Chá para Cólica de Bebê – Funciona? Como Fazer Passo a Passo!

Será que chá para cólica de bebê funciona mesmo? Quais são os benefícios? Qualquer bebê pode tomar? Para saber tudo sobre esse insumo e as recomendações, é essencial acompanhar este guia completo.

Entenda melhor sobre os chás, as melhores indicações e tudo para deixar o seu bebê com plena saúde, livre das indesejadas dores de barriga.

cha para colica de bebe

Sobre o Chá para Cólica de Bebê

 

Quais seus Benefícios?

Os benefícios principais do chá para cólica de bebê é garantir o bem-estar da criança, para que não chore e sofra com as temidas dores de barriga.

De fato, é comum os pequenos sofrerem com esses desconfortos. Segundo especialistas, isso acontece frequentemente e depende muito da alimentação da mãe.

Ou seja, para quem está amamentando, é essencial evitar alguns tipos de alimentos. Os derivados do leite são os principais, assim como os estimulantes (cafeína, por exemplo). Carboidratos em excesso também afetam o leite materno e podem causar cólicas e gases nos bebês.

Por isso, alguns chás são indicados para acalmar e aliviar a dor, deixando mamães e crianças mais confortáveis. Entretanto, por mais que algumas opções sejam indicadas apenas para o consumo das matrizes, é essencial orientação médica para saber quais são os chás recomendados.

bebe pode tomar cha

Qualquer Bebê Pode Tomar?

Não. É primordial destacar que antes de seis meses, o bebê só deve se alimentar de leite materno. Antes disso, ele depende exclusivamente do leite, então a alimentação da mãe faz toda a diferença.

O chá para cólica de bebê só deve ser consumido a partir dos seis meses, assim como água, sucos e frutas. Nesse caso, o pequeno pode tomar algumas opções bem restritas, sempre de modo natural, sem qualquer adição de açúcar, mel, adoçante e outros ingredientes.

Em todo caso, a consultoria de um pediatra é fundamental. Sempre que tiver dúvidas, você deve falar com um profissional, com certeza ele terá as melhores recomendações para passar.

cha para colica

Quais Cuidados Necessários?

O primeiro cuidado necessário é restringir a alimentação do bebê ao aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida. Nessa fase, o bebê não deve tomar chá e consumir outros alimentos.

As cólicas são normais e devem ser tratadas de acordo com os hábitos da mãe e orientação médica. Conforme salientamos, desde que haja uma alimentação regrada por parte da matriz, com certeza a criança vai sofrer menos com essas dores.

Vale destacar que crianças prematuras, que nasceram de cesárea ou alimentadas por fórmulas tendem a sofrer mais com as dores de barriga. Por isso, merecem atenção especial dos pais. Em todo caso, dores frequentes e fortes devem ser tratadas sempre com orientação do pediatra.

Ademais, chás devem ser consumidos de forma natural, sem adições para não acabar com o princípio ativo. Se a mãe for tomar, deve ser dessa maneira, restrita a poucas opções calmantes e que favorecem o sono do bebê.

chas para bebe

Qual a Quantidade Ideal?

Na média, a quantidade de chá para cólica de bebê indicada é 50 ml por dia. A bebida pode ser servida na mamadeira e sempre para crianças com mais de seis meses de idade.

Além disso, nunca misture o chá com suco ou com outros tipos de bebidas. Do mesmo modo, nunca coloque açúcar ou fórmulas adoçantes, principalmente o mel, por mais que seja natural.

A indicação do chá é para atenuar as dores e acalmar as crianças. Por isso, a melhor hora para tomar é sempre antes de dormir. Assim, ele terá todos os benefícios e pode ter uma boa noite de sono, sem dores e estresse.

Enfim, você deve seguir sempre as instruções de profissionais e escolher apenas as ervas recomendadas. No próximo tópico vamos listá-las e ajudar a fazer passo a passo.

Como Fazer Chá para Cólica de Bebê: Passo a Passo

Como fazer chá para cólica de bebê passo a passo? 

Primeiramente, você deve saber quais são as ervas recomendadas para chá: camomila, erva doce, erva cidreira e lavanda. 

Além disso, a mãe também pode consumir, ainda mais se estiver amamentando a criança. Nesse caso, a quantidade pode ser um pouco maior. Os benefícios serão aproveitados pelo bebê e as cólicas podem ser atenuadas.

Chá de camomila 

A camomila tem efeito sedativo e acaba com o estresse. Um combo perfeito para acabar com as cólicas do bebê. Do mesmo modo, ajuda a relaxar e melhora a digestão. Além da camomila, outras ervas com efeito similar é o louro.

Para fazer, basta ferver as folhas de camomila com um copo de água durante cinco minutos. Depois, basta coar e dar 50 ml ou 1 colher de sopa para o pequeno.

As folhas são as melhores opções para fazer um chá. São totalmente naturais e podem ser compradas em lojas de produtos naturais, feiras e quitandas. Evite saquinhos e nunca ofereça chás em pó.

camomila

Chá de erva doce

O chá de erva doce é outra alternativa com vários benefícios. Ajuda a aliviar cólicas, eliminar gases e melhorar a digestão. Do mesmo modo, faz seu bebê ter uma ótima noite de sono.

Sirva o chá ao bebê sempre em temperatura ambiente, nunca quente demais. Coloque sempre em uma mamadeira ou em um copo especial. Para fazer, você pode até misturar com um pouco de camomila ou louro.

Saiba tudo sobre o chá de erva doce neste guia completo!

erva doce

Chá de erva cidreira

Erva cidreira e capim santo também são boas indicações para bebês a partir dos seis meses de idade. Melhora a qualidade do sono, aumenta o bem-estar, trata problemas digestivos e dá fim às dores de barriga,

O modo de fazer o mesmo dos demais chás, assim como a quantidade. Além disso, a erva cidreira tem um cheiro bem agradável. Até as mamães podem tomar antes de dormir, com certeza fará toda a diferença.

chá cidreira

Chá de lavanda 

Enfim, a lavanda também possui propriedades relaxantes ideais para atenuar dores. Por isso, está na lista de chá para cólica de bebê. Duas colheres de sopa é a quantidade ideal para oferecer aos pequenos.

Sendo assim, você pode escolher entre diversas opções de ervas para garantir a saúde do seu filho. Com certeza fará toda a diferença.

lavanda


Em todo caso, siga sempre as recomendações médicas. Anote: chá para cólica de bebê somente após os seis meses. Ademais, a criança ficará sempre saudável e livre das dores indesejadas.

Acompanhe outros posts e conteúdos em nosso site. Se tiver dúvidas, deixe um comentário. Boa sorte e até mais.