Como Fazer Fantoches – 45 Ideias Criativas Para Brincar com Crianças!

Entreter as crianças pode parecer uma tarefa difícil, mas algumas atividades podem deixar as crianças envolvidas por muito tempo, além de ajudá-las no desenvolvimento, como é o caso de brincar com fantoches, que deixam as crianças concentradas e as estimulam na criação de histórias. E se a ideia é apostar nesse tipo de brincadeira, trouxemos ideias de como fazer fantoches, assim dá para incluir as crianças em atividades antes mesmo da brincadeira.

modelos

Fotos e Modelos de Fantoches

De Meia

fantoche cachorro de meia

Para a criação de fantoches divertidos para as crianças, vale apostar na criatividade, e uma das ideias inspiradoras é fazer o fantoche de meia, assim dá para aproveitar o que já tem em casa.

A ideia traz o uso de uma meia rosa para fazer uma cachorrinha engraçada em cor de rosa.

Para o fantoche de cachorrinha, a decoração foi feita com feltro para formar o rostinho e com tecido de pelo, dando a ideia de orelhas e rabo peludo.

 

fantoche de girafa
A meia bege foi decorada com caneta permanente marrom para dar forma à girafa
fantoche criativo e simples
A meia pink foi transformada em uma borboleta colorida

modelos de fantoches de meia

De Papel

fantoche de dobradura de papel

A arte de como fazer fantoches nem sempre exige materiais diferentes, e na criação dos fantoches vale deixar a ideia e criatividade fluírem.

E como ideia criativa e simples para o fantoche, uma das possibilidades é usar papel colorido para a criação dos bonecos, como nessa ideia do fantoche de sapo feito de papel verde.

Para o fantoche de sapo, a ideia foi de investir numa dobradura de papel, que permite abrir a boca do animal e dar vida ao fantoche de papel.

O fantoche ainda traz outros detalhes que vão além da dobradura, como as patinhas e até os olhos colados sobre o papel.

 

fantoche de papel
O modelo de papel é um crocodilo
modelos de papel
Os modelos foram feitos com papeis preto, branco e vermelho

De EVA

modelo simples de EVA

Entre as diferentes ideias e materiais que podem ser usados na criação de fantoches para entreter os pequenos, a ideia aqui traz um modelo feito em EVA.

Para criar o tigre de EVA,  ideia foi de cortar o corpinho com braços que podem ser manuseados com os dedos e decorar o boneco de EVA com listras sobrepostas de EVA marrom.

O fantoche de EVA tem os dois lados unidos através da costura com linha mais grossa, que fica aparente no fantoche e deixa o visual artesanal mais aparente.

 

rato de EVA
O modelo é um rato segurando um pedaço de queijo

fantoches de EVA

De Feltro

peppa pig de feltro

Como inspiração criativa de como fazer fantoches, a proposta aqui traz a ideia de usar feltro como material base para criar os bonecos, e uma das ideias é essa Peppa Pig de feltro.

A Peppa feita de feltro é uma opção de fantoche para o universo infantil, e traz uma modelagem simples com vestido de feltro vermelho e rostinho feito com tons de feltro rosa claro, dando formato ao rosto, a boca e até mesmo às bochechas coradas.

O modelo de fantoche da Peppa Pig ainda traz os bracinhos, que podem ser manuseados com os dedos.

 

fantoche de luva
O modelo em estilo luva com dedoches
modelo de flor
As flores foram feitas de feltro

modelos de feltro

De Espuma

boneca de espuma
A boneca tem os olhos feitos de EVA

Há muitas ideias de como fazer fantoches, e entre as possibilidades há os modelos feitos em espuma e que podem representar personagens como se fossem bonecos.

A inspiração do fantoche de espuma traz uma boneca de cabelos feitos de lã e que usa óculos, características que definem o visual da boneca.

O fantoche de boneca ainda traz um vestidinho que completa o visual da boneca e é ideal para cobrir a mão e os braços de quem está manuseando o brinquedo.

fantoche de espuma
O boneco foi feito usando camiseta
modelos de espuma
Os bonecos são manuseados com varetas

De Caixa de Leite

brinquedo de caixa de leite

Para incentivar as crianças a darem reuso a materiais recicláveis, a proposta aqui é de como fazer fantoches usando caixinhas de leite ou de suco, como mostra essa ideia.

Na proposta do fantoche, a ideia foi de cortar a caixinha ao meio e colar as partes para dar movimento ao fantoche, com a ideia de que o brinquedo abre a fecha a boca.

Para a inspiração do fantoche de caixa de leite, o item foi decorado com EVA para criar a ideia de um galo.

 

modelo de caixa de leite
A caixinha de leite foi transformada em um sapo
fantoche de caixa de leite
A caixinha foi transformada em um cachorro

De TNT

fantoches do Mickey

Entre os métodos de como fazer fantoches com opções simples e baratas, a proposta aqui traz modelos de bonecos feitos em TNT, um tecido baratinho e fácil de encontrar.

Na proposta, a ideia foi de criar a turma do Mickey em formato de fantoches e para isso os rostinhos dos personagens foram feitos de EVA, enquanto o corpo é uma túnica de TNT feita para cobrir a mão, e permite manusear os braços dos personagens através dos dedos, que podem ser encaixados no corpo feito de TNT.

 

modelo simples de TNT
Os modelos são ursinhos feitos de TNT
boneco de TNT
O boneco tem o rosto e as mãos feitas de EVA

De Garrafa PET

brinquedo de material reciclavél

A ideia de como fazer fantoches também pode render ideias criativas e sustentáveis, aproveitando materiais recicláveis, como esta proposta simples que utiliza de garrafa PET.

Para fazer o brinquedo com reaproveitamento de materiais, a ideia aqui foi de fazer uma base com garrafa PET cortada e montar sobre a garrafa um palhaço feito de TNT e EVA.

Nesse caso, o modelo não é de vestir nas mãos, e o fantoche é manuseado com um palitinho de churrasco que é posicionado por dentro da garrafa PET.

 

brinquedo com reaproveitamento
A garrafa foi pintada e decorada
fantoche de garrafa plástica
As garrafas foram decoradas com TNT
modelo de garrafa PET
A garrafa PET foi pintada e decorada com EVA

De Dedo / Dedoches

dedoche de EVA

Entre as tantas ideias de como fazer fantoches, uma variação para a brincadeira com as crianças é usando dedoches, que nada mais são que fantoches de dedos, o que permite contar uma história completa usando diferentes modelos de dedoches, um em cada dedo.

E como ideia de como fazer fantoches de dedos, a inspiração aqui traz os brinquedos feitos de EVA.

Para a brincadeira, a ideia foi de criar dedoches de EVA com formatos de animais, o que permite criar muitas histórias diferentes e criativas com dedoches simples.

 

dedoches de papel
Os modelos são impressos em papel
dedoches de feltro
Os modelos de dedoches são em feltro

Como Fazer Fantoches: Passo a Passo

Depois de ver diversos modelos de fantoches, é hora de aprender como fazer fantoches e envolver as crianças no processo de criação do brinquedo, o que torna a atividade ainda mais interessante.

passo a passo

  • Recorte um pedaço de tecido em formato circular e no centro recorte um novo círculo, como uma rosquinha;
  • Pegue um pedaço de feltro vermelho e recorte em formato retangular, e depois arredonde as pontas;
  • Em seguida, recorte um pedaço de EVA branco em formato circular e cole sobre o EVA um olhinho;
  • Pegue uma meia branca e vista na mão, formando uma espécie de boca com a meia na mão. Com auxílio de cola quente, cole na “boca” o feltro vermelho e em seguida cole um pedaço de feltro rosado para ser a língua;

DIY com passo a passo passo a passo com meia

  • Feche a boquinha do fantoche de meia, e monte o rostinho colando os olhos e o nariz feito de uma bolinha de pompom preto;
  • Continue a montagem do fantoche colando tecido de pelo alto branco para formar o topete e as orelhas do cachorrinho. Decore o pelo com lacinhos de cetim;
  • Por fim, cole o tecido cortado em formato de rosquinha na base do fantoche para cobrir o braço enquanto manuseia o brinquedo.

 

passo a passo simples

  • Pegue uma meia colorida e costure orelhinhas cortadas em feltro;
  • Em seguida pregue botões de camisa para serem os olhos;
  • E assim o passo a passo simples de como fazer fantoches está pronto!

 

Gostou das ideias? Então, aproveite as inspirações para incluir as crianças no projetinho DIY e depois permita que os pequenos fiquem entretidos com a brincadeira.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.