QUARTO DE BEBÊ PLANEJADO: 30 fotos inspiradoras!
A chegada do baby é um momento super esperado pelos pais e durante todo o período de gestação muitas preocupações e afazeres ocupam a mente da família. Entre tudo o que se pensa, uma coisa que gasta um bom tempo para ficar pronto é cantinho do baby, e se você quer fazer algo personalizado e que fique mais adequado para o espaço, o ideal é investir em um quarto de bebê planejado.
Dicas, vantagens e desvantagens
- Berço
Lembre-se que esse é um móvel que a criança usará por poucos anos, por isso, a dica é fazer móveis planejados para todo o ambiente menos o bercinho, assim você pode substituir a peça de acordo com a necessidade e crescimento do seu filho.
- Armários adaptáveis
O investimento costuma ser um pouco mais elevado em comparação a comprar o mobiliário pronto, então, a melhor coisa é poder aproveitar o móvel por longos anos.
Para isso, converse com a empresa que irá fabricar as peças para que seja possível adaptar os itens.
Por exemplo, enquanto é bebê a criança não precisa de amplos espaços para guardar roupas mais volumosas e até vestidos maiores, mas com o passar dos anos isso muda e a possibilidade de remover prateleiras pode ajudar a estender o uso e praticidade do armário.
- Peças não fixas
Você sabe que existe a possibilidade de fazer tudo planejado sem fixar a peça na parede? Se não, fique sabendo a partir de agora!
E isso é uma grande vantagem se você mora de aluguel ou até mesmo para mudar a disposição da mobília de acordo com o crescimento do seu filho.
- Cores e estampas
Se você não quer ter gastos com frequência, opte por um modelo com design atemporal e com cores suave e clean, evitando estampas muito infantis, o que pode ser uma desvantagem. Assim, não haverá a necessidade de trocar os móveis de acordo com a idade da criança.
Quarto de bebê planejado
Pequeno
O quarto pequeno é um dos maiores problemas que pais podem enfrentar no momento de montar o ambiente. E por isso, o planejamento dos móveis torna-se muito importante. Neste caso, o armário suspenso e a estante embutida são ideias para aproveitar melhor o espaço vertical.
Com um pouco mais de cor, essa proposta inclui um guarda-roupa montado em uma das paredes. A escolha do tom apesar de suave é ótima para várias idades e até mesmo durante a adolescência pode ser usado com estilo para incluir cor ao ambiente.
Neste caso, o modelo de berço foi por uma versão planejada, mas multifunções, assim a mesma peça já tem acoplada uma cama auxiliar (tipo bicama), cômoda, e até um trocar. O tamanho da peça também é um pouco maior que o tradicional, e isso permite que a criança use o móvel por mais tempo.
O formato do quarto e das paredes é determinante para o projeto, e neste caso a orientação diagonal é super charmosa, mas ao mesmo tempo complicada para o mobiliário pronto, que já vem com as medidas definidas. Então, a solução foi planejar o ambiente seguindo as dimensões oferecidas e fazer um armário que se encaixasse no espaço.
Nesta proposta os móveis para o quarto de bebê tiveram que ser muito bem pensados, por conta do espaço reduzido. A ideia foi então, usar das paredes para fazer um armário multifuncional com cômoda, guarda-roupa e prateleiras, e complementar o espaço com cama de apoio e berço.
Se você quer seguir a dica do post para um projeto atemporal, pode se inspirar nesta proposta. Aqui as peças foram confeccionadas na cor branca e com armários amplos. Embaixo do trocador, que no futuro pode virar uma escrivaninha, há gaveteiros removíveis.
Mais fotos
Luxo
Nesta proposta, a decoração do quarto de bebê bege é super delicada e para complementar o visual delicado a aposta foi por usar uma cômoda planejada com dimensões estendidas na cor branca. As prateleiras na parede completam o mobiliário e são ideias para deixar itens decorativos.
O quarto sofisticado tem todos os armários planejados na cor branca e para o guarda-roupa a ideia foi por usar modelo que se assemelha a um closet, onde não há portas e roupinhas ficam expostas. Um charme!
Uma das paredes foi transformada em um grande guarda-roupa com divisões bem definidas e que ajudam a manter a organização das peças e itens infantis. A porta de correr foi a escolha para o móvel, já que dispensa o espaço para abertura e torna o modelo bem mais atual.
A decoração desse espaço é, sem dúvida, linda! O espaço foi decorado com madeira que combina com a cômoda que foi planejada em uma das paredes e serve como armário, trocador e até como apoio para a banheirinha de cerâmica (luxo!) que fica sobre a bancada.
Nesse ambiente, o item planejado foi o guarda-roupa que ganho acabamento branco com linhas retilíneas e detalhe de vidro para a porta. A luz azul dentro do móvel pode ser vista através do vidro e isso dá ainda mais charme para o ambiente.
O espaço super charmoso além ser o quartinho, funciona quase como um closet infantil. A parede decorada separada o espaço do berço dos armários planejados que servem para guardar as roupinhas, como trocador e até como área do banho.
O primeiro pensamento de uma grávida é sempre que está vindo um baby, mas pode acontecer de ser em dose dupla, e para o quarto de gêmeos é imprescindível que o espaço seja muito planejado. Neste caso, até os bercinhos foram confeccionados com medidas exclusivas para ocupar uma das paredes, enquanto o guarda-roupa preenche a parede ao fundo.
Mais fotos
Ideias e modelos de planejados para bebê
Apesar do investimento, em geral, ser um pouquinho mais elevado é claro que o quarto de bebê planejado é uma ótima escolha, assim é possível levar em consideração os pontos mais importantes para cada peça e ajustar o espaço de acordo com as dimensões.