Papinha para Bebês – As 12 Melhores Receitas Doces & Salgadas
Uma das mudanças mais marcantes durante o primeiro ano de uma criança tem relação com a alimentação. Isso porque, a partir dos 6 meses, os pediatras passam a recomendar a introdução de papinha para bebês na dieta dos pequenos. Mas, por ser tão importante, muitos pais tem dúvidas ou receios para prepará-las em casa. Pensando nisso, fizemos esse texto com tudo o que você precisa saber sobre o assunto e ainda colocamos 12 receitas super simples para você preparar.
Tópicos
Dicas Importantes Sobre a Papinha para Bebês
Uma boa introdução da papinha na alimentação dos bebês é fundamental. Afinal, é nessa fase que os alimentos estão sendo apresentados a ele. Geralmente esse tipo de alimento começa a ser dado à criança aos 6 meses e vai até os 3 anos. Por isso, é preciso uma certa preparação e alguns conhecimentos com relação às receitas, formas de preparação e de conserva. Por exemplo, é claro que você sempre deve lavar bem suas mãos, assim como os legumes, verduras e frutas. Mas você sabia que não é recomendado nem mesmo falar enquanto estiver preparando as receitas? Isso se deve porque, ao falar próximo dos ingredientes, você pode acabar contaminando-os. Também evite espirrar e tossir durante a preparação.
Quais os Principais Nutrientes / Ingredientes
Para que a papinha para bebês seja o mais nutritiva possível, é necessário que ela tenha sempre carboidrato, proteína, legume e verdura. Por isso, entre os principais ingredientes, estão:
- Frango;
- Carnes moídas (como músculo);
- Batata;
- Cenoura;
- Mandioquinha.
Se preferir, assim que o pediatra permitir, você também pode incluir arroz e macarrão nas receitas. Com relação aos temperos, você pode usar apenas os básicos, como azeite e cebola. Mas itens como salsinha, cebolinha, alho, orégano e manjericão também são bem-vindos.
O que Evitar
Um dos principais itens que deve ser evitado não é um alimento. Na verdade, ele está relacionado à forma de preparação. Algumas receitas podem sugerir o uso de liquidificador para finalizar a papinha, mas o ideal é que isso não seja feito. Pois uma das funções que a alimentação possui nessa fase da vida dos pequenos é o incentivo da mastigação. Portanto, prefira amassar os alimentos com um garfo, deixando sempre a mistura consistente.
Outra dica sobre o modo de preparação é evitar o uso da panela de pressão, já que, segundo alguns especialistas, a alta temperatura pode fazer com que alguns alimentos percam seus nutrientes.
Já, com relação aos alimentos, dentre os proibidos, estão temperos fortes, como curry e pimenta.
O sal e o açúcar também devem ser evitados nesse primeiro momento.
Como congelar?
Se você preferir, ao invés de fazer uma nova papinha a cada refeição, é possível prepará-las e congelar no freezer. Nesse caso, o ideal é que as porções sejam guardadas separadamente, dessa forma, você descongela apenas a que for utilizar. Para isso, você vai precisar de alguns vidros ou potinhos nas medidas certas. Mas antes de colocar as receitas neles, deixe-os em um recipiente com água fervendo.
Se você colocar a papinha para bebês dentro da geladeira, ela poderá ser consumida até o dia seguinte. Já no freezer, elas podem ser servidas até três meses depois. Mas, é claro que o ideal é consumi-las antes.
Sempre jogue fora os restos das papinhas deixados no prato.
Quantidade ideal
Muitos pais, principalmente os de primeira viagem, tem dúvidas com relação à quantidade de papinha que devem servir aos seus filhos. O ideal é que você sempre tire essas dúvidas com o pediatra do seu bebê, mas no geral, os especialistas recomendam as seguintes quantias:
- 6 a 9 meses: no mínimo 4 colheres de sopa e no máximo 1 xícara.
- 10 meses a 1 ano: 1 xícara completa;
- 1 a 3 anos: um prato para crianças cheio.
Como começar?
A principal dica nesse momento é começar a acrescentar as papinhas na rotina aos poucos. Pois dessa forma, a criança e o seu organismo poderão se acostumar gradativamente com essa mudança. Geralmente, os especialistas recomendam iniciar com um suco de laranja, por exemplo, entre as mamadas. E depois de cerca de três dias, dar a primeira papinha de fruta. Só depois de um tempo, quando seu bebê já estiver acostumado com a nova rotina alimentar, que você deve incluir as papinhas para bebês salgadas.
Alergias
Algumas crianças possuem alergias por alguns alimentos. E para descobrir quais são eles, procure dar um tipo de papinha por dia. Dessa forma, fica mais fácil de saber qual ingrediente fez mal para o seu bebê.
Como Fazer Papinha para Bebês: Receitas Saborosas!
Agora chegou a hora de colocar a mão na massa. Afinal, grande parte das papinhas dadas aos bebês são feitas em casa. Por isso, separamos 12 receitas super simples para você preparar já!
Salgadas
Para fazer uma papinha para bebês salgada, geralmente são utilizadas uma fonte de proteína e uma de carboidrato com verduras e legumes. Dessa forma, você pode utilizar frango ou uma carne moída, batata, cenoura, couve, entre outros.
Frango, cenoura e batata
Nessa receita, são necessários os seguintes ingredientes:
- Frango picado;
- 2 cenouras raladas;
- 2 colheres de sopa de batata;
- 1 colher de chá de cebola;
- 1 dente de alho;
- Azeite.
Comece cozinhando o frango. Enquanto isso, refogue a cebola e o alho em outro recipiente. Coloque a batata, a cenoura e o frango, assim que este já estiver pré-cozido. Deixe os ingredientes no fogo até que fiquem macios e amasse-os.
Frango, beterraba e batata
Para fazer essa papinha para bebês, você vai precisar de:
- Frango picado ou moído;
- 1 batata picada;
- 1/2 beterraba ralada;
- 1 colher de chá de cebola;
- 1 colher de sobremesa de azeite de oliva.
Para começar, coloque o azeite e a cebola em uma panela e deixe refogar. Em seguida, junte a beterraba, a batata e por último, o frango. Tampe o recipiente e deixe cozinhar. Depois, basta amassar os alimentos.
Carne moída, mandioquinha e abóbora
Para preparar essa papinha, você vai precisar dos seguintes alimentos:
- Carne moída;
- 2 colheres de sopa de mandioquinha;
- 2 colheres de sopa de abóbora;
- Azeite;
- 1 colher de chá de cebola picada;
Primeiramente, refogue a cebola com o azeite. Depois, inclua a abóbora, a mandioquinha e a carne moída. Deixe os ingredientes no fogo até que fiquem macios. Depois, basta amassá-los com um garfo.
Carne moída, mandioquinha e cenoura
Para essa receita, você vai precisar de:
- Carne moída cozida;
- 2 colheres de sopa de mandioquinha cortada;
- 1 cenoura ralada;
- 1 colher de chá de cebola;
- Azeite;
- Alho, salsinha e cebolinha à gosto.
Comece refogando a cebola com o azeite. Depois, inclua a cenoura, a mandioquinha e a carne moída na panela. Deixe os ingredientes cozinhando até que fiquem macios. Retire do fogo, amasse-os e inclua a cebolinha e a salsinha.
Carne moída, couve, batata e abóbora
Para fazer essa papinha para bebês, você vai precisar de:
- Carne moída cozida;
- 2 colheres de sopa de abóbora;
- 1 batata cortada;
- 2 colheres de sopa de couve picada;
- 1 colher de chá de cebola;
- Azeite.
Para começar, refogue a cebola com o azeite e a carne moída. Depois, inclua a abóbora e a batata. Coloque água até cobrir os ingredientes e cozinhe. Junte a couve e deixe a panela no fogo por mais 2 minutos, no máximo. Amasse tudo.
Ovo, batata e abobrinha
Para fazer essa receita, são necessários:
- 1 ovo;
- Meia abobrinha ralada;
- 1 batata;
- 1 colher de chá de cebola picada;
- Azeite;
- Salsinha à gosto.
Comece refogando a cebola com o azeite. Acrescente a batata e a abobrinha e coloque água até cobrir os ingredientes. Ao mesmo tempo, cozinhe o ovo em outro recipiente. Depois, coloque todos os ingredientes em um prato e amasse-os juntos.
Doces
Já para fazer uma papinha para bebês doce, os principais ingredientes são as frutas. Você pode utilizar maçãs, bananas, peras, entre outras.
Maçã e canela
Para fazer essas papinha doce, você vai precisar de:
- 1 maçã;
- 1 pau de canela.
Para começar, tire a casca da maçã e corte-a, de preferência em cubos pequenos. Coloque a fruta picada em uma panela, cubra-a com água e coloque a canela. Deixe cozinhar até que os pedaços fiquem macios e amasse.
Maçã e pera
Para essa receita, você vai precisar de:
- 1 maçã;
- 1 pera;
- 1 pau de canela;
- 50 ml de água.
Primeiro, lave, descasque e corte as frutas, retirando o miolo e as sementes. Coloque a maçã e a pera em uma panela e acrescente a água e a canela. Depois, basta usar um garfo para amassar os ingredientes.
Maçã e carambola
Essa papinha para bebês contém:
- Meia maçã sem casca;
- 1 carambola;
- Meia xícara de água;
- 5 colheres de aveia.
Após lavar e picar as frutas, leve-as ao fogo com a água. Deixe a panela tampada, em fogo baixo, por cerca de 5 minutos. Depois, amasse os alimentos e inclua a aveia gradativamente, até que a mistura fique consistente.
Pera e laranja
Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1/2 pera;
- 1 laranja;
- 7 colheres de sopa de aveia.
Depois de lavar as frutas, retire a casca da pera e esprema a laranja. Coloque o suco no liquidificador e inclua a pera. Bata tudo. Em seguida, acrescente a aveia gradativamente, até que forme um mingau, com consistência.
Abacaxi e banana
Para essa receita, são necessários os seguintes ingredientes:
- Meia xícara de chá de abacaxi picado sem casca;
- 1/2 banana sem casca;
- 5 colheres de aveia;
- 100 ml de água.
Primeiramente, coloque a água para ferver e deixe esfriar. Em seguida, coloque-a no liquidificador junto com o abacaxi e bata. Amasse a banana, separadamente, com um garfo e inclua o suco de abacaxi. Acrescente aveia até que a mistura vire um mingau.
Mamão, maçã, cenoura e beterraba
Essa receita é a prova de que não é apenas com frutas que se faz uma papinha para bebês doces. Nesse caso, os ingredientes são:
- 1 fatia de mamão;
- 1/4 de maçã;
- 1 rodela de cenoura;
- 1 rodela de beterraba;
- Meia xícara de água.
Para começar, lave todos os alimentos e descasque-os. Coloque todos eles em uma panela e acrescente a água. Deixe cozinhar até que os ingredientes fiquem macios. Depois, basta amassá-los com um garfo.
Com tantas receitas deliciosas, você já pode ficar tranquila (o) com relação à alimentação do seu bebê. Só não esqueça de sempre confirmar com o pediatra se seu filho (a) já está pronto para comer esses alimentos. E se você está procurando por mais dicas sobre como cuidar de crianças, que tal conferir nossos textos sobre amamentação, cólica e febre em bebês. Gostou das receitas, tem alguma dúvida ou sugestão? Conte para nós nos comentários!