As 14 Melhores Posições para Amamentar o seu Bebê!

É unânime: a amamentação é um dos momentos mais especiais entre a mãe e seu bebê. Neles, além de alimentar o filho (a), a mulher ainda cria um vínculo muito forte com a criança. Mas, o que nem todo mundo conta para as mamães de primeira viagem é que esse processo também pode ser dolorido, por causa da sucção nos seios. Sem falar que os bebês também tem um reloginho próprio. Ou seja, a mãe muitas vezes precisa acordar de madrugada para dar leite. Como a mulher fará isso muitas vezes, é importante que ela conheça diferentes posições para amamentar. Dessa forma, é possível evitar fadiga e também as dores nos braços e costas. Deseja saber quais são as melhores? Confira no texto a seguir.

14 Posições para Amamentar o Bebê

Quem ainda não passou por isso ou não viu uma mulher amamentando pode até não imaginar, mas existem várias posições para amamentar. Para começo de conversa, é possível que o bebê mame enquanto a mãe está sentada, deitada ou em pé. Além disso, cada uma dessas formas ainda dá brecha para diferentes posições em que você pode colocar o bebê. A seguir, temos três infográficos que mostram algumas delas.

Infográfico com sugestões de posições para amamentar.

Montagem com desenhos mostrando exemplos de posições para amamentar.

Infográfico com exemplos de posições para amamentar.

Sentada

Primeiramente, vamos falar sobre as posições para amamentar em que a mãe está sentada. Essa é uma das preferidas e mais usadas. Ela pode ser feita em uma cadeira, poltrona, sofá ou na própria cama. Sem falar que é a mais versátil, podendo ser utilizada tanto dentro, quanto fora de casa.

Montagem com exemplos de posições para amamentar sentada.

Montagem com fotos de mulheres amamentando sentadas.

Tradicional

A posição mais utilizada pelas mulheres é a tradicional. Nela, a mãe segura o tronco e a cabeça da criança com um dos braços e com o outro, o restante do corpo. Essa pegada é aquela que você sempre usa para segurar um bebê deitado.

O ideal para essa posição é que a barriguinha do bebê esteja encostando na da mãe.

Cavalinho

Nessa posição, o bebê fica sentado em uma das coxas da mãe, de frente para o seio. Enquanto ele suga o leite, a mamãe deve dar apoio a ele, segurando suas costas. Se a criança for muito pequena, a mulher também deve dar apoio para a cabeça. Afinal, quanto mais novas, menos elas conseguem sustentá-la sozinhas.

Essa posição é indicada para crianças com mais de 3 meses.

 Invertida

Aqui, o bebê também fica deitado, assim como na posição tradicional. Mas, nesse caso, seu corpo não passa pela frente do corpo da mãe. Na verdade, ele passa por baixo do braço da mulher. Para que essa postura fique confortável, é preciso usar uma almofada ou travesseiro para apoiar a criança.

A posição invertida é perfeita para mamães que sentem muitas dores nas costas ao amamentar.

Deitada

Não tão versátil como as posições para amamentar sentada, já que você dificilmente poderá usá-las fora de casa, as em que a mulher pode ficar deitada são extremamente confortáveis. Elas são indicadas para quando a mamãe está cansada. Porém, justamente por ser muito aconchegante, é preciso ter cuidado para não acabar adormecendo.

Montagem com fotos de mulheres amamentando deitadas.

De lado

Nessa posição, a mulher e o bebê devem estar deitados de lado, um de frente para o outro. Fique com os seios próximos da cabeça do seu filho (a) e ofereça a mama que está mais perto do colchão. Para que a mamãe fique ainda mais confortável, ela pode apoiar a cabeça no braço, como mostra a foto abaixo, ou usar um travesseiro. É importante sempre verificar se a criança está mamando mesmo, para evitar qualquer tipo de complicações e as temidas rachaduras no mamilo.

Desenho de mulher amamentando deitada.

Reclinada com o Bebê no Ombro

Essa é a principal sugestão para as mulheres que fizeram cesariana e, por causa dos pontos, não encontram uma posição para amamentar que não incomode. Nela, a mãe fica deitada, levemente reclinada, apoiada em uma almofada ou travesseiro. Já o bebê fica com o corpo apoiado no colchão e mama no seio que está mais próximo dele.

Inclinada sobre o bebê

Essa é provavelmente a posição mais questionável. Isso porque, enquanto alguns profissionais não recomendam que a mãe se incline sobre o bebê, outros afirmam que ela pode ser positiva por várias razões:

  • Ajuda as mulheres que estão com mastite;
  • Auxilia a desobstruir os canais de leite que estão bloqueados, por causa da gravidade;
  • Reduz o toque nos seios que estão muito sensíveis.

Por causa desse debate, recomendamos que antes de praticar a posição, você converse com o seu médico ou com uma enfermeira.

Para realizar essa postura, deite seu bebê de costas, se incline sobre ele, com a ajuda dos cotovelos, e leve seu mamilo até a boca da criança. Talvez seja necessário usar travesseiros e almofadas para que você não force muito as costas. É claro que ela não é muito confortável e nem será usada com frequência. Porém, é uma boa opção para variar um pouco a posição, além dos benefícios citados anteriormente.

Em pé

Amamentar em pé não é a forma mas confortável de alimentar seu bebê. Mas, muitas vezes é necessário. No geral, essa posição é bastante semelhante à tradicional, citada no início do texto. Nela, a mulher deve segurar o filho (a) próximo ao corpo, apoiando-o com os braços. Enquanto isso, o bebê estará virado de frente para a mãe, com o umbigo encostando na barriga dela. Não esqueça de se certificar de que o braço dele está te abraçando, na lateral do corpo.

Mulher amamentando bebê em pé.

Com Acessórios

Finalmente, chegamos aos acessórios que podem ser usados durante a amamentação. Eles são grandes aliados para garantir o conforto da mãe e do bebê. Cada um pode ser usado em situações diferente, mas todos eles são bastante úteis. Três dos principais exemplos estão na montagem abaixo. Na imagem maior, temos o sling. Ele é ótimo para os pais usarem quando tiverem que percorrer uma certa distância com o filho (a) no colo. Pois, com o auxílio dele, você evita o peso nos braços. Mas, as mulheres também podem utilizá-lo para amamentar a criança em pé.

Montagem com exemplos de acessórios que podem ser usados na hora da amamentação.

Já os acessórios das imagens à direita são indicados para quem deseja amamentar deitada ou sentada. É claro que elas podem ser substituídas por almofadas e travesseiros tradicionais. Mas, por terem o tamanho e formato ideais para essas posições, acabam deixando-as muito mais confortáveis.

Gêmeos

É claro que nós não poderíamos finalizar esse post sobre posições para amamentar, sem falar das mamães que tiveram gêmeos. Muitas preferem alimentar um de cada vez. Mas, se você quer dar de mamar ao mesmo tempo, existem algumas posições que são mais indicadas. A maioria delas são adaptações das usadas com apenas um bebê. E, no geral, para realizá-las, a mulher precisa estar sentada. No infográfico a seguir, você aprende como fazê-las.

Desenhos com exemplos de posições para amamentar gêmeos ao mesmo tempo.

Mulher amamentando duas crianças.

Com todas essas sugestões de posições para amamentar, você já tem uma boa variedade de posturas para realizar quando for amamentar seu bebê. Mas não esqueça de sempre seguir todas as dicas e ensinamentos das enfermeiras e da sua médica. Gostou desse post e deseja ver mais textos como esse? Que tal dar uma olhada nos 20 principais cuidados com recém-nascidos, quais são os sintomas e melhores tratamentos para refluxo em bebês e o que é e quais são as causas da brotoeja nos nenéns. Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Escreva para a gente nos comentários!