Insônia na Gravidez: É Normal? – O que Fazer, Riscos e Tratamento
Durante a gestação é comum diversas mudanças no organismo, e se no primeiro trimestre o sono é frequentemente, em outras fases a insônia na gravidez pode ser uma característica marcante.
Se você está passando por uma gestação e vem sofrendo com insônia, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, além de dicas para combater a falta de sono.
Tópicos
Sobre a Insônia na Gravidez
É Normal?
A insônia na gravidez é uma situação comum e pode acontecer em qualquer período da gestação, sendo mais comum no segundo e terceiro trimestre.
Em geral, o primeiro trimestre da gestação costuma ser marcado por um sono mais intenso e depois dos 3 meses é comum ouvir relatos de gestantes que passam a enfrentar problemas como a falta de sono.
Quais as Possíveis Causas?
Os problemas como a falta de sono na gestação podem estar associados a diversas causas, e para entender uma possível origem da sua insônia durante a gestação, trouxemos as principais causas que podem tirar o sono das gestantes.
- Hormônios: as alterações hormonais que acontecem durante a gestação podem ser a causa da insônia. Durante a gravidez é comum o aumento de estrogênio, hormônio que possui efeito estimulante e pode causar insônia e dificuldade de adormecer.
- Ansiedade: a ansiedade gerada na gestação e oriunda de incertezas, medos e inseguranças comuns da gravidez, pode causar dificuldade de pegar no sono.
- Posição: as mudanças no corpo são evidentes durante a gestação e isso pode fazer com que a grávida não consiga dormir na posição em que sempre foi acostumada, atrapalhando a gestante a pegar no sono e ter uma noite de descanso mais profundo.
- Pressão na bexiga: ao longo da gestação o bebê vai se desenvolvendo e o resultado é uma pressão maior na bexiga, que faz com que a sensação de bexiga cheia seja mais frequente mesmo tendo um volume menor de urina. Com o aumento da pressão na bexiga é mais frequente a vontade da gestante de ir no banheiro, e isso pode causar problemas em ter um sono mais profundo. O aumento na concentração de progesterona no sangue também pode atuar nos músculos do sistema urinário e colaborar com o aumento de idas ao banheiro.
- Azia: a sensação de azia frequentemente relatada por grávidas pode ser uma consequência do aumento dos níveis de progesterona, que diminuem o fluxo intestinal e relaxam o esfíncter esofágico fazendo com que o ácido gástrico volte para o esôfago e para a garganta, causando os sintomas de azia que podem levar ao desconforto da gestante e atrapalhar o sono.
- Desconfortos: a gestação é um momento único vivido pela grávida, mas o final desse período pode ser marcado por muitos desconfortos, como dores nas costas, sensibilidade mamária, compressão do diafragma, cãibras e até mesmo movimentos fetais mais constantes. O conjunto de desconfortos pode ser uma das causas dos problemas com o sono.
Existem Riscos ao Bebê?
O sintoma de insônia na gravidez pode não causar riscos diretos ao bebê, mas indiretamente os problemas com sono podem sim trazer riscos a gestação.
A insônia frequente durante a gestação pode elevar a pressão da gestante, ocasionar diabetes gestacional e até mesmo ganho excessivo de peso. O risco de pré-eclâmpsia também pode ser associado a problemas com o sono durante a gestação.
A soma dos fatores de risco para a grávida podem não prejudicar o desenvolvimento do bebê, mas estudos mostram que a diminuição na qualidade de sono das gestantes pode levar a um parto prematuro.
Como Tratar Insônia na Gravidez
Para quem vem enfrentando problemas com sono durante a gestação, reunimos dicas práticas que podem ajudar a estabelecer um sono mais tranquilo e profundo para as grávidas.
- Auxílio profissional: a busca profissional pode ser uma maneira de combater o problema com sono durante a gestação. Sendo assim, é importante relatar ao médico que acompanha a gravidez sobre os problemas com sono e até mesmo buscar auxílio de um psicólogo ou psiquiatra para fazer acompanhamento, principalmente em casos de falta de sono associados a ansiedade.
- Relaxamento: para melhorar a qualidade de sono durante a gestação, vale adotar técnicas que ajudem no relaxamento, como massagem, meditação e yoga.
- Atividades físicas: a prática de atividades físicas pode ser de grande auxílio para quem enfrenta problemas com sono durante a gestação, já que as atividades podem melhorar o descanso e também aliviar dores comuns da gravidez. Para a realização de qualquer atividade física, é importante a liberação médica.
- Rotina: estabelecer uma rotina pode ser de grande auxílio para facilitar o repouso noturno e ter uma noite de sono mais relaxante. Para definir uma rotina noturna, estabeleça um horário para jantar mais cedo e com uma alimentação equilibrada, evitando o desconforto gástrico; deixe as luzes da casa com uma iluminação mais suave e em tom amarelado; crie um ambiente silencioso e calmo; tente se deitar sempre no mesmo horário; criando uma rotina para que o organismo entenda que é necessário ir relaxando para o sono.
Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é hora de colocar as dicas em prática para ter uma boa noite de sono, e não deixar de relatar os problemas com sono durante a consulta médica.