O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE: Lista da Mala!


O indicado pelos médicos é a partir dos sete meses as futuras mamães já manterem uma bolsa pronta para levar alguns itens para a maternidade. É a partir deste período de gestação que a criança já está em formação completa e casos de nascimento prematuro são bem comuns.

Para evitar o desespero dos pais, preparar a mala para ir ao hospital a qualquer momento é importante, mesmo nos casos de cesariana já marcados.

bolsa maternidade o que levar

dicas para mamães

 

As mamães prevenidas não precisar se preocupar que nada que está na mala não pode ser comprado de emergência. Até mesmo em uma lista simples o futuro papai pode ir até uma loja de produtos para bebê ou farmácia e levar tudo.

Claro, mulheres adoram ter seus itens enumerados e bem organizados a seu modo, e por isso preparar a bagagem da maternidade por elas mesmas é considerado um dos passos pré nascimento importantes. Há também a vontade de organizar tudo e se sentir uma mãe eficiente, por isso algumas grávidas sentem muito prazer em organizar seus itens.

O ideal é deixar tudo bem dobrado em uma mala de rodinhas, facilitando o transporte emergencial em caso de necessidade de ir ao hospital às pressas.

Seja verão ou inverno, alguns itens são importantes de ter, da lista básica da mala de maternidade. Os comuns as duas estações do ano são:

O que a mamãe deve levar na bolsa de maternidade?

  • Camisolasnão são indicados os modelos de short e blusa porque sendo parto cesária ou normal, é preciso levantar e esforço para passar a peça. A camisola veste por cima e os ajustes podem ser feitos na cama do hospital mesmo, menos doloroso para a mamãe.
  • Hobbies – lembre que após o nascimento muitas pessoas vão te visitar e algumas mulheres não curtem a exposição da transparência da roupa de dormir. O ideal é usar a sua camisola confortável por baixo e um hobbie por cima para receber visitas.
  • Calcinhas pós parto – são um pouco maior que as calcinhas usadas normalmente fora da gestação, podendo ser até as de grávida mesmo. O corpo demora um pouco a diminuir as medidas após o nascimento e quanto maior for a calcinha, melhor. Também haverá o sangramento pós parto de alguns dias, um ato normal do corpo em limpeza uterina. Você vai precisar usar absorventes, então uma calcinha confortável é o ideal. Leve ao menos seis unidades pensando em três dias de internamento.
  • Absorvente noturno – há modelos em farmácia especialmente indicados para o pós parto, mas os cirúrgicos e noturnos já são legais e servem bem.
  • Sutiã de amamentação – este será um dos grandes amigos da futura mamãe ao longo do primeiro ano de vida da criança. Ele tem abertura frontal, expondo apenas um seio e por isso muito mais prático nos momentos de amamentação da criança. É confortável e com boa sustentação e deve ser provado para não apertar muito nas alças ou fechos.
    Sandálias anti derrapantes ou chinelos de dedo – se possível novas e que evitem acidentes em piso liso como o de hospital.
  • Kit de higiene pessoal – ai as mulheres ficam à vontade. Há quem prefira usar seu próprio sabonete, mesmo o hospital fornecendo, shampoo e condicionador para lavar os cabelos, hidratante, dentre outros. Tente levar aromas suaves de perfume, em especial se sua hospedagem hospitalar for do tipo enfermaria.
  • Par de roupas para a saída do hospital – para sair do hospital você pode levar o que quiser, mas é uma dica legal optar por vestidos porque são mais fáceis de vestir e até mesmo de pedir ajuda.
  • Revistas ou livros – você pode ficar bastante entediada durante a média de três dias de internamento para cesária, então quanto mais diversão tiver melhor. Uma leitura agradável enquanto a criança dorme ou na espera do parto pode ser legal.
    lista de itens para levar na maternindade

Sempre é bom ver opiniões e experiências de quem já passou por essa fase. Veja mais dicas em video

O que a mamãe deve levar na bolsa de maternidade para o bebê?

A malinha do bebê é a parte, devendo seus itens serem organizados em separados. E as mamães até curtem as lindas bolsas de maternidade específicas para o material infantil,

  • Fraudas pós nascimento – ao menos dois pacotes. São de tamanho específico para crianças pós nascimento, menores que o normal, mas se a criança nascer grande demais você pode precisar de tamanho M.
  • Fraudas de tecido – são ótimas para as famosas gofadas pós alimentação e apoiar a criança. Ela pode babar a vontade e não suja a roupa dos pais. Leve ao menos seis para três dias, mas quanto mais melhor.
  • Calças com pé – cobrem os pés à noite, quando a criança sente mais frio e as protege do ar condicionado do hospital. Leve ao menos uma por dia de internação, então três seria o ideal.
  • Macacão de nascimento – roupa com abertura na parte de baixo e na frente para vestir e trocar a frauda sem sacrifícios. Também é bem confortável para a criança e permite seus movimentos sem problemas.
  • Manta de algodão – para cobrir a criança em seu sono. Os bebês querem se sentir aquecidos e protegidos e a manta não é muito quente.
  • Chupeta – caso queira introduzir o item o mais cedo possível, leve o acessório já na mala de maternidade.

Todos os itens da criança devem ser lavados e secos devidamente antes de colocar na bolsa. Separe tudo e não deixe que pessoas com as mãos sujas toque nos itens.

Quer mais dicas de uma mamãe? Confira no video:

O que levar para maternidade no verão

o que levar na maternidade pública

  • Caso o clima esteja em verão intenso, esqueça alguns itens como macacão e mantas e opte por tudo o que for leve.
  • Camisola de seda para a mamãequanto mais fina melhor, em especial em cidades de clima quente. Mesmo a noite você pode sentir calor, mas leve em consideração que nos quartos hospitalares há na maior parte deles ar condicionado, então você pode sentir frio.
  • Camisetas finas e de alcinha para a criança – esqueça os bodys ou macacões cobrindo tudo. Se o clima está quente, melhor levar roupas frescas ou até deixar a criança de dia sem camiseta ou roupinha e só cobrir a noite, quando naturalmente a temperatura baixa e a criança sofre mais esta variação.

O que levar na mala de maternidade no inverno

mala de maternidade

Se os dias estão mais frios ou sua cidade for do tipo inverno rigoroso, melhor prevenir-se e acrescentar alguns itens extras na malinha tanto da criança como da mamãe. As indicações são:

  • Lençol ou manta extra para a mamãe – bem lavada e se possível empacotada isoladamente e nova para evitar infecção. Os lençóis de hospital são bem frios e
  • Manta para o bebê – tanto para segurar como uma para colocar no berço para a criança dormir.
  • Seis pares de meia e luvinhas – quando o clima esfria é crucial proteger mãos e pés da criança, onde incomoda mais e pode causar doenças como uma grife nos primeiros dias de vida externa, quando o sistema imunológico da criança ainda está se adaptando.
  • Dois ou três casaquinhos de lã – pode levar um para a mamãe também. Para a criança, em seus momentos de passeio, é importante um modelo que esquenta bem e é confortável.

Pra finalizar vamos a mais um video com dicas legais

Depois de todas essas ideias vale a pena separar um tempo para fazer sua própria lista personalizada de acordo com as suas necessidades. Clique aqui para criar sua planília online grátis e imprimir depois de pronta.


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *