Tabela gestacional: como transformar semanas em meses!

Uma dúvida constante entre grávidas está relacionada ao tempo da gestação. Nas idas aos médicos você sempre vai ouvir o tempo em semanas, mas se você quer converter o tempo do baby para meses, é preciso uma ajudinha e nessas horas que entra a famosa tabela gestacional.

tabela gravidez

 

Por que os médicos usam semanas para definir o tempo de gestação?

Os médicos adotam uma data base para contar o tempo gestacional. E essa data é baseada a partir da “data da última menstruação (DUM)”. Se a partir dali você passou a sentir todos os sintomas e procurou um médico, é bem provável que ele vá te perguntar quando foi sua última menstruação. E eis que a partir de então serão contadas as semanas!

O uso das semanas é utilizado por ser mais convencional e objetivo, deixando claro o tempo exato da gestação.

E imagine só considerar meses que tem 30 ou 31 dias, ou até contar esse tempo no mês de fevereiro que tem 28 ou 29 dias. O resultado seria bem confuso, então, o tempo de semanas é sempre definido em 7 dias e isso permite maior exatidão para todos os exames e acompanhamento no desenvolvimento do baby.

consulta grávida

E se eu não souber quando foi minha última menstruação?

Não é porque você não tem uma tabelinha menstrual que seu bebê não terá o tempo de vida definido.

Atualmente existem outras maneiras de chegar a esse cálculo e algumas delas são:

  • Exame de sangue para detectar o nível de HCG no sangue, que evolui de acordo com o passar da gestação;
  • Medição da altura ulterina, que pode ser verificada a partir da 12ª semana de gravidez;
  • Ultrassom.

 

ultrassom grávida
Através da ultrassom é possível confirmar o tempo de gravidez

E todos esses exames serão feitos mesmo durante a gestação, assim o médico pode ter maior precisão para definir as semanas de gravidez, ao invés de se basear apenas na data da última menstruação.

 

Como converter o tempo de meses em semanas – tabela gestacional

A cada ida ao médico é sempre o tempo em semanas que você vai ouvir, e se você quer deixar mais claro o período da gestação para a família e os amigos, o ideal é falar esse período em meses.

Ah, e antes que você fique toda confusa fazendo os cálculos e considerando o tempo médio da gestação de 9 meses ou 40 semanas, e esse cálculo não bate, fique calma!

É comum considerarmos um mês com 4 semanas, e dividindo isso sua gestação seria de 10 meses. Maluco não é?! A verdade, é que os meses tem 30 ou 31 dias e esse é um fator que faz dar as 40 semanas e em um período aproximado de 9 meses completos.

fotos barriga grávida
Tirar fotos com o desenvolvimento da barriga é uma ótima maneira de registrar essa fase

Agora se você quer uma maneira fácil de acompanhar o desenvolvimento da gravidez, o melhor é usar a tabela gestacional para converter os períodos da gravidez.

tabela para converter semanas em meses

*O último mês pode variar bastante e com certeza nessa etapa seu médico vai pedir um pouco mais de atenção, afinal a partir do último mês o baby pode chegar a qualquer momento. O prazo pode variar muito e o parto pode acontecer até com 42 semanas de gestação, como mostra a tabela gestacional. Mas fique tranquila, pois seu médico vai acompanhar tudo certinho para te dar as orientações necessárias.

 

Como calcular o dia do parto?

Se você tenta contar as semanas nos dedos, isso pode se tornar um pouco difícil, mas tem uma dica simples que vai fazer com que você chegue a uma data aproximada para o parto, assim pode se organizar para preparar detalhes como o quartinho e o enxoval.

Para conseguir vamos ao passo a passo;

como ver o dia do parto
A tabela é apenas um dica de prever o parto, mas sempre busque orientações médicas

Ficou ainda mais confusa com essa tabelinha?

Vamos a um exemplo prático!

Vamos supor que sua última menstruação (sempre conta a partir do 1º dia da menstruação), foi dia 22 de abril de 2016. Ao somar 7 dias, você chegará na data de 29/04/16. Até aqui já chegamos ao passo 2. Agora a próxima etapa é subtrair 3 meses, e isso vai resultar em 29 de janeiro de 2016. Para finalizar a contagem é só acrescentar 1 ano, e o resultado é 29 de janeiro de 2017; ou seja, essa é uma possível data para o nascimento do bebê.

Ah, mas isso não é uma regra não, apenas um cálculo base, afinal a criança pode nascer um pouquinho antes das 40 semanas ou um passar um pouco desse tempo e chegar com até 42 semanas.

barriga bebê

 

O parto pode acontecer durante a troca/ passagem da lua?

Quem nunca ouvir falar disso? É comum algumas pessoas falarem que a lua influência no trabalho de parto, e se você está no 9º mês, seguindo a tabela gestacional, vai ouvir muito falar que quando mudar a lua é provável que o baby venha ao mundo.

cegonha bebê

E apesar de ser uma lenda bem antiga e muito conhecida, não há nenhum dado científico que comprove essa influência lunar no nascimento.

O que acontece é que essa é uma história passada por gerações, afinal há séculos não existiam os calendários e muito menos uma tabela gestacional, então a lua era usada como um marcador de períodos.

A menstruação era marcada a partir de uma lua, e na próxima lua igual (período de 28 dias), você deveria menstruar novamente. Caso isso não acontecesse, era hora de marcar as luas e contar o tempo de gestação, então a cada repetição de lua se iniciava um novo mês gestacional, e na fase final, a qualquer troca de lua era mais uma semana e mais uma possibilidade da criança vir ao mundo.

influência da lua parto

Agora que você já sabe como converter o período da gravidez e tem já tem a ajudinha da tabela gestacional fica bem mais fácil de acompanhar o desenvolvimento da criança e acompanhar as orientações médicas que são sempre dadas a partir de semanas. E se você ainda tiver alguma dúvida, nada melhor que conversar com seu médico e esclarecer tudinho; afinal é esse o profissional que está te acompanhando durante essa fase da vida.