10 Brincadeiras com Bola Criativas – Ideias com Diversão Garantida!
Muito além de esportes como futebol, vôlei e basquete, a bola pode ser um instrumento para criar muitas brincadeiras e jogos entre crianças e adolescentes. Assim, há uma infinidade de atividades e brincadeiras com bola que podem ser desenvolvidas para o entretenimento.
E se você vem procurando ideias de atividades que vão além do universo digital e das telinhas, reunimos dicas para fazer brincadeiras com bola para entreter dentro ou fora de casa e que vai divertir a galerinha.
Tópicos
Ideias de Brincadeiras com Bola
Gol a Gol
A atividade é uma ótima possibilidade para as crianças e adolescentes que gostam de futebol, e nesse caso, a brincadeira por ser realizada com apenas 2 participantes, uma alternativa para quando não é possível reunir uma galerinha.
O objetivo da brincadeira é simples – marcar gol no adversário. Assim, um participante fica na defesa do gol, enquanto o outro chuta do meio do campo ou outra marcação criada previamente.
As regras para a brincadeira são:
- Se a bola bater na trave ou no travessão, o adversário tem direito de bater um pênalti, ou seja, uma tentativa de chute com distância menor;
- Se a pessoa que vai chutar não respeitar a marcação e ultrapassar o ponto para bater o gol, o adversário tem direito a pênalti.
Assim, o ganhador da brincadeira é quem faz mais gol entre as possibilidades de 25 chutes (lances) para cada participante.
Batata Quente
Uma das brincadeiras antigas com bola e que ainda é uma possibilidade de atividade com as crianças é a brincadeira batata quente.
Nessa atividade, os participantes sentam em círculo e vão a passando uma bola de mão em mão, enquanto alguém fica de fora da roda, de costas, e cantando “batata quente, quente, quente… queimou”.
Quando a pessoa que estiver cantando parar, a pessoa que ficou com a bola nas mãos será a próxima a sair da roda e cantar.
Com as pessoas saindo da roda, a distância entre os participantes vai aumentando, e isso dificulta na hora de passar a bola.
Canguru
Para fazer uma brincadeira divertida e criativa usando bola, uma das possibilidades é a atividade “canguru”, que é uma variação da corrida do saco e que traz um desafio grande para os participantes.
Na atividade, cada participante coloca uma bola entre os joelhos, e a corrida é iniciada. Assim, os participantes com a bola encaixada entre os joelhos deve ir pulando até o ponto final da corrida.
O vencedor da corrida é aquele que chega primeiro sem ter derrubado a bola pelo percurso.
E para aumentar o nível de dificuldade, é possível criar obstáculos e caminhos não lineares para que os participantes tenham que passar pulando e sem derrubar a bola.
Palavra Cruzada
Para criar uma atividade com bola e que também ajude no desenvolvimento do vocabulário e até mesmo na alfabetização, a ideia é a brincadeira palavra cruzada com bola.
Na brincadeira, os participantes ficam em círculo, e antes de iniciar a rodada é escolhida uma letra, que pode ser sorteada ou definida pelos integrantes.
Assim, o participante que estiver com a bola na mão deve lançá-la para outro participante da roda, e ao receber a bola o participante deve falar uma palavra com a letra definida para a rodada.
A brincadeira é passar a bola aleatoriamente e ir mudando a letra em cada rodada para que os participantes trabalhem o vocabulário.
Boliche de Perguntas
Para criar uma atividade divertida com bola, a ideia é formar 2 ou mais grupos com os participantes.
A atividade é usar a bola para derrubar garrafas ou latas, ao estilo boliche.
Assim, cada garrafa ou lata derrubada pode trazer uma pergunta, e o objetivo é que os participantes consigam derrubar o maior número de pinos para terem a possibilidade de responderem ao maior número de perguntas.
O grupo vencedor é o que acertar o maior número de respostas ao longo das rodadas.
Queima Coração
Para resgatar as brincadeiras de rua, uma das ideias é a atividade “queima coração”, que é uma variação da queimada.
A atividade consiste em dividir os participantes e 2 times que irão participar do jogo de queimada.
A diferença de uma queimada tradicional, é que nessa brincadeira cada time deve escolher um participante que será o “coração” do grupo. Essa decisão deve ser mantida em segredo do grupo adversário.
Assim, o objetivo é que cada grupo ataque com a bola para acertar o participante escolhido como coração. A ideia da brincadeira é proteger o coração e dificultar que o time adversário possa “queimá-lo”.
O time vencedor é aquele que conseguir “queimar” o coração do outro grupo primeiro.
Ameba
O jogo que pode ser uma ideia de brincadeira ao ar livre consiste em espalhar os jogadores em uma quadra ou em um espaço delimitado para a atividade.
Assim, quem estiver com a bola na mão não pode andar e o objetivo é acertar outro participante arremessando a bola.
As regras da brincadeira são as seguintes:
- Caso a bola saia da quadra sem atingir ninguém, o jogador da vez recebe a bola para uma nova tentativa;
- O participante que for atingido pela bola vira “ameba” e deve ficar sentado;
- Uma ameba só pode se levantar novamente caso consiga tocar em alguém que está em pé ou se conseguir pegar a bola sentado;
- Quando uma “ameba” conseguir tocar em alguém ou na bola, ela deve gritar “ameba!” e a pessoa que estava em pé que foi tocada ou o jogador da bola devem se sentar e virar ameba.
Comando
A atividade comando é bem simples e só precisa de uma parede livre e de uma bola.
Assim, o participante deve lançar a bola na parede e realizar alguns comandos enquanto a bola toca na parede e volta para suas mãos.
A ideia é que o participante consiga realizar os comandos e não deixe a bola cair no chão, caso contrário é a vez de outro participante.
Entre os comandos para a atividade, algumas possibilidades são:
- Palmas – o jogador arremessa a bola na parede e deve bater palmas enquanto a bola toca na parede e depois deve pegá-la sem que caia no chão;
- Agachamento – joga a bola na parede e realiza um agachamento antes da bola volar;
- Salto em um pé só – enquanto a bola toca na parede o jogador salta em um pé só antes de pegar a bola novamente;
- Direita e esquerda – a bola deve ser arremessada com a mão direita e resgata com a mão esquerda;
- Pirueta – depois de jogar a bola na parede, o participante deve dar uma pirueta antes de pegar a bola novamente.
Bola no Balde
A atividade é uma brincadeira simples e fácil de fazer até mesmo dentro de casa.
A ideia consiste em criar uma espécie de basquete, usando balde no lugar da cesta.
Assim, o objetivo do participante é encaixar a bola dentro do balde, mantendo uma distância previamente delimitada para o arremesso.
Bobinho
Uma atividade antiga e ainda muito praticada com bola é a brincadeira bobinho, que pode ser jogada com 3 participantes ou mais.
A ideia é que os jogadores fiquem em círculo e uma pessoa fique no centro, como bobinho.
O objetivo é que os jogadores consigam lançar a bola entre si sem o bobinho consiga pegá-la.
Caso, a pessoa do centro consiga pegar a bola, ela volta para a roda e quem havia jogado a bola vai para o centro, como bobinho.
Você já realizou alguma dessas atividades de entretenimento? Conte-nos qual das propostas você mais gostou e se você tem alguma outra atividade criativa que envolve bola.