Fantoche de Meia – 35 Ideias Divertidíssimas & Passo a Passo Fácil!

Durante as férias entreter as crianças parece uma missão impossível, mas soluções simples podem render bons momentos de diversão. Brincar com fantoche de meia é uma maneira de incentivar a imaginação dos pequenos, pois é uma atividade muito lúdica.

Você pode fazer fantoche de meia com materiais que já tem em casa, sempre precisar comprar nada. Além  de reunir a garotada para criar os próprios fantoches e cotação de histórias é uma forma de fortalecer a cultura familiar.

Fotos e Modelos de Fantoche de Meia

O fantoche de meia pode ser usado para brincar em casa e até mesmo em sala de aula. É a prova de que com coisas simples é possível inspirar as crianças e deixar todo mundo entretido.

É provado cientificamente que as crianças aprendem mais por meio da brincadeira. A contação de história estimula o hábito de ler livros e é uma forma de passar a cultura popular para as próximas gerações.

Fantoche de meia: Modelos para se inspirar

È incrível como o fantoche de meia pode ser um grande aliado para a educação dos pequenos. Um dos pontos mais importantes na hora de ensinar algo para a criança, seja em casa ou na escola é prender a atenção dela criando uma forma de fazer com que ela se envolva com o momento de aprender. Pensando nisso, fazer uso dos fantoches para ensinar pode ser uma ótima forma para deixar o momento divertido e super lúdico.

Fantoche de meia: Modelos para se inspirar

Com uma doce extra de criatividade é possível fazer qualquer tipo de bichinho como fantoche de meia, desde cachorros até elefante e girafas. A base da meia pode ser de qualquer cor para criar um fantoche realmente diferente. Fantoche de meia: Modelos para se inspirar

Os olhos articulados deixam o fantoche de meia mais bonito, porém não é a melhor opção para crianças com menos de 3 anos. Nessa idade os pequenos colocam tudo na boca e pode ser bem perigosos os olhos soltarem e a criança acabar engolindo. Esses olhos são colados com cola quente ou cola instantânea, por isso para essa idade é melhor optar por um botão costurado que fica mais seguro. Fantoche de meia: Modelos para se inspirar Fantoche de meia: Modelos para se inspirar

Um ponto super interessante em investir no fantoche de meia para brincar com o pequeno em casa é que por meio dele os pais podem transferir de forma super eficiente uma serie de mensagens e aprendizados importantíssimos. Fantoches de animais por exemplo, podem ser uma ótima forma dos pais ensinarem aos pequenos a beleza da fauna e o quanto é importante cuidar dos bichinhos da natureza. Já os fantoches de pessoas podem ser perfeitos para ensinar que todas as pessoas são diferentes fisicamente uma das outras, mas todos somos especiais.

Fantoche de meia: Com cabelo

O cabelinho de lã deixa o fantoche de meia mais bonito e parecido com um menino, por exemplo. Dá certo com qualquer tipo de lã e vale inovar nas cores.

Fantoche de meia: Com asas Fantoche de meia: Cachorro

No fantoche de meia você pode usar os mais variados tipos de materiais que tenha em casa, como retalhos, linhas, tecidos, botôes, meia de seda, entre outros.
Fantoche de meia: Com dentes grandes

Pensando em auxiliar as professoras com relação a forma de como incluir o fantoche de meia na sala de aula a dica é incluir o personagem em:

  • Hora da História: Na hora da história inclua o personagem no que será contado. Para fazer isso você pode usar livrinhos que já utiliza em sala de aula e apenas fazer uma adaptação na história fazendo a inclusão do personagem de maneira que os personagens da história sejam representados pelos modelinhos de fantoche de meia que você criou.
  • Contador de Casos: Além de poder participar da história o fantoche de meia pode ser o contador da história. Sendo essa uma forma ainda melhor de fazer com que os pequenos tenham total atenção, afinal, o fantoche estará conversando diretamente com eles. Se a história se passar na natureza uma dica é incluir fantoches de bichinhos como: jacaré, cobra, girafa, elefantinho, entre outros.
  • Cantando Músicas: A música é um elemento muito popular em sala de aula, sendo uma ótima opção usar o fantoche de meia para cantar com os pequenos. Tudo se torna ainda mais divertido quando é o fantoche quem canta a música ao invés de apenas a professora cantar. Essa é uma ótima forma de ter total atenção dos pequenos e fazer com que a imaginação flua gastando muita energia.
  • Ensinando um Conceito: Na hora de ensinar um conceito como a importância de jogar o papel no lixo, o fantoche de meia pode ser o aliado perfeito para conscientização dos alunos,
    Fantoche de meia: Ratinho Fantoche de meia: Ovelha
  • Além do fantoche de meia outra opção que vem fazendo muito sucesso com os pequenos é o dedoche. São tantos modelinhos divertidos que fica difícil escolher e dá vontade de fazer todos. Para se inspirar preparamos um post especial com 35 ideias divertidas e um tutorial ensinando como fazer seu próprio dedoche em casa!Fantoche de meia: Dragão Fantoche de meia: Rosa Fantoche de meia: Com colar Fantoche de meia: Cachorro Fantoche de meia: Borboleta Fantoche de meia: Cachorro marrom Fantoche de meia: Rato azul Fantoche de meia: Verde Fantoche de meia: Leão Fantoche de meia: Rato verde Fantoche de meia: Branco Fantoche de meia: Rosa

A hora de dormir é um momento importante para as crianças, pois o sono é tão importante quanto uma boa alimentação. Aprender sobre o desenvolvimento do pequeno é super importante para os pais, pois é por meio desse conhecimento que decisões importantes serão tomadas para que a criança cresça de acordo com o essencial para ser forte e saudável.

De acordo com a Fundação Nacional do Sono é importante que a criança tenha uma boa noite de sono, pois é exatamente nesse momento em que tudo que a criança aprendeu durante o dia é fixado. Outro fato importante são os hormônios de crescimento que são liberados durante o sono.

Como sabemos não são todos os pequenos que estão dispostos a dormir no momento em que os pais pedem e o que deveria ser um momento tranquilo pode acabar se tornando um momento complicado. Pensando em facilitar a hora do sono a dica é usar o fantoche de meia para contar uma história ao pequeno antes de dormir. Com a atenção voltada para uma historinha calma e tranquila a agitação do pequeno diminui e é certeza de que ele pegue no sono pouco tempo de iniciar o conto da histórinha.

Fantoche de meia: Poodle Fantoche de meia: Cavalo Fantoche de meia: Gato Fantoche de meia: Zebra Fantoche de meia: Coelho

Muitos pais e mães reclamam sobre a dificuldade de ensinar a criança a ter hábitos saudáveis na alimentação. Para tornar esse processo mais fácil a dica é usar um fantoche com meia como seu aliado. Esse modelo que separamos é um ótimo exemplo, imagine um coelhinho comedor de cenouras explicando para o pequeno como é fundamental para a saúde do corpo consumir alimentos ricos em vitaminas e nutrientes como a própria cenoura. Outra opção é fazer o fantoche já com as características do próprio alimento como fantoches de: Legumes, frutas e vegetais.

Fantoche de meia: Com cabelo preto Fantoche de meia: Rato azul Fantoche de meia: Cavalo marrom Fantoche de meia: Girafa Fantoche de meia: Macaco Fantoche de meia: Cobra Fantoche de meia: Raposa

Como Fazer Fantoche de Meia: Passo a Passo

O Saci passou pela sua casa e você não sabe o que fazer com o pé de meia que sobrou? Nenhuma mamãe sabe explicar como acontece, mas o fato é que as crianças perdem um pé de meia com uma facilidade assustadora. Fazer o fantoche de meia é unir o útil ao agradável, você pode usar itens que já tem em casa sem a necessidade gastar um real a mais.

Materiais

  • Agulha
  • Linha
  • Lâ da cor que desejar fazer o cabelinho
  • 1 meia de qualquer cor
  • Tesoura sem ponta
  • Botões para fazer os olhos e o nariz
  • Tecidos coloridos
  • Cola bastão

Passo a Passo

  1. O primeiro passo é virar a meia do avesso, assim a parte felpuda vai ser a pele do nosso fantoche de meia.
  2. Costure os botões no lugar nos olhos e do nariz.
  3. Corte várias tiras de lá para fazer o cabelinho. A quantidade e o comprimento vai depender do tipo de cabelo que você deseja fazer.
  4. Junte todas as tiras e amarre no meio com outra tira.
  5. Costure na meia deixando onde amarrou como se fosse o tipo da cabeça do bichinho.
  6. Use os retalhos de tecido para colar como se fosse a roupinha. Quanto mais colorido mais bonito fica.
  7. Está pronto! Agora é só deixar a imaginação fluir para contar as histórias.

Curtiu nossas ideias de fantoche de meia? Tem alguma dúvida sobre como fazer? Deixe o seu comentário.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.