Chá de Erva Doce para Bebê – Como Fazer? 5 Benefícios da Erva!
É da cultura popular algumas receitinhas clássicas de avós para bebês, e uma dessas receitas e dicas é o chá de erva doce para bebê, mas será que esse chá realmente é benéfico e não traz riscos?
Se você quer saber se acrescentar chá de erva doce na alimentação do bebê traz algum risco ou benefício, no post respondemos a essas dúvidas e ainda damos dicas especiais!
Sobre o Chá de Erva Doce
Quais seus Benefícios?
O chá de erva doce para bebê não faz parte apenas de uma cultura popular e sem benefícios, pelo contrário, essa bebida pode sim trazer benefícios à criança. Entre os benefícios mais frequentes que esse tipo de chá pode trazer ao bebê estão:
- Alívio de cólicas;
- Alívio do desconforto causado pelo acúmulo de gases;
- Ajuda na digestão;
- Auxilia no relaxamento;
- Pode conduzir do sono.
Bebês Podem Tomar?
A orientação da Organização Mundial da Saúde é manter o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, sendo assim, não é indicado oferecer nenhum outro alimento à criança nesse período.
O leite materno é um alimento completo, trazendo hidratação, nutrição e saciedade ao bebê, por isso, dispensa a necessidade de qualquer outro alimento ou bebida, exceto em casos com orientação médica.
Sendo assim, o chá de erva doce para bebê não deve ser oferecido no primeiro semestre de vida, que deve ser mantido apenas com aleitamento materno.
Só após esse período em que é iniciada a introdução alimentar é que o bebê está liberado para aproveitar os benefícios do chá, mas antes de introduzir essa bebida na alimentação é ideal conversar com o médico que acompanha a criança.
Qual a Quantidade Ideal?
Como é uma fase de muitas descobertas e até mesmo dúvidas, o ideal é que a introdução do chá para bebê seja feita como a orientação de um médico, seguindo também a quantidade indicada por esse profissional.
Em geral, uma quantidade média para dar ao bebê é de 50 ml, mas lembrando que o chá não deve substituir água, leite ou outros alimentos da introdução alimentar.
O excesso de chá também não é indicado aos bebês, uma vez que pode deixar a criança sonolenta.
Quais Cuidados Necessários?
Entre os cuidados que devem ser tomados ao oferecer chá de erva doce para bebê está o fato de que a bebida deve ser sempre mais diluída, em pequenas doses e em temperatura ambiente, evitando que o calor da bebida queime a língua ou o céu da boca do bebê.
Outra orientação e cuidado é em relação a não adoçar a bebida, uma vez que o uso de açúcares ou adoçantes naturais, com o mel, não é indicado para bebês.
Faz Mal? Existem Riscos?
Ao optar por incluir chá na alimentação de bebês maiores de 6 meses, é preciso tomar alguns cuidados para evitar riscos. Entre os cuidados essenciais estão:
- Temperatura: Um dos riscos que a bebida pode causar é a possibilidade de queimar a língua ou o céu da boca do bebê, por isso, é ideal que a bebida é só seja oferecida ao bebê quando já estiver em temperatura ambiente.
- Uso de açúcares / adoçantes: O ideal é evitar o uso de açúcares ou adoçantes naturais, como o mel, até o primeiro ano de vida do bebê, evitando adoçar o chá, que até essa idade pode ser oferecido sem ser adoçado.
- Engasgamento: Assim como qualquer outra bebida, o chá também pode causar engasgamento, por isso, é ideal oferecer a bebida em uma mamadeira ou copo próprio para bebê e com a supervisão de um adulto.
- Reações alérgicas: A introdução de um novo alimento pode causar alergia em bebê, sendo assim, é ideal oferecer o chá de erva doce e acompanhar por alguns dias para verificar se o bebê não apresenta nenhuma reação alérgica a essa erva.
Como Fazer Chá de Erva Doce para Bebê: Passo a Passo
Se você quer aprender a fazer chá de erva doce para bebê, trouxemos uma receita que mistura erva doce e camomila, o que ajuda a combater dores intestinais, como cólicas em bebê, e ainda acalma e relaxa a criança.
Ingredientes:
- 50 ml de água
- 1 colher (chá) de erva doce
- 1 colher (chá) de camomila
Modo de preparo:
- Esquente a água, e com o fogo já desligado adicione as ervas;
- Tampe o recipiente e deixe as ervas descansarem na água quente de 5 a 10 minutos;
- Coe o chá para remover as ervas e deixe ficar em temperatura ambiente para dar ao bebê.
Agora que você já viu que o chá não substitui o aleitamento materno e nem é indicado antes dos 6 meses de vida, não deixe de consultar um médico antes de adotar o chá como um remédio caseiro para o baby, afinal só o médico pode avaliar a eficácia dessa bebida para cada caso.