Gravidez de Gêmeos – Sintomas, Mudanças & Como Saber!

Descobrir a gravidez é um momento muito especial, no caso de gravidez de gêmeos a felicidade é em dobro. Esse é o desejo de muitas mães, mas não é tão comum assim. Para quem já tem gêmeos na família a gestação de gêmeos pode ser esperada, mas também pega muitas famílias desprevenidas quando é o primeiro caso.

A gravidez de gêmeos pode ser de duas maneiras diferentes: gêmeos idênticos que dividem o mesmo óvulo e dois bebês em dois óvulos diferentes.  Nesse artigo você vai descobrir tudo que precisa saber sobre gravidez gemelar.

Quer saber como engravidar de gêmeos? Preparamos uma matéria especial sobre isso. Não deixe de ler!

Gravidez Múltipla X Gravidez Normal

Que a expectativa e a emoção de estar grávida de gêmeos é em dobro, isso ninguém discute. Porém a gravidez múltipla muitas diferenças da gravidez normal, principalmente o risco materno que normalmente é de 25%, mas sobe para 80% em gravidez de gêmeos.

Bebês gêmeos idênticos brincando

Para garantir a segurança da mãe e dos bebês, o acompanhamento médico deve ser feito com mais rigor. Os exames de sangue e de imagem são feitos com mais frequência, pois há mais risco de diabetes gestacional, hipertensão e anemia. O indicado é fazer o primeiro ultrassom na oitava semana e ele já revela se são gêmeos idênticos ou diferentes.

Gêmeos com roupinha rosa

Outra diferença é a moderação nas atividades físicas desde o início da gestação. Até mesmo as tarefas do dia a dia devem ser feitas com mais cuidado e com intervalos para descansar durante o dia.

A equipe médica para o parto precisa ser reforçada, em uma gravidez normal são necessários os seguintes profissionais:

  • Obstetra
  • Anestesista
  • 3 enfermeiras

Para parto de gravidez de gêmeos são necessários:

  • Obstetra
  • Anestesista
  • Enfermeiras
  • Pediatra
  • Enfermeira obstetra para cada bebê

A gravidez única dura entre 38 e 40 semanas enquanto a gravidez de gêmeos tem duração de 36 a 37 semanas. Além disso, o peso ideal de um único bebê é de 3kg enquanto de um bebê gêmeo é de 2,4kg.

Sintomas da Gravidez de Gêmeos

Podemos dizer que os sintomas de uma gravidez de gêmeos são em dobro se comparado com gravidez única. Esses sintomas variam de organismo para organismo, inclusive, a mesma mulher pode ter sintomas diferentes em cada gravidez. Os sintomas mais comuns de gestação gemelar são:

  • Náuseas e vômitos: Esses sintomas são mais severos na gravidez de gêmeos, principalmente no período da manhã.
  • Fadiga e cansaço: A fadiga e o cansaço são dobrados, pois dois bebês dobram o gasto de energia. É comum esses sintomas aparecerem logo no início da gravidez e a recomendação é “escutar” o pedido do corpo e descansar o máximo possível.
  • Crescimento do útero: O útero aumenta de tamanho para conseguir abrigar dois bebês, por isso a barriga da gestante fica mais pontuda e é possível perceber a gravidez logo nos primeiros meses.
  • Movimentação dos bebês: A gestante de gêmeos consegue sentir os chutinhos dos bebês antes do esperado para uma gestação única. Com 16 semanas já é possível sentir enquanto bebês únicos começam a chutar a partir de 18 semanas.

Barriga pontuda de grávida de gêmeos

Estar Grávida de Gêmeos Engorda Mais?

Para nutrir dois bebês é necessário ter uma alimentação mais específica, principalmente para garantir a quantidade de vitaminas necessárias para o desenvolvimento. É comum que a gestante sinta mais fome e a ansiedade pela chegada dos bebês também aumenta a vontade de comer.

Gêmeos com roupinha escrito LOVE

O aumento da ingestão de calorias não é o único fator que reflete no ganho de peso. O aumento do tamanho do útero, da quantidade de líquido aminiótico, do volume sanguíneo e do próprio desenvolvimento dos bebês levam ao aumento de peso. No primeiro trimestre de gestação é esperado que a gestante de gêmeos engorde 5kg enquanto na gravidez de bebê único o esperado é 3kg.

Durante a gestação é necessário se preocupar mais com a qualidade da alimentação que com o ganho de peso. A dica é investir em frutas, legumes, saladas e seguir a rotina alimentar indicada pelo médico.

Quais os Cuidados Necessários?

A gravidez de gêmeos é sempre uma surpresa e significa muita alegria, porém é importante ter alguns cuidados especiais para que corra tudo bem durante a gestação. Para as mamães de primeira viagem esse mundo é ainda mais novo e desconhecido.

Bebês gêmeos fazendo careta

O corpo da mulher está preparado para gerar um filho por vez e por isso a gravidez de gêmeos exige alguns cuidados específicos.  Com dois bebês a sobrecarga no organismo feminino é dobrada, por isso é necessário ter atenção. Separamos os 8 principais cuidados:

  1. Comparecer a Todas as Consultas Médicas

O acompanhamento do pré-natal é ainda mais importante na gravidez múltipla. Mesmo que a mulher esteja em plenas condições de saúde esse cuidado é indispensável. A gravidez de gêmeos pode causar diabetes gestacional, parto prematuro, aborto espontâneo, proteinúria, inchaço generalizado e pré-eclâmpsia.

O pré-natal é importante para evitar todos esses riscos. No caso de bebês univitelinos o acompanhamento precisa ser feito com ainda mais frequência. Na gravidez de um único bebê o acompanhamento médico é mensal enquanto de gêmeos é semanal.

É comum que o obstetra peça exames semanalmente para acompanhar o desenvolvimento dos fetos e descartar a possibilidade de acontecer o parto prematuro. Os exames mais pedidos são de urina e por imagem.

  1. Estar Preparada para o Desconforto

Gerar dois bebês significa que o desconforto também será dobrado e é necessário se preparar para isso. Os sintomas desagradáveis tendem a ser dobrados, por isso é importante seguir as recomendações médicas e reduzir a intensidade das atividades do dia a dia.

  1. Cuidar da Alimentação

Muitas gestantes pensam que precisam comer mais em função da gravidez, o que não deixa de ser verdade. Porém, o principal não é a quantidade e sim a qualidade dos alimentos ingeridos. É essencial manter uma dieta balanceada para nutrir os bebês e garantir o bom desenvolvimento.

Exemplo de prato saudável para gravidez de gêmeos com peixe, brócolis e outros legumes
Esse prato é um bom exemplo de refeição balanceada em calorias e nutrientes. Pode acompanhar um suco de frutas naturais.

A quantidade de calorias é variável, mas em geral é recomendado o consumo de 2800 calorias por dia. O aporte adequado de calorias é importante para que a placenta desenvolva adequadamente.

Essas calorias devem ser divididas em pequenas refeições durante o dia, com intervalo de duas horas entre uma refeição e outra. As refeições devem ser equilibradas com cereais integrais, vegetais, frutas e carnes magras.

  1. Fazer Atividades Físicas com Moderação

Esse não é o momento de se preocupar com academia, mas as atividades físicas durante a gestação de gêmeos ajudam a reduzir o inchaço das pernas e a relaxar os músculos. A dica é consultar o médica para saber se pode fazer caminhadas, yoga e hidroginástica. Fuja dos exercícios de alto impacto, eles podem levar ao parto prematuro.

  1. Descansar Durante o Dia

A gravidez de gêmeos vem acompanhada de muito cansaço e fadiga, afinal, o organismo sofre com uma sobrecarga dobrada. É comum sentir muita sonolência e esses sinais do corpo não devem ser negligenciados. A dica é pedir ajuda para familiares para cuidar da rotina da casa e se possível, pedir afastamento do trabalho. O descanso deve ser prioridade e inclui cochilos durante o dia.

  1. Estar Preparada para Parto Prematuro

Os médicos sempre trabalham com a possibilidade de parto prematuro em gravidez de gêmeos, pois é mais difícil segurar a gestação até o final. É importante estar preparada para a chegada dos bebês antes do previsto. A partir de 34 semanas não existe motivo para preocupação, pois os bebês já estão bem desenvolvidos.

  1. Estar Preparada para Possíveis Complicações

De acordo com especialistas, a gravidez de gêmeos é mais arriscada e por isso a qualquer sinal de complicação é necessário procurar o médico. É comum sangramentos leves durante os primeiros meses, mas mesmo sendo sangue em pouca quantidade é essencial ter atenção. Qualquer tipo de sangramento pode indicar o início de aborto espontâneo, assim ao perceber é recomendado procurar o hospital mais próximo.

  1. Se Preparar para Cesariana

Muitas mulheres planejam o parto normal, porém na gravidez de gêmeos isso é um pouco mais complicado. A maioria dos partos de gêmeos é feita por cesariana, pois os bebês costumam ficar sentados em função do pouco espaço no útero. Caso estejam de cabeça para baixo existe a possibilidade do parto normal. O melhor é confiar no obstetra e seguir o que ele achar melhor para os bebês.

Gravidez de gêmeos no útero
Essa é a posição mais comum e por isso na maioria dos casos é necessário fazer cesariana.

Aprendeu mais sobre a gravidez de gêmeos? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!