8 Cuidados na Gravidez – O que Toda Gestante Precisa Saber!

O período de gestação é de muitas mudanças e as dúvidas em relação a esse período são frequentes, principalmente em relação aos cuidados na gravidez.

Os cuidados durante a gestação podem ser essenciais para manter a segurança e saúde da mãe e do bebê, evitando possíveis riscos durante essa fase.

Dessa maneira, se você está gestando e cheia de dúvidas em relação aos cuidados nessa fase da vida, trouxemos mais informações e dicas em relação aos cuidados na gravidez, que podem ajudar a ter uma gestação tranquila e de muita saúde para mãe e bebê.

cuidados na gravidez

Principais Cuidados na Gravidez

Acompanhamento médico

Os cuidados na gravidez incluem acompanhamento médico, principalmente com a realização do pré-natal, que inclui uma série de exames e cuidados durante a gestação.

O acompanhamento médico durante a gestação monitora a saúde da mãe e do bebê, além de poder tirar todas as dúvidas em relação às mudanças ocorridas durante a gestação.

Dessa maneira, é essencial incluir na rotina de cuidados o pré-natal e seguir as recomendações médicas.

dicas na gravidez
O pré-natal acompanha a saúde da mãe e do bebê

Vacinas

Um dos cuidados que deve fazer parte da rotina de gestantes é a manutenção do cartão de vacinas atualizado, protegendo a mãe e o bebê que está sendo gerado.

Dessa maneira, é importante se atentar e seguir as recomendações do seu médico para tomar as vacinas necessárias, garantindo a boa saúde da mãe e do bebê.

cuidados na gestacao

Alimentação

Os cuidados na gravidez também incluem uma boa alimentação, garantindo bons nutrientes para mãe e bebê.

Dessa maneira, a alimentação da gestante deve ser rica e variada.

Para regular as funções intestinais, que podem sofrer alterações durante a gravidez, o consumo de frutas, legumes, verduras e fibras é ideal, lembrando sempre de lavar bem esses alimentos antes do consumo.

A alimentação da gestante deve evitar o consumo de carnes mal passadas e peixes crus, que podem trazer riscos de contaminação por falta de cocção.

O excesso de doces e frituras também deve passar longe das gestantes, evitando problemas e riscos à gestação.

Os alimentos com muita pimenta ou bastante condimentados também podem ser reduzidos para evitar desconfortos gástricos.

E para complementar os cuidados com a alimentação, é preciso manter a hidratação com água, consumindo de 2 a 3 l de água por dia.

cuidados com alimentacao na gravidez
A alimentação deve ser rica em nutrientes e variada

Pele

Durante a gestação é comum o aparecimento de manchinhas escuras na pele, e isso acontece por conta dos estímulos e hormônios, como melanina, causando melasma, que escurece partes íntimas e causa manchas, principalmente no rosto.

Algumas mulheres podem ter mais tendência ao melasma e durante a gravidez essas manchas podem ser mais intensas.

Dessa maneira, para diminuir a tendência de formação de manchas, a recomendação é de muita hidratação, bebendo de 2 a 3 litros por dia por dia, além do uso diário de protetor solar com alto fator de proteção.

Os cuidados na gravidez também incluem o uso de hidratantes, evitando o ressecamento da pele e o surgimento de estrias.

A rotina da gestante deve incluir o uso de cremes, óleos corporais e produtos para hidratação da pele que sejam recomendados para gestantes.

dicas para gravidas
A hidratação da pele pode diminuir o desenvolvimento de estrias

Cigarro e Bebidas alcoólicas

Para as gestantes fumantes, a recomendação é abandonar de vez o cigarro, já que o fumo pode aumentar o risco de aborto espontâneo e prejudicar o desenvolvimento do bebê, podendo trazer riscos à saúde da criança.

O uso de bebidas alcoólicas também deve ser suspensa com a confirmação da gravidez, uma vez que pode causar má formação e até mesmo consequências psicológicas a longo prazo.

Dessa maneira, bebidas alcoólicas e cigarros devem entrar na lista do que grávida não pode fazer.

Medicamentos

Durante a gestação, os medicamentos devem ser utilizados com bastante cautela, e a automedicação não deve ser feita de maneira nenhuma, já que pode trazer riscos à saúde da mãe e do bebê.

O uso de substâncias presentes em alguns medicamentos pode comprometer o desenvolvimento do bebê, levando à má formações e abortos

Dessa maneira, o uso de medicamentos deve ser feito sob prescrição médica, e até mesmo aquela dorzinha de cabeça deve ser relatada ao médico para indicação de um remédio adequado nesse período das vida.

cuidados para gravidas
Os remédios só devem ser usados sob prescrição médica

Atividades físicas

Em geral, as atividades físicas são recomendadas durante a gestação, e devem ser evitadas em caso de orientação médica e gestações de risco.

A prática de atividades físicas durante a gravidez traz diversos benefícios ao corpo e a mente, mas é preciso cuidado com a escolha das atividades.

Os exercícios mais pesados devem ser evitados para não lesionar o corpo, evitando problemas durante a gestação.

Já exercícios como caminhada, hidroginástica e pilates podem fazer parte da rotina das gestantes, ajudando a controlar o peso, reduzindo chance de pressão alta e até mesmo de diabetes gestacional.

Para as praticantes de musculação, o exercício deve ser feito com aval médico e com acompanhamento de um instrutor, garantindo segurança durante a atividade.

exercicios para gravidas
Atividades físicas podem contribuir para a saúde da gestante

Descanso

O desejo de deixar tudo organizado para chegada do bebê é imenso, mas é preciso conciliar toda a organização com momentos de relaxamento para descansar.

Nos primeiros meses o excesso de sono é comum e algumas pausas para descanso são essenciais para viver todas as mudanças hormonais durante a gestação.

Com o avanço da gestação o corpo começa a ficar sobrecarregado e a sensação de cansaço começa a aumentar, por isso é necessário diminuir as atividades mais pesadas e aumentar as pausas para descanso.

Nos momentos de descanso ao longo do dia, vale levantar as pernas para ajudar na circulação sanguínea, que pode sofrer alterações durante a gestação.

dicas e cuidados para gravidas

 

Além de todas as dicas e informações do post, sempre é válido anotar as suas dúvidas para levar numa próxima consulta médica, garantindo todas as informações necessárias para uma gravidez tranquila.