Pés Inchados na Gravidez – O que Fazer? 10 Dicas para Aliviar!
Pés inchados na gravidez: é normal? É fato que esse incômodo afeta muitas gestantes, mas o que fazer para atenuar o problema?
Felizmente, há algumas alternativas interessantes que ajudam bastante. Vamos listar todas neste post, além de explanar tudo sobre essa condição.
Saiba mais sobre inchaço nos pés durante a gestação, por que ocorre e como aliviar passo a passo.
Sobre os Pés Inchados na Gravidez
A gravidez é uma das fases mais mágicas da vida. Entretanto, uma série de dores pode acometer as mulheres. O inchaço nos pés é um exemplo.
Ninguém merece ficar com essa parte dolorida. É ruim para andar, para calçar um sapato, enfim. Já não basta o barrigão que surge, lidar com outros problemas é para tirar qualquer gestante do sério.
É Normal?
Primeiramente: pés inchados na gravidez é normal?
Segundo especialistas, sim. Os pés e os tornozelos costumam inchar nessa fase.
O problema pode aumentar até o parto, levando a um desconforto horrível. Em alguns casos, a mulher não consegue ficar em pé, pois dói muito.
Quando o inchaço é grande, só resta descansar e focar em algumas ações. O médico também pode ser consultado para indicar um tratamento eficaz.
Por que Ocorre? #causas
Por que acontece o inchaço nos pés? As principais causas são:
- Alterações hormonais
- Retenção de líquidos
- Aumento do tamanho do útero
- Ganho de peso no bebê
O problema começa a partir dos seis meses de gestação e perdura até o parto. Na gravidez, o útero aumenta de tamanho para guardar o feto.
Com isso, comprime as veias do abdômen e prejudica a circulação do sangue nas pernas. Começa aí o problema do inchaço.
Por outro lado, com a alta retenção de líquidos, tanto os pés quanto outras partes do corpo podem inchar. Se métodos preventivos não forem colocados em prática, a mulher sofre com muitas dores.
Existem Riscos?
Embora não haja um risco grande para a saúde, as dores podem ficar insuportáveis. No calor, o problema com inchaço aumenta e deixa as gestantes estressadas.
Conforme o problema se eleva, fica praticamente impossível fazer caminhadas e até andar normalmente. A rotina da mulher altera drasticamente, sendo necessário total repouso.
Como Evitar?
A melhor forma de evitar o problema é colocar algumas ações em prática, sobretudo as preventivas. Pense que a prevenção é essencial para garantir uma gravidez tranquila.
Embora os inchaços sejam comuns, podem ser atenuados. Os médicos recomendam uma série de métodos efetivos. Todavia, ter uma rotina saudável é essencial.
Veja dicas:
Beber muita água – esse hábito é primordial para evitar a retenção de líquidos. A água joga fora as toxinas, faz uma limpeza no seu organismo e mantém você saciada. Consuma pelo menos dois litros por dia.
Pegar leve no sal – o excesso de sal no corpo contribui para a retenção de líquidos. Por isso, evite ao máximo alimentos salgados, embutidos e gordurosos. Tudo que é rico em sódio deve ser reduzido em sua dieta, principalmente durante a gravidez.
Alguns exemplos: refrigerantes, salsicha, calabresa, queijos, peito de peru, etc. Fique de olho na embalagem e tenha uma alimentação balanceada.
Fazer atividades físicas – a gestação não impede as futuras mamães de se exercitar. Seguindo as orientações médicas, é possível realizar atividades físicas diariamente, nem que seja uma pequena caminhada.
O sedentarismo prejudica a circulação, por isso deve ser evitado. Um bom exercício evita o inchaço nas pernas e nos pés, além de outros problemas que podem surgir na gravidez.
Comer bem – uma boa dieta é a chave para uma gestação de sucesso. Siga um cardápio balanceado, de preferência recomendado por um nutricionista.
Repouso – a gravidez deve ser levada a sério com momentos de descanso e repouso. Evite ficar de pé o tempo todo, sobretudo após o sexto mês de gestação. Ao deitar, mantenha sempre as pernas elevadas.
Se você usa algum tipo de medicamento, fique atento aos efeitos colaterais. Do mesmo modo, mantenha a rotina de consultas com o médico, o profissional dará as melhores orientações para você ter uma gravidez tranquila.
Como Aliviar Pés Inchados na Gravidez
Para ajudar você, selecionamos as melhores dicas para aliviar pés inchados na gravidez.
Usar meias de compressão – as meias são ótimas para ajudar a atenuar os inchaços. Você deve colocar sempre pela manhã e ficar durante todo o dia com elas. Lembre-se que os pés começam a inchar durante o dia, sobretudo quando está muito calor.
Essas meias são próprias para gestantes, são confortáveis e fáceis de usar. Tente ficar o máximo de tempo com elas, de manhã até a hora de dormir.
Drenagem linfática – trata-se de um procedimento simples que ajuda a conter a retenção de líquidos. A massagem é realizada por um profissional e o inchaço vai embora.
O procedimento é super efetivo e pode ser feito em sessões. A questão é que você precisa investir determinado valor para o tratamento completo. O resultado, porém, é surpreendente.
Cosméticos – o uso de cosméticos e cremes especiais ajuda a atenuar pés inchados na gravidez. Você pode aplicá-los diretamente na área, seguindo sempre orientações médicas.
Massagear os pés – se você não pretende fazer drenagem linfática, indicamos uma rotina de massagem nos pés. É uma opção para melhorar a circulação no local.
Comece aplicando movimentos suaves na região dos pés, tornozelos e pernas, seguindo o sentido do coração. Peça ajuda para uma pessoa próxima para fazer a massagem diariamente.
Banho de contraste – outra opção caseira que pode trazer bons resultados. Trata-se de um procedimento em que ajuda a melhorar a circulação.
Para fazer, é simples. Separe uma bacia de água quente e uma bacia de água gelada. Comece deixando os pés na água quente por três minutos. Depois, coloque os pés na água gelada por um minuto.
De fato, a água quente ajuda a dilatar os vasos e a água fria contrai, garantindo uma circulação melhor nessa região. Repita esse processo mais duas vezes. Depois, descanse e mantenha os pés para o alto, acima do nível do coração. Para melhorar o tratamento, peça para alguém fazer uma massagem.
Enfim, pés inchados na gravidez é comum, mas há várias maneiras de prevenir e atenuar o problema. Esperamos que tenha gostado do nosso tutorial. Siga as dicas e boa sorte!