Brincadeiras Antigas – As 9 Ideias Mais Divertidas de Antigamente!

Atualmente é comum ver as crianças passando horas no vídeo game, TV, computador e celular, e uma maneira de tirar as crianças das telas, é resgatando brincadeiras antigas e estimulando atividades diferentes a serem exploradas.

E se você quer se lembrar de brincadeiras antigas para fazer com as crianças e gastar energia tirando-as das telas e do mundo virtual, reunimos diversas brincadeiras que fizeram sucesso há décadas e continuam agradando as crianças de hoje em dia.

dicas de brincadeiras antigas para crianças

Ideias de Brincadeiras Antigas

Brincadeiras de Roda

As brincadeiras de rodas são atividades para fazer em companhia de outras pessoas e são excelentes escolhas para desenvolver expressão corporal, ritmo e habilidades na coordenação motora das crianças.

 

Ciranda Cirandinha

Um clássico das brincadeiras de roda é a Ciranda Cirandinha, presente há décadas entre as brincadeiras antigas.

Essa brincadeira consiste em fazer uma roda e dar as mãos para as pessoas ao lado. Com as mãos dadas, os participantes da roda cantam e giram.

Ao final da canção, uma das pessoas da roda é escolhida para ficar no centro; e a brincadeira termina quando todos os participantes estiverem no centro da roda.

brincadeira ciranda cirandinha
A brincadeira traz um música folclórica

Letra:

Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso, dona (nome de um participante)
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora.

brincadeira antiga de roda

Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma brincadeira de roda perfeita para gastar a energia e divertir as crianças.

Nessa brincadeira, são dispostas cadeiras no centro e as crianças ficam dançando e rodando em volta das cadeiras durante uma música.

Ao parar a música, as crianças devem se sentar nas cadeiras e quem não conseguir sentar sai do jogo.

A cada rodada da dança das cadeiras sai um participante e deve ser retirada também uma nova cadeira, de modo a diminuir as cadeiras ao longo da brincadeira.

brincadeira infantil de dança das cadeiras
A brincadeira rende muitas risadas

brincadeira infantil para dentro de casa

Batata Quente

A brincadeira da batata quente é uma brincadeira antiga de roda e que diverte as crianças.

Nessa brincadeira, os integrantes se sentam em formato de roda e enquanto canta uma música vão passando um objeto, o que pode ser uma bola ou outro item.

Ao terminarem a música quem ficar com o objeto, considerado a batata quente, sai do jogo e quem conseguir permanecer até o final ganha a brincadeira.

 

Letra:

Batata que passa quente
batata que já passou
quem ficar com a batata
coitadinho se queimou!

brincadeira de roda infantil
A brincadeira reúne as crianças sentadas em roda

 

Essa mesma brincadeira pode ter variações em diferentes regiões do Brasil . E uma dessas variações traz uma música diferente e uma maneira diferenciada de brincar.

Nessa outra maneira, as crianças ficam sentadas em formato de círculo e uma criança fica de fora da roda e de costas.

Essa criança que está fora da roda canta a música enquanto os participantes passam o objeto, e quando a pessoa que está de pé para de cantar, a pessoa que terminou com o objeto na mão, sai da brincadeira.

Assim, a pessoa que estava cantando volta para a roda e uma nova pessoa é escolhida para cantar do lado de fora.

Nessa versão, a música cantada é mais simples: “Batata quente, quente, quente, quente, quente, quente, queimou!”.

brincadeira infantil batata quente

 

Brincadeiras de Rua

As brincadeiras de rua fazem parte das tradições de brincadeiras antigas ver e nesse caso reunimos opções para deixar as crianças ao ar livre e garantir a queima de energia com brincadeiras que envolvem desempenho e agilidade.

 

Elefantinho Colorido

Uma das brincadeiras ao ar livre é “elefantinho colorido”, que é uma atividade que necessita de no mínimo 3 participantes e uma bola ou outro objeto.

Nessa brincadeira, as crianças ficam sentadas em formato de círculo e vão passando a bola enquanto vão falando “e-le-fan-ti-nho co-lo-ri-do” pausadamente.

brincaedeira para grupo de crianças

Quando terminam de falar, o objeto para na mão da última criança que recebeu o item e essa criança tem o direito de escolher uma cor. Assim, todas as crianças devem sair correndo para tocar em um objeto com a cor que a uma criança definiu, e a última criança que tocar no objeto colorido é que sai do jogo.

brincadeira elefantinho colorido
A brincadeira exige habilidade das crianças
brincadeira infantil de rua
As crianças devem correr em busca da cor

Esconde Esconde

Um clássico das brincadeiras de rua é o esconde-esconde, uma brincadeira em que no começo é preciso escolher um participante para ser o pegador; assim, esse participante deve ficar em um local determinado e fechar os olhos enquanto conta (bate cara).

Nesse tempo em que o pregador está contando, os outros participantes devem correr e se esconder.

brincadeira infantil antiga e de rua
A brincadeira ao ar livre diverte as crianças

Ao final da contagem, o pegador sai em busca dos fugitivos e a meta da brincadeira é que os fugitivos consigam se salvar, chegando no ponto determinado e onde foi usado para “bater cara” e devem gritar “1,2, 3 livre”.

O pegador deve encontrar um participante escondido e correr até o ponto onde bateu cara e gritar “fulano, pego”. Assim, o participante que for pego e não conseguir se salvar, é o próximo a bater caras, ou seja, é o próximo a ser pegador.

11 brincadeira antiga de rua

Pega Pega

Se a ideia é colocar as crianças para correr e queimar energia, o pega pega é uma das brincadeiras antigas que vai agradar a criançada e garantir essa queima de energia.

Nessa brincadeira, uma criança é escolhida para ser o pegador, e deve sair correndo atrás das outras crianças afim de encostar em uma, e essa nova criança se torna o pegador; e assim a brincadeira se estende.

brincadeira antiga de correr
A brincadeira envolve muita correria e diversão!

13 brincadeira infantil pega pega

Brincadeiras com as Mãos

As brincadeiras com as mãos são ótimas para fazer em lugares com pouco espaço, e também podem ser alternativas para brincar no carro durante uma viagem ou até mesmo na sala de espera de uma consulta médica.

 

Passa Anel

Uma das brincadeiras antigas que é bastante conhecida, é a brincadeira de mãos de passa anel, que pede um número maior de participantes formando uma fila e como as mãos esticadas para frente em formato de concha.

Assim, um participante com um anel na mão ou outro objeto pequeno, deve ir passando ao longo da fila e passando as mãos com o anel dentro nas mãos das pessoas que estão enfileiradas.

brincadeira simples com as mãos

O participante que está com o anel escolhe um dos participantes para deixar o anel de modo discreto.

A meta é que os outros participantes da brincadeira consigam adivinhar com quem está o anel. A pessoa que adivinhou é novo portador do anel e uma nova rodada da brincadeira se inicia.

brincadeira antiga passa anel

 

Pedra, Papel e Tesoura

Essa é brincadeira com as mãos que precisa de 2 participantes, ou seja, é uma ótima brincadeira para ser feita com poucas pessoas.

Assim, os 2 jogadores devem ficar com as mãos escondidas para trás enquanto falam “pedra, papel ou tesoura” r ao final da fala devem lançar as mãos com a posição escolhida.

  • Mão fechada – significa pedra;
  • Mão aberta – significa papel
  • 2 dedos (indicador e médio) – indicam tesoura.
brincadeira antiga com as mãos
A imagem mostra os sinais feitos com as mãos para representar cada item

Assim, cada uma das escolhas tem poder sobre a a outra:

  • Papel: ganha da pedra, pois consegue envolvê-la, mas perde para tesoura, uma vez que tesoura corta papel;
  • Tesoura: ganha do papel, pois consegue cortá-lo; mas perde da pedra, que amassa a tesoura;
  • Pedra: ganha da tesoura, já que amassa o objeto; e perda para o papel, uma vez que a pedra pode ser envolvida com o item.

brincadeira simples com crianças

Bate Figurinha

Essa brincadeira é uma ótima escolha para os períodos de coleções de figurinhas, uma vez que é possível trocar figurinhas repetidas de maneira divertida.

Nesta brincadeira, as figurinhas repetidas dos participantes são colocadas em um monte e viradas para baixo.

Cada participante tem o direito o e bater sobre o monte de figurinha. Para bater sobre o monte de figurinhas, o participante deve deixar a mão em formato côncavo e bater no monte, assim as figurinhas que são viradas para o lado de cima passam a ser da pessoa que conseguiu virar.

O monte é arrumado novamente e o próximo participante bate para tentar conquistar figurinhas.

brincadeira antiga com figurinhas
A ideia da brincadeira é trocar figurinhas de maneira divertida

brincadeira para criança

 

Agora é só colocar as brincadeiras em prática e garantir a diversão das crianças em propostas que vão muito além da telinhas.