Como Viajar com Bebê – 5 Dicas Essenciais para uma Viagem Tranquila!

Viajar com bebê não costuma ser uma tarefa fácil, mas se bem planejada,  pode evitar muitas dores de cabeça e deixar a viagem mais tranquila, aproveitando as descobertas da criança.

E se você vem planejando uma viagem com bebê, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto e quer aprender a planejar o momento para deixar a situação mais tranquila, no post trouxemos dicas de como viajar com bebê e aproveitar o momento.

como viajar com bebe

Dicas para Viajar com Bebê

Deslocamento

Uma das primeiras etapas de planejamento para viajar com crianças muito novas é a de planejar o deslocamento, começando com destinos mais próximos e com mais infraestrutura.

O tempo de deslocamento para a viagem deve ser considerado previamente, evitando distâncias que podem ser excessivamente longas e desgastantes para a criança.

como organizar viagem com bebe

O tempo de deslocamento para o destino deve levar em consideração não só o período dentro do transporte escolhido para chegar ao destino, mas também as paradas em casos de viagens terrestres, e o deslocamento até o aeroporto em casas de viagens de avião.

Esse tempo de deslocamento deve ser calculado previamente para evitar que o percurso possa ser desgastante e fazer com que o bebê fique irritado, e também para calcular mamadas, trocas de fralda e até mesmo momentos de soneca da criança, evitando sair muito da rotina para que o bebê não se sinta desconfortável.

dica de viagem com bebe
O tempo de deslocamento deve ser planejado previamente

Meio de transporte

Os meios de transportes mais comuns para deslocamento são as opções terrestres, como viagens de carro, e opções aéreas, como viagens de avião.

A viagem de carro pode ser uma ótima opção para os primeiros meses do bebê, iniciando com viagens mais curtas e planejando paradas durante o caminho, fazendo pausas durante o deslocamento e facilitando os momentos de alimentação do bebê e trocas.

Para quem planeja viajar de carro com bebê, é dispensável uso da cadeirinha para garantir a segurança da criança. Nesse caso, escolha por uma cadeirinha de segurança que tenha formato e estofado confortáveis, evitando capas que possam deixar o assento muito abafado.

dicas para viajar de carro com bebe
A cadeirinha é indispensável na viagem de carro

Para a viagem feita de avião, essa pode ser uma maneira mais rápida de se deslocar entre destinos distantes, mas também é preciso bastante planejamento.

No momento da decolagem é comum que o bebê sinta pressão no ouvido, podendo causar bastante desconforto. Para evitar o desconforto da criança, uma boa dica é aproveitar o momento da decolagem para amamentar o bebê, uma vez que a sucção pode evitar a sensação de pressão no ouvido.

dica para viajar de aviao com bebe
Amamentar a criança durante a decolagem pode evitar desconforto no ouvido

Para planejar a viagem de avião com bebê, é importante verificar com a companhia aérea quais itens podem ser levados para dentro da aeronave, considerando que algumas companhias permitem a entrada de bebê conforto e até mesmo alguns modelos de carrinhos de bebê, que podem ser levados até a porta da aeronave, facilitando o deslocamento no aeroporto e garantindo o conforto da criança.

Para quem vai viajar de avião com bebê, uma boa dica é a de fazer check-in antecipado, fazendo a escolha dos assentos em lugares estratégicos, além de reduzir o tempo de espera no aeroporto.

como viajar de aviao com bebe

Entretenimento

Alguns momentos da viagem podem ser entediantes para o bebê, como situação de deslocamento, espera em restaurantes, entre outros.

Para evitar que esses momentos sejam muito entediantes para a criança e possam deixá-la irritada, uma boa dica é ter algumas opções de brinquedos e atividades que ajudem na distração do bebê.

dicas para viajar com bebe
Os brinquedinhos podem ajudar a distrair o bebê

A seleção de brinquedos, livrinhos e outras atividades de entretenimento deve ser feita previamente com opções que sejam fáceis de levar na viagem.

Os itens de entretenimento devem ser levados em uma bolsa de fácil acesso, garantindo que durante o deslocamento seja possível de acessar alguns brinquedinhos para distrair o bebê.

dicas para entreter criancas em viagens

Destino

Durante o planejamento da viagem com bebê, é importante a escolha de um destino que seja adequado para o bebê.

A escolha do destino pode deixar a viagem bem mais tranquila, evitando perrengues e situações mais difíceis de resolver.

dicas para escolher destino de viagem com bebe
A escolha do destino deve levar em consideração o bebê

Para as viagens com bebês mais novos, é recomendado conversar com o pediatra da criança, certificando-se sobre o uso de protetores solares e repelentes adequados de acordo com o tempo de vida do bebê.

Para definir o destino, é importante considerar uma viagem com proximidade de cidade, oferecendo mais infraestrutura, como hospitais e farmácias, que podem ser necessários em situações com o bebê.

A viagem também deve levar em conta a escolha da estadia, principalmente em caso de de escolha de hotel, definindo hotéis que sejam permitidos bebês e que ofereçam infraestrutura, como acréscimo de bercinho no quarto, entre outras facilidades.

como fazer viagem com bebe

Mala

Com toda a viagem já planejada uma das últimas etapas que deve ser planejada é a mala.

Para fazer a mala de bebê para viagem, é indispensável roupas confortáveis, principalmente para o momento de deslocamento, garantindo que a criança se sinta confortável durante esse período que pode ser mais entediante.

Para montar a mala de viagem de bebê, a dica é calcular o número de dias da viagem separando ao menos um look por dia, além de opções extras de roupinhas, garantindo peças para trocas inesperadas, que podem acontecer em situações como golfos, babadas e até mesmo fraldas que vazam.

Além da mala de roupinhas que deve ter peças extras, ainda vale acrescentar na mala fraldas e lenços umedecidos para as trocas. No entanto, esses são itens fáceis de encontrar em diferentes destinos e podem ser levados em menor quantidade para o caso da mala já estar com pouco espaço. Assim, é possível levar apenas o essencial para algumas trocas e comprar mais fraldas e lenços no destino, evitando peso na bagagem.

como arrumar mala para viagem com bebe

Na mala para bebê ainda é necessário incluir uma mini farmacinha com os remédios e pomadas que a criança costuma utilizar, incluindo opções para febre, cólicas, picadas, entre outras situações comuns que podem acontecer durante a viagem. Além dos remédios mais utilizados pela criança,o kit ainda pode incluir um termômetro, para o caso da criança ter febre.

Para montar a mini farmacinha, lembre-se de não exagerar, mas apenas colocar as opções que são utilizadas com mais frequência.

Entre os itens do bebê que devem ser levados na viagem, vale a pena incluir um sling ou canguru, peças que permitem que os pais possam carregar a criança e ficar com as mãos livres. Essas peças podem ser utilizadas no deslocamento, principalmente para quem vai viajar de avião, garantindo mãos livres para carregar as malas e se deslocar no aeroporto.

dicas para viajar com bebes
O sling ou canguru facilitam o deslocamento durante a viagem e no destino

E por último, vale lembrar da mala de mão ou malinha extra de fácil acesso, incluindo alguns alimentos que fazem parte da alimentação do bebê, itens de higiene pessoal para trocas e uma troca de roupinha para o caso de necessidade de trocar o bebê.

 

Você já viu esse momento de fazer uma viagem com bebê? Para evitar que o momento possa ser uma grande confusão, siga as dicas do post e se planeje com antecedência.