Almofada de Amamentação – 48 Modelos Lindos & Dicas de Como Usar!

O período de amamentação é uma fase muito importante para a mãe e para o bebê, e no início esse processo pode gerar algumas dificuldades, e para amenizar as dificuldades dessa fase, um ótimo acessório é a almofada de amamentação. E para as futuras mamães que ainda não conhecem os benefícios da almofada de amamentação, já fica a dica de incluir o item na lista de enxoval e até como sugestão de presente para o chá de bebê.

E para quem ainda tem dúvidas sobre o acessório que auxilia na hora da amamentação, no post respondemos às dúvidas e ainda trazemos dicas de onde comprar, como usar, como escolher e até como fazer uma almofada de amamentação passo a passo.

modelos e dicas

Sobre a Almofada de Amamentação:

Para que Serve?

A almofada de amamentação é um item que tem como principal função facilitar o momento de dar de mamar ao bebê. A ideia do item é de que ele seja usado junto ao corpo da mãe, ajudando a posicionar o bebê e orientando-o da melhor maneira para pegar o seio da mãe. Além de servir como um item que ajuda a posicionar o bebê, a almofada ainda é ótima para apoiar o bebê e livrar o peso dos braços, evitando que o braço fique dolorido e dormente após uma longa mamada. E depois de usá-la como um acessório para amamentar o bebê, o item ainda pode ser uma ótima aposta para colocar o bebê no período da soneca, evitando que a criança role pela cama.

Quais seus Benefícios?

O acessório pode até parecer simples, mas a verdade é que é um item com muitos benefícios:

  • Diminui e evita tensões: como o item ajuda a sustentar o bebê, isso alivia a força que a mãe tem que fazer nos braços, evitando e até diminuindo tensões ao longo do braço, no ombro e no pescoço.

    benefícios
    A almofada alivia o peso do bebê sobre os braços
  • Direciona a posição correta do bebê: colocar o bebê na posição certa pode facilitar muito o momento da amamentação, e a almofada é um ótimo acessório para apoiar o bebê e colocá-lo na posição correta, direcionando-o para o seio.
  • Reduz refluxo: a almofada ajuda a apoiar o bebê e levantar a cabecinha, o que diminui o refluxo após as mamadas.
  • Versátil: o item é um acessório super versátil, e que permite diversos usos ao longo da vida da mãe e do bebê. Além do seu uso principal de apoiar a criança enquanto ela mama no seio, ainda pode ser usada como apoio para dar mamadeira ao bebê, como contenção para limitar o espaço do bebê durante a soneca e até mesmo como um apoio para a mãe dormir durante a gestação.como usar

Quanto Custa? #preço

O preço desse acessório varia bastante de acordo com a loja e o modelo, mas para quem não quer gastar muito, a boa notícia é que existem modelos bem acessíveis, que custam a partir de R$ 35.

 

Onde Comprar: Lojas, Marcas e Preços

Chicco

chicco quanto custa

Links para comprar: Boppy Ladybug / Boppy Usada / Sem Capa

Fom

modelos fom

Links para comprar: Almofada Multifuncional Loopy / Lisa / Carneirinhos Azul

Mercado Livredicas de onde comprar

 

Links para comprar: Corujinha / Para gêmeos / Almofada de braço

Havan

modelo simples e barato

Link para comprar: Almofada em malha

Chevron

modelos chevron
A estampa chevron é moderna

Link para comprar: Amarela / Elo7 / Chevron rosa

 

Grão de Gente

comprar online

Link para comprar: Príncipe / Com apoio para cabecinha / Kit amamentação e pescoço

 

Fotos e Modelos para se Inspirar

Grande

modelo grande

Para quem quer um modelo grande, que seja adaptável a diferentes fases do bebê, esse modelo é uma ótima escolha.

A versão aqui  é um modelo bem grande, tendo um bom apoio para o bebê e uma espécie de encosto para a mãe, o que ajuda a mãe a ficar mais bem posicionada e que também é ótimo para usar para amamentar na cama e fora da poltrona de amamentação.

modelo
O modelo tem formato de lua
modelo com encosto
Essa versão pode ser usada de diversas formas, inclusive com parte como encosto

tipo de almofada

Azul Marinho

tema urso

Entre os diferentes modelos, uma opção é escolher pela cor da capa que envolve a almofada, e uma opção de cor bastante recorrente é o azul marinho.

Neste modelo, a capa é um mix de azul marinho, bege e branco, e traz como detalhe o bordado temático de urso.

Além disso, o modelo ainda tem as faixas, que permitem que o acessório seja usado amarrado ao corpo da mãe.

azul marinho com branco
O tecido azul marinho tem estampa de bolinhas brancas
temática príncipe
O modelo tem o bordado de uma coroa
modelo azul marinho e bege
Detalhes em bege complementam o modelo
modelo para menino
As bordinhas vermelhas se destacam no modelo azul marinho

Rosa

modelo em patchwork

E para quem está escolhendo o item baseado na cor, uma das inspirações é a almofada em cor de rosa.

Como proposta desse modelo, a versão aqui é uma almofada feita em patchwork, onde os retalhos estampadinhos são delicados e trazem tons suaves de cor de rosa.

Esse também é um modelo que pode ser usado amarrado junto ao corpo da mãe, e deixando a almofada mais próxima do corpo.

modelo floral
O modelo delicado tem estampa floral em rosa

modelo com estampa rosa

rosa e branco
A estampa delicada traz nuvenzinhas
modelo moderno
A capa tem estampa chevron pink

Para Gêmeos

modelo para gêmeos acessórios para bebês gêmeos

Para quem descobriu a gravidez de gêmeos, fica a dúvida de qual modelo de almofada de amamentação escolher, e neste caso, o ideal é escolher um modelo duplo, que permite apoiar os bebês gêmeos lado a lado, enquanto cada um mama em um seio.

Este modelo duplo é bastante funcional, já que pode ser usada como almofada de apoio para os bebês e para a hora da mamada, quando é encaixado no colo da mulher e uma das partes e dobrada formando um apoio para as costas.

modelo com encosto grande
O modelo é tipo uma cadeirinha para a mãe e tem encosto
como amamentar gêmeos
A capa tem estampa colorida

 

Personalizada

modelo bordado

E para quem está planejando um quartinho de bebê especial, a personalização é uma grande aposta para ter um cantinho único.

E como ideia de personalização, este modelo traz a capa da almofada de amamentação bordada e personalizada com a inicial do nome do bebê.

modelo azul e marrom
O nome foi feito através da técnica de patchwork

modelo com nome

azul marinho e branco
O nome foi bordado em branco

Como Usar a Almofada Corretamente?

Durante a amamentação do bebê, a almofada pode ser uma grande ajuda, mas isso se for utilizada da maneira correta. E por isso, trouxemos um passo a passo para o uso correto do acessório:

  1. O primeiro passo é a mãe se sentar, seja em uma cadeira, poltrona de amamentação, sofá, etc;
  2. Com a mãe já sentada, é hora de encaixar a almofada junto do corpo, de modo que o acessório fique confortável e encaixado sobre o colo;
  3. Em seguida, é hora de encaixar o bebê sobre a almofada para direcioná-lo na mamada, e nessa etapa é possível usar duas posições para amamentação – mãe sentada e frente a frente (o bebê é colocado deitado sobre a almofada de modo que barriga da mãe e do bebê fiquem coladinhas, e o braço da mãe passa pelo cabecinha, orientando a cabeça em direção ao seio); e sentada inversa (o corpo do bebê é apoiado sobre a lateral da almofada, passando por debaixo do braço da mãe, e assim a mão da mamãe direciona a cabeça do bebê ao seio).como usar passo a passo

Como Escolher a Melhor Almofada de Amamentação? #Dicas

Para as mamães que estão começando a montar o enxoval do bebê e ainda tem muitas dúvidas de como escolher o melhor modelo do acessório, trouxemos algumas dicas que vão facilitar nesse processo:

  • Tempo de amamentação: para escolher a almofada de amamentação e comprar apenas um modelo ao longo de todo o período, uma dica é considerar o crescimento do bebê ao longo do período de amamentação. Neste caso, o melhor é já escolher um tamanho maior, que vá acomodando o bebê ao longo de seu crescimento.
  • Escolha do formato: há variados formatos de almofadas de amamentação, e o ideal é testar cada uma na hora da compra, vendo qual se encaixa melhor em seu corpo. Neste caso, tente testar as almofadas no período de 4 a 5 meses de gestação, que é quando a barriga está num tamanho que pode ficar logo em seguida ao parto, caso contrário, o teste da almofada com 8 ou 9 meses pode não ser compatível e tão confortável no pós parto.
  • Com ou sem cinto: no mercado há modelos desse acessório que contam com um cinto junto da almofada e que é preso na mãe para deixar a almofada mais estável e próxima do corpo. Esse cinto tem suas vantagens (deixa a almofada mais próxima e firme ao corpo) e desvantagens (pode gerar dificuldades na hora de colocar e tirar), e cabe a cada mulher decidir pelo uso das almofadas com ou sem cinto.
modelo com cinto
O modelo é de passar pelas costas e prender
  • Tecido: pode parecer bobeira, mas escolher um tecido de algodão e macio é uma dica essencial. Isso porque o tecido vai ficar em contato com a pele da mãe e do bebê, e o algodão ajuda na transpiração, além disso o tecido macio ainda evita que a pele sensível da criança não fique irritada.
  • Escolha um modelo com capa removível: na hora de escolher o modelo ideal, a dica principal é adotar um modelo com capa removível, assim é possível lavar a capa da almofada, afinal essa pode ficar suja com facilidade por conta de alguns incidentes, como o vômito do bebê ou até mesmo uma fralda vazando.
capa para almofada
A capa removível é mais fácil de higienizar

Como Fazer uma Almofada de Amamentação: Passo a Passo

molde para imprimir molde para imprimir grátis modelo para imprimir modelo

como fazer

  • Imprima os moldes, recorte-os e cole conforme orientação para formar o desenho de meia almofada;
  • Pegue um tecido liso de algodão, que servirá como base, dobre-o ao meio e risque o molde;
  • Recorte o risco e você terá um dos lados, repita o procedimento para ter os dois lados da almofada de amamentação;
  • Junte as duas partes e costure juntando os lados, mas deixe um espacinho sem costurar para colocar o preenchimento;
  • Encha a almofada de amamentação com o preenchimento escolhido;
  • Complete toda a almofada com o preenchimento e ficará uma parte sem costurar;

como fazer passo a passo

  • Costure a parte que ficou aberta da base da almofada;
  • Pegue o tecido que será usado como capa da almofada, dobre ao meio e faça o risco do molde;
  • Recorte o tecido riscado e repita o processo para ter dois lados;
  • Coloque o zíper no topo da capa e costure unindo as duas partes e fixando o zíper na capa;
  • Coloque a almofada dentro da capa e pronto!

 

Com o acessório em mãos, agora é só aproveitar a hora da mamada para criar um momento de afeto e carinho entre mãe e bebê.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.