Brincadeira de Rua – 12 Brincadeiras para Ensinar às Crianças!

Todo mundo já se divertiu com uma brincadeira de rua e sente muitas saudades do tempo em que passava horas com os amigos, seja na frente de casa, em um campo, na escola…

Muitas atividades são clássicas e ultrapassam gerações, principalmente pela facilidade em entreter as crianças. O pega pega é um ótimo exemplo: uma brincadeira simples, sadia e que deixa qualquer um alegre.

É por isso que essa e outras brincadeiras devem ser passadas para os filhos como forma de distração, de interação e até de aprendizado. Há uma lista grande com várias opções e relembramos algumas neste conteúdo. Confira as principais ideias, ensine e divirta as crianças.

dicas de brincadeiras

O ato de brincar é essencial para crianças de todas as idades. Pelo menos algumas horas ao dia elas devem ter um tempo para descontrair, seja sozinha, com familiares ou amigos.

Os pais e responsáveis devem incentivar essa prática, focando também no aprendizado lúdico, no qual é possível brincar e descobrir coisas novas ao mesmo tempo. Além de atividades educativas e jogos, há também as clássicas brincadeiras de rua.

Esse hábito é comum em muitas gerações e não deve ser deixado de lado. Embora muitas pessoas pensem que é algo perigoso, basta que ocorram sempre com a monitoria de um adulto e em locais seguros.

brincadeira de rua

A brincadeira de rua se refere a toda atividade externa. É primordial que as crianças saiam um pouco de casa para se divertir ao ar livre, trata-se até de uma questão de saúde. Para isso, os pais podem levá-las a parques, playgrounds de condomínios, praças, centros de recreação, chácaras, entre outros locais. Do mesmo modo, podem ser realizadas na escola, na hora do intervalo.

A interação com outras crianças se dá por meio dessas brincadeiras, ajudando no senso de coletividade e a fazer novos amigos. Então, não hesite em ensiná-las a organizar a brincadeira de rua que mais gostam.

brincadeiras de rua

 Ideias de Brincadeira de Rua Antiga

Há diversas ideias de brincadeira de rua antiga que podem ser adaptadas de várias formas. Segundo psicopedagogos, é interessante que as crianças sejam separadas por faixa etária dependendo da atividade.

Já outras são realizadas com pequenos de todas as idades, como pega pega, por exemplo. Em todo caso, as brincadeiras dependem de um bom espaço externo e regras dispostas por um adulto. Opte sempre por campos abertos e locais que podem ser facilmente monitorados.

Relembre as melhores brincadeiras de rua antigas e divirta-se com os pequenos.

Esconde Esconde

Começamos com a brincadeira de rua mais clássica: esconde esconde. Para fazer, é preciso escolher um local grande, preferencialmente uma chácara ou o quintal de casa.

As crianças devem tirar 2 ou 1, quem perder deve iniciar a contagem a ser definida – até 20, 30, 50, etc. Enquanto isso, as outras se escondem. Na hora de procurar, quem for achado deve ser anunciado no local da contagem: “1,2,3 João”, por exemplo.

Por outro lado, quem conseguir sair do esconderijo também pode ir ao local da contagem e se anunciar como salvo. Depois que todos são revelados, o próximo a contar será aquele que foi pego primeiro.

Esconde Esconde

Pega Pega

As crianças devem se reunir em um grupo. Por meio de sorteio, é definido o pegador, que deve correr atrás dos outros. Quem for pego primeiro se torna o pegador e assim a brincadeira segue. Quem não for pego em nenhuma etapa pode até ganhar um prêmio.

Pega Pega

Polícia e Ladrão

Separe os pequenos em dois grupos: o primeiro é formado por policiais e o outro por ladrões. A brincadeira consiste na captura de todos os ladrões, que podem correr e até se esconder para que não sejam capturados. Quem for pego se junta à polícia, até sobrar apenas um ladrão, que deve ser caçado por todos.

Polícia e Ladrão

Queimada

A queimada é um jogo tradicional e considerado até um tipo de esporte. É uma ótima opção para fazer na escola (nas aulas de educação física) e nos centros de recreação.

Nesse jogo, as crianças devem ser separadas em dois grupos. Faça uma linha no meio do campo e duas linhas ao final das metades, ambas com o mesmo espaço.

Um time começa com a bola e deve acertá-la em alguma parte do corpo dos adversários. Quem for queimado, vai para a linha detrás do campo rival. Assim, a pessoa pode pegar a bola caso ela ultrapasse essa linha e tentar queimar quem estiver no campo. O time vencedor é aquele que queimar todos os membros da equipe adversária.

queimada

Taco

Taco ou Bets é outra brincadeira de rua antiga que faz muito sucesso até hoje. Consiste em duas duplas: uma deve proteger a cela com o taco rebatendo a bola que deve ser arremessada pelos adversários.

O objetivo do jogo é cruzar os tacos de acordo com uma quantidade de vezes definida. Quem consegue derrubar a cela (que pode ser uma garrafa ou outros objetos) ganha a posse do taco.

taco
desenhos da animação Bets Ombro

Amarelinha

Essa brincadeira é muito divertida e fácil de fazer. Basta ter giz para riscar o chão, fazendo um caminho numérico (de 1 a 10) até o Céu. Os jogadores devem arremessar uma pedra em cada casa numérica e ir pulando até chegar ao fim. Ganha quem passar por todo o circuito indo e voltando. Quem erra dá a vez para outro jogador.

amarelinha

Bobinho

Pegue uma bola simples e reúna as crianças em uma roda. Faça o sorteio para definir quem será o bobinho, que deve ficar no meio do círculo. O objetivo é pegar a bola e, quem perdeu, vira o novo bobinho. Uma boa atividade recreativa para esquentar o corpo.

Bobinho

Rouba Bandeira

Realizada em dois times, cada um em um campo com uma bandeira na linha final. O objetivo é roubar a bandeira do adversário sem ser tocado. Caso contrário, o jogador fica preso no campo rival e só pode ser salvo se tocado por alguém do seu time. Ganha quem pegar a bandeira. Essa atividade é ótima para trabalhar o senso de estratégia.

rouba bandeira

Corrida de Saco

Não tem segredo: cada criança deve usar um saco grande (de plástico ou estopa) e pular até chegar ao ponto final. Faça duas linhas, a inicial e de chegada. O vencedor pode ganhar um prêmio. Faça sempre essa brincadeira em um campo gramado.

Corrida de saco

Estátua

Após alguém falar “Estátua” todos devem ficar parados e não devem se mexer. Quem aguentar por mais tempo é o campeão. Essa brincadeira de rua é garantia de boas risadas.

Para deixar mais divertido, coloque uma música. As crianças devem dançar e ficar em estátua quando a música parar. As poses ficam bem engraçadas.

estátua

Batata Quente

As crianças devem se reunir em roda com uma bola. O adulto começa a cantar “Batata quente quente quente…” enquanto a bola passa por cada criança. Quando chegar ao “queimou”, quem estiver com a bola está eliminado da brincadeira. Ganha quem sobrar!

Batata quente

Pular Corda

Um ótimo exercício para as crianças, a brincadeira com corda deixa todo mundo bem alegre. Enquanto duas pessoas batem a corda, outra pula. Nesse tempo, podem cantar, pedir para pular com um pé só, enfim. Além disso, o ritmo pode aumentar gradativamente. Dá até para promover competições descontraídas!

pular corda


Enfim, essas são as nossas ideias de brincadeira de rua para as crianças se divertirem com amigos, irmãos, primos e até com os adultos. Gostou da lista? Tem outras dicas? Conte pra gente! Até mais!