Almofada de Amamentação – 48 Modelos Lindos & Dicas de Como Usar!
O período de amamentação é uma fase muito importante para a mãe e para o bebê, e no início esse processo pode gerar algumas dificuldades, e para amenizar as dificuldades dessa fase, um ótimo acessório é a almofada de amamentação. E para as futuras mamães que ainda não conhecem os benefícios da almofada de amamentação, já fica a dica de incluir o item na lista de enxoval e até como sugestão de presente para o chá de bebê.
E para quem ainda tem dúvidas sobre o acessório que auxilia na hora da amamentação, no post respondemos às dúvidas e ainda trazemos dicas de onde comprar, como usar, como escolher e até como fazer uma almofada de amamentação passo a passo.
Tópicos
Sobre a Almofada de Amamentação:
Para que Serve?
A almofada de amamentação é um item que tem como principal função facilitar o momento de dar de mamar ao bebê. A ideia do item é de que ele seja usado junto ao corpo da mãe, ajudando a posicionar o bebê e orientando-o da melhor maneira para pegar o seio da mãe. Além de servir como um item que ajuda a posicionar o bebê, a almofada ainda é ótima para apoiar o bebê e livrar o peso dos braços, evitando que o braço fique dolorido e dormente após uma longa mamada. E depois de usá-la como um acessório para amamentar o bebê, o item ainda pode ser uma ótima aposta para colocar o bebê no período da soneca, evitando que a criança role pela cama.
Quais seus Benefícios?
O acessório pode até parecer simples, mas a verdade é que é um item com muitos benefícios:
- Diminui e evita tensões: como o item ajuda a sustentar o bebê, isso alivia a força que a mãe tem que fazer nos braços, evitando e até diminuindo tensões ao longo do braço, no ombro e no pescoço.
- Direciona a posição correta do bebê: colocar o bebê na posição certa pode facilitar muito o momento da amamentação, e a almofada é um ótimo acessório para apoiar o bebê e colocá-lo na posição correta, direcionando-o para o seio.
- Reduz refluxo: a almofada ajuda a apoiar o bebê e levantar a cabecinha, o que diminui o refluxo após as mamadas.
- Versátil: o item é um acessório super versátil, e que permite diversos usos ao longo da vida da mãe e do bebê. Além do seu uso principal de apoiar a criança enquanto ela mama no seio, ainda pode ser usada como apoio para dar mamadeira ao bebê, como contenção para limitar o espaço do bebê durante a soneca e até mesmo como um apoio para a mãe dormir durante a gestação.
Quanto Custa? #preço
O preço desse acessório varia bastante de acordo com a loja e o modelo, mas para quem não quer gastar muito, a boa notícia é que existem modelos bem acessíveis, que custam a partir de R$ 35.
Onde Comprar: Lojas, Marcas e Preços
Chicco
Links para comprar: Boppy Ladybug / Boppy Usada / Sem Capa
Fom
Links para comprar: Almofada Multifuncional Loopy / Lisa / Carneirinhos Azul
Mercado Livre
Links para comprar: Corujinha / Para gêmeos / Almofada de braço
Havan
Link para comprar: Almofada em malha
Chevron
Link para comprar: Amarela / Elo7 / Chevron rosa
Grão de Gente
Link para comprar: Príncipe / Com apoio para cabecinha / Kit amamentação e pescoço
Fotos e Modelos para se Inspirar
Grande
Para quem quer um modelo grande, que seja adaptável a diferentes fases do bebê, esse modelo é uma ótima escolha.
A versão aqui é um modelo bem grande, tendo um bom apoio para o bebê e uma espécie de encosto para a mãe, o que ajuda a mãe a ficar mais bem posicionada e que também é ótimo para usar para amamentar na cama e fora da poltrona de amamentação.
Azul Marinho
Entre os diferentes modelos, uma opção é escolher pela cor da capa que envolve a almofada, e uma opção de cor bastante recorrente é o azul marinho.
Neste modelo, a capa é um mix de azul marinho, bege e branco, e traz como detalhe o bordado temático de urso.
Além disso, o modelo ainda tem as faixas, que permitem que o acessório seja usado amarrado ao corpo da mãe.
Rosa
E para quem está escolhendo o item baseado na cor, uma das inspirações é a almofada em cor de rosa.
Como proposta desse modelo, a versão aqui é uma almofada feita em patchwork, onde os retalhos estampadinhos são delicados e trazem tons suaves de cor de rosa.
Esse também é um modelo que pode ser usado amarrado junto ao corpo da mãe, e deixando a almofada mais próxima do corpo.
Para Gêmeos
Para quem descobriu a gravidez de gêmeos, fica a dúvida de qual modelo de almofada de amamentação escolher, e neste caso, o ideal é escolher um modelo duplo, que permite apoiar os bebês gêmeos lado a lado, enquanto cada um mama em um seio.
Este modelo duplo é bastante funcional, já que pode ser usada como almofada de apoio para os bebês e para a hora da mamada, quando é encaixado no colo da mulher e uma das partes e dobrada formando um apoio para as costas.
Personalizada
E para quem está planejando um quartinho de bebê especial, a personalização é uma grande aposta para ter um cantinho único.
E como ideia de personalização, este modelo traz a capa da almofada de amamentação bordada e personalizada com a inicial do nome do bebê.
Como Usar a Almofada Corretamente?
Durante a amamentação do bebê, a almofada pode ser uma grande ajuda, mas isso se for utilizada da maneira correta. E por isso, trouxemos um passo a passo para o uso correto do acessório:
- O primeiro passo é a mãe se sentar, seja em uma cadeira, poltrona de amamentação, sofá, etc;
- Com a mãe já sentada, é hora de encaixar a almofada junto do corpo, de modo que o acessório fique confortável e encaixado sobre o colo;
- Em seguida, é hora de encaixar o bebê sobre a almofada para direcioná-lo na mamada, e nessa etapa é possível usar duas posições para amamentação – mãe sentada e frente a frente (o bebê é colocado deitado sobre a almofada de modo que barriga da mãe e do bebê fiquem coladinhas, e o braço da mãe passa pelo cabecinha, orientando a cabeça em direção ao seio); e sentada inversa (o corpo do bebê é apoiado sobre a lateral da almofada, passando por debaixo do braço da mãe, e assim a mão da mamãe direciona a cabeça do bebê ao seio).
Como Escolher a Melhor Almofada de Amamentação? #Dicas
Para as mamães que estão começando a montar o enxoval do bebê e ainda tem muitas dúvidas de como escolher o melhor modelo do acessório, trouxemos algumas dicas que vão facilitar nesse processo:
- Tempo de amamentação: para escolher a almofada de amamentação e comprar apenas um modelo ao longo de todo o período, uma dica é considerar o crescimento do bebê ao longo do período de amamentação. Neste caso, o melhor é já escolher um tamanho maior, que vá acomodando o bebê ao longo de seu crescimento.
- Escolha do formato: há variados formatos de almofadas de amamentação, e o ideal é testar cada uma na hora da compra, vendo qual se encaixa melhor em seu corpo. Neste caso, tente testar as almofadas no período de 4 a 5 meses de gestação, que é quando a barriga está num tamanho que pode ficar logo em seguida ao parto, caso contrário, o teste da almofada com 8 ou 9 meses pode não ser compatível e tão confortável no pós parto.
- Com ou sem cinto: no mercado há modelos desse acessório que contam com um cinto junto da almofada e que é preso na mãe para deixar a almofada mais estável e próxima do corpo. Esse cinto tem suas vantagens (deixa a almofada mais próxima e firme ao corpo) e desvantagens (pode gerar dificuldades na hora de colocar e tirar), e cabe a cada mulher decidir pelo uso das almofadas com ou sem cinto.
- Tecido: pode parecer bobeira, mas escolher um tecido de algodão e macio é uma dica essencial. Isso porque o tecido vai ficar em contato com a pele da mãe e do bebê, e o algodão ajuda na transpiração, além disso o tecido macio ainda evita que a pele sensível da criança não fique irritada.
- Escolha um modelo com capa removível: na hora de escolher o modelo ideal, a dica principal é adotar um modelo com capa removível, assim é possível lavar a capa da almofada, afinal essa pode ficar suja com facilidade por conta de alguns incidentes, como o vômito do bebê ou até mesmo uma fralda vazando.
Como Fazer uma Almofada de Amamentação: Passo a Passo
- Imprima os moldes, recorte-os e cole conforme orientação para formar o desenho de meia almofada;
- Pegue um tecido liso de algodão, que servirá como base, dobre-o ao meio e risque o molde;
- Recorte o risco e você terá um dos lados, repita o procedimento para ter os dois lados da almofada de amamentação;
- Junte as duas partes e costure juntando os lados, mas deixe um espacinho sem costurar para colocar o preenchimento;
- Encha a almofada de amamentação com o preenchimento escolhido;
- Complete toda a almofada com o preenchimento e ficará uma parte sem costurar;
- Costure a parte que ficou aberta da base da almofada;
- Pegue o tecido que será usado como capa da almofada, dobre ao meio e faça o risco do molde;
- Recorte o tecido riscado e repita o processo para ter dois lados;
- Coloque o zíper no topo da capa e costure unindo as duas partes e fixando o zíper na capa;
- Coloque a almofada dentro da capa e pronto!
Com o acessório em mãos, agora é só aproveitar a hora da mamada para criar um momento de afeto e carinho entre mãe e bebê.