Câimbras na Gravidez – O que Fazer & Como Aliviar e Prevenir?
Uma das coisas mais doloridas que existem são as câimbras. Elas podem acontecer por diversos motivos e durante a gravidez, são consideradas bastante comuns. Quer entender melhor os motivos pelos quais ocorrem as câimbras na gravidez e como preveni-las? Então confira o texto a seguir!
Tópicos
É Normal ter Câimbras na Gravidez?
Por ser uma dor muito forte e que pode ou não acontecer com frequência, muitas gestantes acabam ficando receosas com o aparecimento das câimbras na gravidez. A verdade é que é muito comum que elas apareçam durante esse período da vida da mulher.
As câimbras são contrações que acontecem na fibra muscular, devido à falta de água ou à escassez de oxigênio na mesma, por causa da prática intensa de exercícios físicos. Na gravidez, essa dor pode acontecer em vários lugares:
- Na barriga;
- Na virilha;
- Nos dedões dos pés;
- Na panturrilha;
- Nas costas;
- Nos braços;
- E nos ombros.
Os motivos para que isso aconteça em gestantes são, geralmente: a falta de minerais no organismo, a pressão sofrida pelos nervos por causa do útero ou o aumento de peso.
Como o corpo está passando por mudanças e a mulher para de alimentar apenas a si própria e começa a passar nutrientes para o bebê também, a quantidade de alimentos com minerais pode não estar sendo suficientes e por isso, as câimbras aparecem.
O que Fazer para Evitar e Prevenir?
É a partir do segundo ou terceiro trimestre da gestação que elas se tornam frequentes, sendo que aproximadamente 1 em cada 3 grávidas sente essa dor. Mas como as câimbras na gravidez podem ser evitadas?
Uma das recomendações dos especialistas é praticar atividades físicas, se a sua gestação permitir, é claro. Exercícios como Pilates e Yoga são ótimos para as grávidas, já que combinam movimentos de força e alongamento. Natação e caminhada também são ótimos exercícios para evitar esse incômodo! Mas antes de começar, se lembre de consultar seu médico e procurar um profissional para te ajudar a praticar.
Se alongar e receber massagens antes de dormir também pode ajudar a reduzir as câimbras!
Também é recomendado que a gestante não passe muito tempo com as pernas cruzadas ou em pé. Se você precisar passar um bom tempo sentada, crie o hábito de fazer movimentos circulares com os dedos dos pés e tornozelos, isso vai ajudá-la! Além disso, o cuidado com a postura é essencial para prevenir essas dores, assim como o uso de roupas confortáveis e calçados confortáveis. Você também pode marcar um horário para fazer uma drenagem linfática manual, que pode ajudar na circulação. Mas antes disso, é fundamental a autorização do seu médico.
Alimentação
Mas além de todas essas dicas, existe uma que parece ser recomendada por todos os médicos: o cuidado com a alimentação! Uma gestante que está sofrendo com as câimbras deve ter sempre presente na sua alimentação comidas ricas em sais minerais, como cálcio, potássio e magnésio. Confira uma lista de alimentos que podem ajudar a evitar as câimbras na gravidez:
- Avelã;
- Leite e derivados;
- Couve;
- Espinafre;
- Rúcula;
- Brócolis;
- Lentilha;
- Suco de Laranja;
- Feijão;
- Sementes de Abóbora;
- Cereais Integrais;
- Banana;
- Amêndoa;
- Tomate;
- Feijão Branco;
- Cenoura;
- Água de Coco;
- Castanha-do-Pará.
Além disso, você também deve consumir bastante água e evitar alimentos que produzem ácido fosfórico, como refrigerantes, enlatados e salgadinhos, pois eles reduzem a quantidade de sais minerais presentes no organismo.
Extra: Em alguns casos, a mudança na alimentação não é suficiente, sendo necessário o uso de vitaminas. De qualquer forma, qualquer alteração que você sentir no seu corpo ou achar necessária fazer em sua dieta, consulte seu médico. Ele sabe o que é melhor para o seu você nesse momento!
Como Aliviar as Câimbras de Modo Saudável?
Você seguiu todas as dicas anteriores, mas mesmo assim acordou durante a noite com uma dor muito forte. A primeira coisa que você deve fazer nesses casos é alongar o local afetado. Se a dor for na perna, por exemplo, estique ela e tente alcançar os dedos dos pés. Você dificilmente vai conseguir, por causa do tamanho da barriga, mas pode usar um elástico ou toalha para te ajudar.
Quando a dor aliviar, você também pode fazer uma massagem na região, além de colocar uma bolsa de água quente no local. Outra dica é tomar um banho quente, que ajuda a relaxar a musculatura.
Fique atenta!
Se você tomou todos os cuidados necessários e fez tudo o que o médico recomendou, as câimbras devem parar de aparecer. Caso isso não ocorra e você continue sentindo dores constantes, deve ficar atenta! Algumas gestantes podem ficar propensas a ter problemas de circulação, como trombose. Portanto, se você perceber sintomas como os citados abaixo, deve procurar seu médico imediatamente!
- Inchaço;
- Vermelhidão;
- Alteração de sensibilidade;
- Dor constante;
Agora você já sabe os motivos pelos quais as câimbras acontecem durante a gravidez e conhece diversos modos para evitá-las e tratá-las. Mas se você estiver sofrendo com esse incômodo, não deixe de conversar com o seu médico sobre isso. Ele sabe tudo sobre o momento especial que você está vivendo e poderá te ajudar a resolver esse problema!