Brincadeiras Antigas – As 9 Ideias Mais Divertidas de Antigamente!
Atualmente é comum ver as crianças passando horas no vídeo game, TV, computador e celular, e uma maneira de tirar as crianças das telas, é resgatando brincadeiras antigas e estimulando atividades diferentes a serem exploradas.
E se você quer se lembrar de brincadeiras antigas para fazer com as crianças e gastar energia tirando-as das telas e do mundo virtual, reunimos diversas brincadeiras que fizeram sucesso há décadas e continuam agradando as crianças de hoje em dia.
Tópicos
Ideias de Brincadeiras Antigas
Brincadeiras de Roda
As brincadeiras de rodas são atividades para fazer em companhia de outras pessoas e são excelentes escolhas para desenvolver expressão corporal, ritmo e habilidades na coordenação motora das crianças.
Ciranda Cirandinha
Um clássico das brincadeiras de roda é a Ciranda Cirandinha, presente há décadas entre as brincadeiras antigas.
Essa brincadeira consiste em fazer uma roda e dar as mãos para as pessoas ao lado. Com as mãos dadas, os participantes da roda cantam e giram.
Ao final da canção, uma das pessoas da roda é escolhida para ficar no centro; e a brincadeira termina quando todos os participantes estiverem no centro da roda.
Letra:
Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso, dona (nome de um participante)
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora.
Dança das Cadeiras
A dança das cadeiras é uma brincadeira de roda perfeita para gastar a energia e divertir as crianças.
Nessa brincadeira, são dispostas cadeiras no centro e as crianças ficam dançando e rodando em volta das cadeiras durante uma música.
Ao parar a música, as crianças devem se sentar nas cadeiras e quem não conseguir sentar sai do jogo.
A cada rodada da dança das cadeiras sai um participante e deve ser retirada também uma nova cadeira, de modo a diminuir as cadeiras ao longo da brincadeira.
Batata Quente
A brincadeira da batata quente é uma brincadeira antiga de roda e que diverte as crianças.
Nessa brincadeira, os integrantes se sentam em formato de roda e enquanto canta uma música vão passando um objeto, o que pode ser uma bola ou outro item.
Ao terminarem a música quem ficar com o objeto, considerado a batata quente, sai do jogo e quem conseguir permanecer até o final ganha a brincadeira.
Letra:
Batata que passa quente
batata que já passou
quem ficar com a batata
coitadinho se queimou!
Essa mesma brincadeira pode ter variações em diferentes regiões do Brasil . E uma dessas variações traz uma música diferente e uma maneira diferenciada de brincar.
Nessa outra maneira, as crianças ficam sentadas em formato de círculo e uma criança fica de fora da roda e de costas.
Essa criança que está fora da roda canta a música enquanto os participantes passam o objeto, e quando a pessoa que está de pé para de cantar, a pessoa que terminou com o objeto na mão, sai da brincadeira.
Assim, a pessoa que estava cantando volta para a roda e uma nova pessoa é escolhida para cantar do lado de fora.
Nessa versão, a música cantada é mais simples: “Batata quente, quente, quente, quente, quente, quente, queimou!”.
Brincadeiras de Rua
As brincadeiras de rua fazem parte das tradições de brincadeiras antigas ver e nesse caso reunimos opções para deixar as crianças ao ar livre e garantir a queima de energia com brincadeiras que envolvem desempenho e agilidade.
Elefantinho Colorido
Uma das brincadeiras ao ar livre é “elefantinho colorido”, que é uma atividade que necessita de no mínimo 3 participantes e uma bola ou outro objeto.
Nessa brincadeira, as crianças ficam sentadas em formato de círculo e vão passando a bola enquanto vão falando “e-le-fan-ti-nho co-lo-ri-do” pausadamente.
Quando terminam de falar, o objeto para na mão da última criança que recebeu o item e essa criança tem o direito de escolher uma cor. Assim, todas as crianças devem sair correndo para tocar em um objeto com a cor que a uma criança definiu, e a última criança que tocar no objeto colorido é que sai do jogo.
Esconde Esconde
Um clássico das brincadeiras de rua é o esconde-esconde, uma brincadeira em que no começo é preciso escolher um participante para ser o pegador; assim, esse participante deve ficar em um local determinado e fechar os olhos enquanto conta (bate cara).
Nesse tempo em que o pregador está contando, os outros participantes devem correr e se esconder.
Ao final da contagem, o pegador sai em busca dos fugitivos e a meta da brincadeira é que os fugitivos consigam se salvar, chegando no ponto determinado e onde foi usado para “bater cara” e devem gritar “1,2, 3 livre”.
O pegador deve encontrar um participante escondido e correr até o ponto onde bateu cara e gritar “fulano, pego”. Assim, o participante que for pego e não conseguir se salvar, é o próximo a bater caras, ou seja, é o próximo a ser pegador.
Pega Pega
Se a ideia é colocar as crianças para correr e queimar energia, o pega pega é uma das brincadeiras antigas que vai agradar a criançada e garantir essa queima de energia.
Nessa brincadeira, uma criança é escolhida para ser o pegador, e deve sair correndo atrás das outras crianças afim de encostar em uma, e essa nova criança se torna o pegador; e assim a brincadeira se estende.
Brincadeiras com as Mãos
As brincadeiras com as mãos são ótimas para fazer em lugares com pouco espaço, e também podem ser alternativas para brincar no carro durante uma viagem ou até mesmo na sala de espera de uma consulta médica.
Passa Anel
Uma das brincadeiras antigas que é bastante conhecida, é a brincadeira de mãos de passa anel, que pede um número maior de participantes formando uma fila e como as mãos esticadas para frente em formato de concha.
Assim, um participante com um anel na mão ou outro objeto pequeno, deve ir passando ao longo da fila e passando as mãos com o anel dentro nas mãos das pessoas que estão enfileiradas.
O participante que está com o anel escolhe um dos participantes para deixar o anel de modo discreto.
A meta é que os outros participantes da brincadeira consigam adivinhar com quem está o anel. A pessoa que adivinhou é novo portador do anel e uma nova rodada da brincadeira se inicia.
Pedra, Papel e Tesoura
Essa é brincadeira com as mãos que precisa de 2 participantes, ou seja, é uma ótima brincadeira para ser feita com poucas pessoas.
Assim, os 2 jogadores devem ficar com as mãos escondidas para trás enquanto falam “pedra, papel ou tesoura” r ao final da fala devem lançar as mãos com a posição escolhida.
- Mão fechada – significa pedra;
- Mão aberta – significa papel
- 2 dedos (indicador e médio) – indicam tesoura.
Assim, cada uma das escolhas tem poder sobre a a outra:
- Papel: ganha da pedra, pois consegue envolvê-la, mas perde para tesoura, uma vez que tesoura corta papel;
- Tesoura: ganha do papel, pois consegue cortá-lo; mas perde da pedra, que amassa a tesoura;
- Pedra: ganha da tesoura, já que amassa o objeto; e perda para o papel, uma vez que a pedra pode ser envolvida com o item.
Bate Figurinha
Essa brincadeira é uma ótima escolha para os períodos de coleções de figurinhas, uma vez que é possível trocar figurinhas repetidas de maneira divertida.
Nesta brincadeira, as figurinhas repetidas dos participantes são colocadas em um monte e viradas para baixo.
Cada participante tem o direito o e bater sobre o monte de figurinha. Para bater sobre o monte de figurinhas, o participante deve deixar a mão em formato côncavo e bater no monte, assim as figurinhas que são viradas para o lado de cima passam a ser da pessoa que conseguiu virar.
O monte é arrumado novamente e o próximo participante bate para tentar conquistar figurinhas.
Agora é só colocar as brincadeiras em prática e garantir a diversão das crianças em propostas que vão muito além da telinhas.