Lanches para Crianças – 60 Ideias Saudáveis e Nutritivas p/ Seus Filhos!
Por incrível que pareça, preparar lanches para crianças não é algo extremamente simples. Afinal, de acordo com cada idade há ingredientes que não são recomendados e tudo depende também da ocasião.
Há indicações de lanchinhos para a manhã, para tarde, para levar à escola ou a um passeio. Essas sugestões, geralmente dadas por especialistas em nutrição infantil, ajudam bastante a criação de lancheiras e aquele café da tarde gostoso.
Atualmente, mamães, papais, avós, madrinhas, enfim, responsáveis pelos pequenos estão mostrando uma preocupação maior com a oferta de comidinhas saudáveis.
Com a crescente de doenças que antes eram tipicamente de adultos em crianças e da obesidade infantil, surge a necessidade de modificar a alimentação de nossos filhos, netos e sobrinhos. Eles merecem experimentar o que há de melhor para sua saúde no dia a dia, com aquele plus de “guloseimas” nos finais de semana e nas férias, claro, pois ninguém é de ferro.
Pensando nisso, elaboramos um post repleto de dicas bem interessantes, com uma porção de imagens que certamente vão inspirar lanches incríveis! Que tal então acompanhar com a gente e levar a criançada para a cozinha? Aproveite!
Dicas e Opções de Lanches para Crianças
Quando falamos que preparar lanches para crianças não é uma tarefa muito fácil, queremos dizer aquelas opções cheias de nutrientes.
Como todos sabem, hoje em dia há uma infinidade de produtos industrializados que facilitam a rotina, porém, não contribuem para a boa alimentação infantil.
Para quem tem o dia a dia muito corrido, de acordo com especialistas, é sugerido mesclar entre ingredientes frescos e aqueles comprados prontos. Por exemplo, os lanchinhos naturais + um suco de caixinha. Mas atenção: só de vez em quando – aqueles dias em não há mesmo como se dedicar no preparo de uma bebida natural.
Agora é muito importante que os pais prezem pela criação de lanches para crianças saudáveis praticamente todos os dias, incentivando-os a comer alimentos frescos, crus, variados e bem coloridos. Bacana também apresentar diversos tipos de sabores: salgado, doce, azedo, enfim…
Prestar atenção no lanche e buscar as opções mais nutritivas é, de fato, um ato de carinho.
Portanto, não deixe de lado essa oportunidade de criar filhos com hábitos saudáveis desde pequeninos. Chame-os para preparar os lanchinhos, tanto para a escola quanto para comer em casa. Pergunte-os o que gostariam de experimentar, peça opiniões e mostre como é o preparo.
Afinal, as crianças têm uma facilidade de interpretação cognitiva muito apurada e vão se conectar com esse aprendizado rapidamente. Aposte nisso!
A seguir vamos explorar diversos tipos de lanches para crianças. Dos saudáveis, que podem ser comidos em casa, no passeio, na casa da avó, na escola, etc., até as guloseimas perfeitas para os dias de folga, como durante as férias, por exemplo.
Inspire-se!
- Lanches saudáveis
Já falamos anteriormente sobre a importância de preferir os lanches saudáveis para os pequeninos. Muita gente deixa essa opção de lado por inúmeros motivos. É totalmente compreensível que atualmente os dias são extremamente corridos, com muitos afazeres, e quase não sobra tempo para ficar na cozinha.
No entanto, trouxemos dicas de lanches que fazem bem à saúde de todos e que não demandam muito trabalho. Você verá como dá para preparar uma lancheira em poucos minutos com a certeza de que a criança ficará saciada.
A principal dúvida que as mães / os pais e afins têm é sobre o que por na lancheira saudável. Esse questionamento surge, pois há produtos no supermercado que dizem ser integrais, sem açúcar, sem glúten, que seguem a linha “fit, mas que na verdade são “mascarados”.
Por isso, nossa indicação para você é que invista ao máximo nos alimentos naturais. Por exemplo:
- Frutas
- Legumes
- Castanhas (frutas oleaginosas)
- Gelatina
- Pães e biscoitos integrais
- Cereais
- Iogurte caseiro
- Embutidos magros
- Geleias caseiras
- Sucos naturais
- Chás e água
Bom, para que você perceba como esse tipo de lanche pode ser montado, na prática, selecionamos diversas fotos. Confira!
- Para levar na lancheira
O preparo do lanche é uma coisa, a montagem da lancheira é outra. Que tipo de lanche enviar? O que combina com o que? Qual a quantidade ideal? Como dispor todos os lanchinhos de forma que não interfiram no sabor? Como cortar os alimentos? Como deixá-lo mais divertido?
Nossa! São muitas perguntas a respeito desse assunto. Por isso que, do mesmo modo, há respostas perfeitas! Segundo especialistas não deve haver muito segredo na hora de montar uma lancheira para crianças.
O primeiro passo é apostar nos naturais. Depois, deve-se prestar atenção na “fome” da criança. Você conhece o seu filho, e sabe o quão ele come e o horário que irá se alimentar.
Na escola, como os lanchinhos são realizados, geralmente, entre as refeições mais extensas, como café da manhã e almoço, pode ser que ele não precise de uma lancheira muito cheia. Equilibre bem a escolha para que não volte alimentos para casa e não haja desperdício, ou também de incentivar que a criança coma em excesso.
De acordo com os nutricionistas, a alimentação ideal para o dia a dia escolar é a seguinte:
Esse parâmetros acima podem ajudar você a elaborar cardápios semanais para os pequenos.
É essencial que o lanche escolar seja enviado separadamente dos materiais que seu filho carrega na mochila. Por isso a recomendação do uso da lancheira.
Ela facilita o transporte dos alimentos, geralmente são térmicas, conservando a temperatura, e protegem de possíveis contaminações.
Ainda dentro da lancheira, é bacana isolar cada tipo de alimento, por meio de divisórias, saquinhos ou papel filme / alumínio. Ao misturar pães com frutas, por exemplo, pode ser que um pegue o sabor do outro, não proporcionando uma experiência agradável para a criança.
O mais bacana é que é possível inventar comidinhas atrativas para que eles se sintam mais motivado a comer na escola, deixando os alimentos com uma carinha mais “divertida”.
Você deve estar se perguntando quanto às bebidas componentes à lancheira. Bom, por ser uma dúvida frequente, falaremos sobre elas especificamente no último tópico do artigo ~ confira depois 🙂
Para que você tenha uma noção ainda maior de como montar as lancheiras de seu (s) filho (s), vamos elencar imagens bem intuitivas. Confira!
- Lanches divertidos
Muitos pais convivem com a rotina estressante de alimentação dos filhos. A saber, alguns não querem comer de jeito nenhum, outros rejeitam diversos tipos de alimentos, sequer experimentam.
Portanto, uma saída inteligente para que as crianças se alimentem direitinho na hora do lanche (até mesmo em almoços e jantares, por exemplo) é usar os alimentos de forma lúdica.
Você pode decorar os lanchinhos com legumes, frutas, cereais, castanhas, caldas, enfim, diversos ingredientes coloridos. Há diversas maneiras de criar bichos, elementos da natureza, carrinhos, enfim, tudo utilizando os alimentos disponíveis.
Chame as crianças!
Uma boa ideia de incentivar e ensinar as crianças quanto à alimentação adequada é chamá-las para participar do preparo dos lanches. Elas poderão conhecer melhor os alimentos, experimentar, dar ideia de criação, de combinação de ingredientes, etc.
A saber, é sempre bom que elas contem com a sua ajuda, no entanto, para cortar ou fazer alguma outra ação que recorra mais coordenação. Fora isso, deixe que ela ganhe autonomia na cozinha, é um passo à frente em seu desenvolvimento!
Confira agora então uma série de dicas de lanches para crianças bem divertidos:
- Lanches para crianças perfeitas para FÉRIAS
Os pais costumam se desesperar quando as férias escolares vão se aproximando. Afinal, muitos têm que trabalhar concomitantemente e terão que dar um jeito das crianças se sentirem ocupadas e de passar um tempinho com elas.
Por que não pensar em passar esse tempo na cozinha? Dá para fazer criações de lanches incríveis junto com os pequenos, aproveitando o tempo livre nas férias junto a eles.
A saber, quando as crianças ficam muito ociosas, é bem comum que elas queiram comer “toda hora”. Dessa forma, você pode aproveitar o gancho para apresentar possibilidades diferentes de lanches.
Abaixo selecionamos algumas sugestões de lanches para crianças que são perfeitas para preparar nas férias de verão, bem como de inverno. Veja só então:
- Bebidas
Até agora você pode ver inúmeras opções de dicas para comer, mas e as bebidas, onde entram nisso? Elas são muito importantes para a alimentação infantil, bem como para a hidratação diária.
A começar pela água. É essencial oferecer água para seus filhos durante todo o dia e, se possível, envie uma garrafinha à escola para acompanhar o lanche ou para beberem em outros momentos.
Também dá para acrescentar à lancheira e no cardápio do dia os sucos de frutas naturais, sobretudo aqueles feitos na hora.
Dica:
Quem não tem tempo de preparar o suco de fruta todo dia pode congelá-lo em forminhas de gelo. Ao montar a lancheira, por exemplo, é só colocar os cubinhos de suco na garrafinha que eles irão descongelando até a hora do lanche!
Mais sugestões de bebidas para você oferecer às crianças, além da água e suco:
Vitaminas
Água de coco
Chás
Água aromatizada
Achocolatado (de vez em quando)
O que evitar.
A saber, é sempre bom evitar dar aos pequenos sucos e demais bebidas industrializadas (de caixinha e saquinho). Claro que há situações em que não há tempo de passar em casa, por exemplo. Mas deve ser encarado como uma exceção.
Isso por que mesmo aqueles sucos ditos como saudáveis e integrais, que vêm “da fruta” contêm inúmeros conservantes e uma grande quantidade de açúcar.
Confira abaixo então uma série de bebidinhas saborosas indicadas para os lanches das crianças!
Pronto (a) para preparar lanches para crianças super nutritivos e saborosos? Não perca a chance de proporcionar uma rotina mais divertida e saudável para os pequenos.
Esperamos que tenha gostado da abordagem de nosso post e que volte mais vezes para conferir outros conteúdos.
Ah! Antes de ir embora, leia o artigo Alimentação Infantil: dicas de alimentação saudável para as crianças! e fique craque nesta temática. Até uma próxima!