe o que são os ninhos para bebê? Vamos falar a seguir, fique por dentro!

O que é?

Para começo de conversa, o que é, de fato, o ninho para bebê? Intuitivamente, o próprio nome indica que pode ser algo relacionado a acolhimento, aconchego e até mesmo ‘lar’, assim como é o caso dos ninhos de pássaros.

E realmente há relação com esses significados. Fisicamente, o ninho se assemelha com um ninho de passarinhos. Porém, ele é feito em tecido e em tamanho perfeito para caber bebês – normalmente até os seis meses de idade.

Modelos de ninhos para bebê 1
Modelos de ninhos para bebê

Os ninhos podem ser redondos ou retangulares, e o tecido do qual é feito preferencialmente macio ao toque para proporcionar bastante conforto aos bebezinhos. Ser acolchoado, sobretudo na parte onde eles deitam, é outro ponto positivo.

Também chamado de ‘redutor de berço’, o ninho pode ser usado não só dentro do berço, mas em outros locais, como em cima de uma cama, de um sofá ou no chão, dependendo do caso.

Modelos de ninhos para bebê 2
Modelos de ninhos para bebê

Os ninhos surgiram como um agregador ao enxoval dos bebês. Alguns os consideram um novo estilo de “moisés” ou então um tipo de “berço portátil”. Afinal, eles são leves e podem ser carregados de lá para cá sem qualquer dificuldade.  Lembrando que há modelos dobráveis e com alças.

Você deve estar se perguntando sobre as verdadeiras funções do ninho para bebê. Como ele é você já entendeu, mas para que realmente ele funciona? Leia a seguir a resposta 🙂

Qual sua Importância?

O sucesso do ninho para bebê não é à toa. Desde que começou a ganhar notoriedade, gerou questionamentos até mesmo entre a classe pediátrica sobre a sua importância nos cuidados com os recém-nascidos.

De acordo com os especialistas, o ninho é importante para adaptar o bebê ao novo mundo. Ele se mostra essencial sobretudo para o recém-nascido, que estava acostumado ao aconchego do útero, que é bem apertadinho e seguro.

Ninho para bebê faz sucesso atualmente

Os berços tradicionais possuem um espaço amplo. Não que isso seja ruim, mas para um bebê que acabou de nascer e até mesmo depois de alguns meses, ele parece um universo muito grande. E isso dá ao pequeno um sentimento de “desproteção” ou insegurança.

Como usar o ninho de bebê

Sendo assim, pode-se dizer que o ninho é considerado um elemento de exterogestação, ou seja, de continuação do ambiente intra-uterino. É uma forma de simular a experiência do baby dentro da barriga da mãe, proporcionando uma sensação maior de segurança e acolhimento.

Muitas mamães relatam que o sono de seu bebê melhorou muito após adotar o ninho, principalmente entre a primeira semana ao terceiro mês de vida.

Assim como o típico barulhinho “shhh” remete ao útero e dá super certo na hora de ninar o baby, o ninho também tem sido uma solução eficiente.

Bebê no ninho

É Seguro?

Outro fator importante que gera dúvidas é a segurança do ninho para bebê. Assim como qualquer outro item indicado para nossos filhos, é preciso ter certeza de que ele possui a certificação de médicos e autoridades técnicas.

Em relação ao ninho, segundo especialistas, os cuidados com o bebê devem ser os mesmos de qualquer outro local. O principal deles é a posição que o bebê deve ser colocado ali.

De acordo com os estudos mais recentes a posição de barriga para cima é a mais indicada para o bebê dormir, seja no ninho ou no berço. É a mais segura quando o assunto é probabilidade de engasgamentos e sufocamentos.

O ninho protege o bebê no berço

Além da posição, deve-se ter certo de que o ninho ou ‘redutor’ de berço é recomendado para bebês bem pequenos, do zero aos três meses de idade. Ou seja, aqueles que não se mexem muito durante o sono e nem têm força para se virar.

Após os três meses, os bebês começarão a ganhar mais mobilidade, e por isso a atenção deve ser redobrada durante o sono deles. Assim como não são recomendados protetores acolchoados de berço por risco de sufocamento, os ninhos também passam a oferecer essa possibilidade.

Outro formato de ninho para bebÇe

Dessa forma, mamães e demais responsáveis: o ninho é excelente para a segurança e o conforto dos bebês recém-nascidos até os três meses de idade.

Apesar disso, ele pode ser usado por bebês maiores, mas sempre tomando o cuidado de não colocar qualquer outra peça dentro do ninho. Como por exemplo: lençois, travesseiros, almofadas ou cobertores.

Ninho para bebê

Quanto Custa? #preço

O preço do ninho para bebê vai variar de acordo com o modelo. A saber, existem vários modelos para escolher, então os valores serão diferentes conforme o tamanho, o material, a marca, os detalhes… Vale a pena fazer uma pesquisa.

Os modelos mais simples custam em torno de R$ 27. E a partir deles os preços vão graduando até os mais sofisticados, que saem por volta de R$ 600.

Para você ver como há modelos para todos os gostos e bolsos!

Ninho para bebê

Como Escolher o Modelo Ideal?

Como nós falamos acima, há uma grande variedade de modelos de ninhos para bebê no mercado atualmente. Nesse sentido, é super comum surgir dúvida de qual escolher.

Os cuidados na hora da compra, de um modo geral, são básicos. Certifique-se de que o material é de qualidade e se não  há peças que podem se romper ou se soltar durante o uso.

Ninho para bebê Os modelos acolchoados e simples são os mais indicados, pois eles são práticos, funcionais e não oferecem riscos de soltar qualquer peça. Evite aqueles que tenham babados e tecidos soltos.

Entre os modelos de ninhos principais estão:

  • Ovais
  • Retangulares
  • Com alças
  • Com mosquiteiro
  • Dobráveis
Ninho para bebê
Divirta o seu enxoval com um ninho de vaquinha

Há alguns que possuem as laterais mais altas, geralmente os que não possuem mosquiteiro e são mais básicos. Eles são bons pois limitam bem o espaço do bebê e funcionam eficientemente como o “útero fora da barriga”, conforme falamos anteriormente.

Já os que vêm com mosquiteiros costumam ser mais abertos, deixando os bebês um pouco mais livres. Porém, tudo depende do estilo de cada peça. Portanto, cada mamãe e papai devem se decidir qual se encaixa melhor em cada necessidade.

Ninho com mosquiteiro para proteger o bebê
Ninho com mosquiteiro para proteger o bebê

Fotos e Modelos de Ninho para Bebê

Agora que já respondemos às principais dúvidas sobre os ninhos para bebês, chegou o momento de conhecer de pertinho os modelos mais conhecidos e utilizados hoje em dia. Inspire-se para comprar o ideal para o seu baby!

Com Mosquiteiro

Selecionamos os ninhos com mosquiteiros, que têm sido muito procurados atualmente, sobretudo nas épocas mais quentes do ano. Afinal, é sempre importante proteger a família toda, incluindo os bebês dos pernilongos, mosquitos, como o Aedes Aegypiti, por exemplo, transmissor da Dengue e Zika.

A grande maioria possui um colchãozinho mais baixo que os demais e todos eles têm uma estrutura anelada que cerca o ninho para que o mosquiteiro fique na altura ideal.

Bebê no ninho com mosquiteiro
Veja como o bebê fica no ninho com mosquiteiro

Os ninhos com mosquiteiros são bons para usar no dia a dia, sobretudo no calor, mas surgem como excelentes opções para levar em viagens à praia ou ao campo, locais em que é comum ter insetos.

Conheça mais sobre a vantagem dos mosquiteiros: Mosquiteiro para Berço – 59 Modelos Adoráveis, Tipos & Dicas Valiosas!

Conheça a seguir várias dicas de ninhos lindos com mosquiteiros:

Ninho para bebê
Você pode deixar o bebê de bruços no ninho
Ninho para bebê
Dica de ninho com mosquiteiro cinza para bebê
Ninho com mesquiteiro estampado de ovelhinhas
O acolchoado deixa o ninho bem confortável para o bebê
Ninho para bebê
Ninho com mosquiteiro com estampa chevron e de nuvem
Ninho mosquiteiro para levar para qualquer lugar
Que tal então levar o ninho para um passeio no parque?
Ninho para bebê com mosquiteiro
Você pode deixar o ninho dentro do berço, assim como na foto
Ninho para por no berço com mosquiteiro
Ninho em cores unissex para completar seu enxoval
Ninho super lindo com renda e mosquiteiro
Ninho super lindo com renda e mosquiteiro
Vantagem do ninho com mosquiteiro para bebê
O mosquiteiro é muito bom para quem mora em regiões quentes
Ninho para bebê
Versão dobrável de ninho com mosquiteiro

Outros modelos

Fora os ninhos com mosquiteiros o mercado apresenta muitos outros modelos. É uma gama incrível para conhecer e escolher qual se adequa melhor ao perfil, gosto e orçamento também.

O que mais encanta é a variedade de cores e estampas. Assim você consegue ter mais liberdade para comprar aquele que pode combinar com a cor do enxoval e até mesmo com o tema. Tem estampas de bichinhos, personagens, comidinhas, flores, formas geométricas, etc.

Ninho para bebê
Ninho com estampa chevron com amarelo

Os modelos de ninhos em cor neutra também fazem bastante sucesso. Eles são ótimos para famílias que não querem descobrir o sexo do bebê ou para quem vai presentear uma mamãe que ainda não revelou se seu baby é menina ou menino. Também é bacana para quem está preparando um enxoval minimalista ou em tons neutros.

Entre os mais usados estão os trançados, que também são produzidos artesanalmente e os com laços bem acolchoados fofinhos.

Inspire-se com muitos outros modelos lindíssimos de ninhos para bebês!

Ninho para bebê
Kit completo com ninho de bebê
Ninho para bebê
Modelo de ninho cinza unissex
Modelo de ninho para bebê branco
O ninho branco combina com qualquer enxoval
Ninho azul para bebê
Ninho azul com estampa geométrica
Ninho para bebê
Esse modelo tem a estampa de donuts
Ninho para bebê
Que tal então um ninho cheio de poás?
Ninho para bebê de ursinha
Alguns modelos vêm com almofadas temáticas
Ninho para bebê unissex de estrelas
A estampa de estrelas está na moda atualmente
Ninho redutor de berço com alças
Ninho redutor de berço com alças
Ninho para bebê redutor de berço com nós
O modelo trançado é um dos mais procurados atualmente
Ninho para bebê rosa com nome personalizado do bebê
Que tal então um ninho com o nome da bebê bordado?
Ninho rosa e azul para bebê
Ninho rosa e azul para aconchegar seu baby
Ninho para bebê
Redutor de berço com nós estampado

Como Fazer um Ninho para Bebê: Passo a Passo

Ah! Não poderíamos terminar esse post especial sem explicar para você como fazer um ninho para bebê sem gastar muito. Sim, é possível criar um modelo seguro para seu baby usando peças que tem em sua casa. É um improviso que promete facilitar sua vida.

Para esse passo a passo você irá precisar de:

  • 2 toalhas de banho
  • 1 lençol ou 1 mantinha

Modo de fazer:

  1. Enrole uma toalha horizontalmente e curve-a, criando o formato de um U e coloque no berço / na cama onde você irá por o bebê.
  2. Em seguida, enrole a segunda toalha. Posicione essa outra toalha formando um U no lado oposto à primeira toalha.
  3. Cubra essas duas toalhas com o lençol ou com a mantinha que você escolheu, deixando que a toalha fique em relevo para que fique um vão onde o bebê irá ficar.

Veja a seguir o  passo a passo na prática:

Passo a passo do ninho de bebê 1 Passo a passo do ninho de bebê 2 Passo a passo do ninho de bebê 3

Olha só outro passo a passo completo para você entender como fazer o ninho para bebê. Nesse caso coloca-se um travesseiro / colchonete por dentro do lençol, além das toalhas dobradas.

Passo a passo do ninho de bebê 4 Passo a passo do ninho de bebê 5 Passo a passo do ninho de bebê 6 Passo a passo do ninho de bebê 7 Passo a passo do ninho de bebê 8 Passo a passo do ninho de bebê 9 Passo a passo do ninho de bebê 10


E então, queridos (as) leitores (as), gostaram de conhecer mais sobre o ninho para bebê? Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe um comentário para a gente na parte dos comentários.

Aproveite para ler também outros conteúdos relacionados:

Almofada para Bebê – 70 Modelos Confortáveis p/ o Bebê Descansar!

Travesseiro para Bebê – 35 Modelos & Como Escolher o Certo!

Mordedor para Bebê – Quando Usar, Cuidados & 41 Modelos Fofinhos!

Volte mais vezes para conferir tudo sobre o universo infantil e da maternidade. Esperamos por você 🙂