Tapete de Atividades – Para que Serve? 60 Modelos Mais Indicados!

Quer presentear o seu pequeno com um tapete de atividades? Nos primeiros meses de vida, descobrir um mundo à sua volta é uma das tarefas mais presentes na vida do bebê e é função dos pais promover um ambiente propício para que o pequeno possa explorar as novidades que o cerca.

Pediatras afirmam que estimular o tatu é essencial para o desenvolvimento do bebê, pois dessa forma ocorre a ambientação da criança com o mundo.

Durante a vida intra-uterina o bebê já começa a desenvolver as habilidades sensoriais, pois ele é capaz de sentir o toque, escutar conversas e músicas. Após o nascimento a criança é apresentada a um ambiente completamente diferente ao que estava acostumada, se deparando com diversos tipos de informações que precisam ser processadas. Em uma pesquisa foi observado que uma das melhores maneiras para fazer com que o cérebro absorva informações é por meio da exploração de todos os sentidos, e é exatamente por isso a necessidade de utilizar atividades sensoriais.

Atividades sensoriais podem ser feitas por meio da utilização de brinquedos que estimulam a criança e uma das opções mais versáteis para isso é o tapete de atividades. Esse é um produto que reúne tanto a função tanto de estimular a criança quanto protegê-la, afinal, é importante que o bebê fique seguro enquanto brinca.

Para saber mais sobre o tapete de atividades falaremos nesse post sobre os principais assuntos relacionados a esse item tão querido pelas mamães!

Sobre o Tapete de Atividades

O tapete de atividades é uma ótima forma de estimular o desenvolvimento do bebê nos primeiros meses de vida. A cada dia eles fazem novas descobertas. Para estimular ainda mais essas descobertas, os tapetinhos de atividades são super indicados. Por meio de um tapetinho o bebê tem contato com diferentes cores, barulhinhos e texturas que contribuem para o desenvolvimento de todos os sentidos.

Para saber mais a respeito do tapetinho de atividades abordamos a seguir os principais assuntos para que as mamães possam compreender todos os benefícios que estão promovendo para o pequeno ao investir nesse produto.

O que é?

O tapete de atividades como o próprio nome já diz é uma espécie de tapete personalizado com itens que tem como finalidade estimular os sentidos da criança. Portátil e super versátil o tapete de atividades pode ser desmontado e transportada para qualquer lugar. Além de estimular o desenvolvimento da criança, o tapetinho diverte o bebê e o protege do contato direto com piso frio, com isso para o momento momentos mágicos de muita tranquilidade para as mamães e papais.

Tapete de atividades é um brinquedo no formato de um tapete acolchoado. Ele pode ver com uma série de itens pensados para que o bebê possa realizar diferentes atividades na base do tapete. Na grande maioria dos modelos podemos encontrar brinquedos pendurados formando um tipo de mobile em um arco e texturas variadas

Super coloridos os tapetinhos de atividades contam com diferentes materiais e texturas capazes de emitir luzes e sons que chamam a atenção dos pequenos.

Entre as principais vantagens em investir nos tapetes de atividades estão:

  • Despertar a curiosidade
  • Estimular o desenvolvimento
  • Estimular a coordenação motora
  • Desenvolver o tato
  • Desenvolver a capacidade de diferenciar cores
  • Desenvolver os músculos dos braços e pernas
  • Desenvolvimento auditivo

Para que Serve?

A principal finalidade dos diferentes modelos de tapetes de atividades é estimular o desenvolvimento da criança desde os primeiros meses de vida. Devido as diferentes posições em que a criança pode ficar é possível trabalhar cada um dos sentidos por meio das diferentes atividades e brinquedos presentes no produto.

Como Escolher o Modelo Ideal?

É muito importante ressaltar que as mamães não tem a obrigação de serem especialistas no produto que pretendem adquirir para desenvolvimento do bebê. Porém, temos certeza que se você acompanhou todas as informações até aqui, é porque está interessada em realizar uma boa compra, escolhendo a opção perfeita para o seu bebê como um verdadeiro profissional.

Para te auxiliar na escolha do tapetinho de atividades perfeito a seguir apresentamos algumas características que devem ser observadas na hora da compra. Uma dica importante é ter em mente que o melhor produto para você nem sempre vai ser o melhor disponível no mercado, mais sim aquele que promove para criança o que você acha necessário para um bom desenvolvimento. Após definir as necessidades que o tapetinho deve sanar é hora de escolher a melhor opção para o pequeno.

  • Segurança: É claro que o bebê não será deixado no tapete sem a supervisão da mamãe ou papai, porém, é necessário que o produto possua itens necessários para garantir a segurança do pequeno. O material antiderrapante no fundo se faz necessário para evitar que o tapete se mova conforme o bebê se mexe. Outro detalhe importante é a espessura do acolchoado que tem como principal objetivo amortecer possíveis quedas.
  • Componentes: Principalmente os tipos de tapetinhos montáveis ou ginásio, possuem peças soltas, brinquedos e outras estruturas. Todos estes itens devem estar presos com firmeza no tapete. Outro ponto importante é garantir que não existam pontas ou materiais que possam machucar o pequeno enquanto se diverte. No ginásio, os brinquedos pendurados no arco devem ter mecanismos confiáveis de fixação para que as chances de se desprendem sejam quase zero, assim evite que os objetos caiam sobre o bebê.
  • Indicação etária: É importante conferir a indicação etária do modelo dada pelo fabricante. Os tapetinhos, em geral, podem ser usados por bebês a partir de 2 meses de vida, momento esse em que eles começam a ter maior percepção do ambiente. Opte por um modelo versátil, que irá se adaptar e oferecer atrativos por um bom período de desenvolvimento do baby. No geral, o modelo escolhido deve permitir que a criança brinque em várias posições. Se optar por um tapete do tipo Ginásio, escolha entre as opções que têm arcos removíveis. Dessa forma poderá ser usado por muito mais tempo, mesmo quando a criança já estiver andando.
  • Limpeza e higienização: A limpeza é um ponto muito importante que deve ser considerado na hora de escolher o tapetinho ideal. Fique atento as a indicações do fabricante para limpeza e higienização. Prefira modelos fáceis de lavar ou limpar, pois isso precisará ser feito frequentemente.
  • Material: Por ser um produto destinado para crianças, é muito importante se atentar  aos materiais utilizados na fabricação do tapete de atividades. Nos produtos infantis  todo material utilizado deve ser atóxico. geralmente, utilizam tecidos sintéticos ou naturais com toque suave, materiais emborrachados e EVA. Opte pelo material que acredita ser o mais confortável para a criança, afinal, será nele que o bebê irá passar longos períodos. Outro ponto importante com  relação  a qualidade do material é a durabilidade dos produtos. Por isso  é importante dar preferência a tapetinhos mais resistentes e impermeáveis. Por estar em contato direto com o chão se atente a um material que seja isolante térmico, dessa forma evitando  que a temperatura do chão seja transmitida para o bebê. 
  • Tamanho: Se atentar ao tamanho do tapetinho de atividades é fundamental.  É importante que o tapete tenha o tamanho  adequado para que a criança  fique acomodada confortavelmente com seus brinquedos.  As dimensões do produto Deve  estar de acordo com o espaço disponível no quarto do bebê. Modelos que ficam compactos quando são desmontados são uma das melhores opções para levar em passeios.
  • Modelo:  Atualmente, é possível encontrar duas opções de modelos  de tapete de atividades sendo eles ginásio e tapete.  O modelo  ginásio composto por uma estrutura em arco acoplada  na qual  os brinquedos ficam pendurados  como um tipo de mobile, se o seu bebê ainda não anda essa pode ser a opção certa, pois permite atividades nas posições deitada, de bruços e sentada. Já  o modelo tapete possui toda sua estrutura rente ao chão, um detalhe importante é que essa opção costuma ser maior que o modelo ginásio. As opções geralmente são feitas em material emborrachado ou tecido acolchoado, colorido e com estímulos visuais como peças de encaixe e desenhos.

Fotos e Modelos de Tapete de Atividades

Para se inspirar separamos a seguir por categorias diferentes opções de modelos de tapetes de atividades para se referenciar antes de ir as compras. Temos certeza que entre as ideias que separamos você vai encontrar a opção perfeita para o seu pequeno!

Modelos de tapete de atividades1 Modelos de tapete de atividades2 Modelos de tapete de atividades3 Modelos de tapete de atividades4 Modelos de tapete de atividades5

Com Piano / Musical

Os modelos de tapetes de atividades com piano musical são ótimas opções principalmente devido a possibilidade de trabalharo desenvolvimento da audição e tato do bebê.

Tapete de atividades: com piano Tapete de atividades: com piano Tapete de atividades: com piano Tapete de atividades: com piano Tapete de atividades: com piano Tapete de atividades: com piano Tapete de atividades: com piano Tapete de atividades: com piano Tapete de atividades: com piano

Dupla-Face

Uma das principais vantagens em investir no tapete de atividades dupla face é que você pode ir alternando as estampas para o pequeno, Assim, conforme ele vai crescendo dificilmente vai perder o interesse pelo produto.

 

Tapete de atividades: dupla face Tapete de atividades: dupla face Tapete de atividades: dupla face Tapete de atividades: dupla face Tapete de atividades: dupla face Tapete de atividades: dupla face Tapete de atividades: dupla face Tapete de atividades: dupla face

Rosa

Para as princesinhas é possível encontrar modelos de tapetinhos na cor rosa das mais variadas marcas. A seguir separamos alguns modelos super fofos para se inspirar.

Tapete de atividades: rosa Tapete de atividades: rosa Tapete de atividades: rosa Tapete de atividades: rosa Tapete de atividades: rosa Tapete de atividades: rosa Tapete de atividades: rosa

De EVA

Os tapetes em EVA além de serem muito divertidos são uma das opções mais econômicas.  Um dos modelos mais procurados pelas mamães é os de encaixe, pois depois que o bebê cresce pode continuar fazendo parte da decoração do quarto.

Tapete de atividades: em EVA Tapete de atividades: em EVA Tapetinho de atividades: em EVA Tapetinho de atividades: em EVA tapetinho de atividades: em EVA Tapete de atividades: em EVA tapetinho de atividades: em EVA

Emborrachado

Os tapetinhos de atividades emborrachados são ótimas opções para garantir a segurança do bebê enquanto brinca, principalmente se o tapete estiver sobre piso frio, afinal, quanto mais o bebê se mexer maiores as chances to tapete se mover.

tapetinho de atividades: emborrachado Tapete de atividades: emborrachado Tapete de atividades: emborrachado Tapete de atividades: emborrachado Tapete de atividades: emborrachado Tapete de atividades: emborrachado Tapete de atividades: emborrachado

Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços

Agora que você já sabe todo o necessário para acertar na escolha do tapete de atividades para o seu pequeno é hora de ver onde pode comprar o seu modelo e os preços que mais se encaixam no seu orçamento.

Fisher Price

Não tem como negar que se tratando de produtos infantis a Fisher Price é uma das melhores opções. A marca fábrica tanto tapetinhos ginásio quanto tapetes de atividades comuns. Em lojas como Americanas e Rihappy é possível encontrar modelos com preços a partir de R$150,00.

Tiny Love

Uma empresa internacional premiada focada em produtos focados no desenvolvimento infantil. Tanto em sites como Amazon quanto em lojas fisícas e Hipermercados é possível encontrar diferentes opções com preços que variam entre R$160,00 e R$ 570,00.

Chicco

Considerada pelas mamães uma das melhores marcas de tapetes de atividades é possível encontrar modelos da marca tanto online quanto em lojas físicas por preços a partir de R$180,00. É válido ressaltar que quanto mais itens e qualidade no material o produto possuir maior é o valor.

Skip Hop

Devido a qualidade dos produtos da marca Skip Hop, essa é uma opção para quem pretende gastar um valor maior no tapetinho para o pequeno. Atualmente é possível encontrar modelos em sites e lojas com preços a partir de R$600,00.

É importante saber que comprando online há chances grandes de encontrar boas promoções em sites e fazer uma boa economia na compra.

 

Gostou das nossas dicas para tapetes de atividades? Quais os modelos que mais chamaram sua atenção? Já escolheu o modelo para o seu bebê? Deixe seu comentário abaixo.