ROUPAS PARA GESTANTES: 90 Dicas e Fotos!
Estar grávida é sem dúvida uma grande felicidade, mas conforme a barriga vai aumentando, mais difícil vai ficando de entrar em algumas roupas e outras não são ideais para gestantes. Se você está enfrentando problemas com suas roupas durante a gravidez, separamos dicas e modelos de roupas para gestantes que podem valorizar o seu novo corpo.
Dicas de roupas para gestantes
Decotes: o ideal é durante a gestação optar por decotes menores, pois o crescimento dos seios pode deixar mais do que você pretende a mostra.
Roupas justas: roupas para grávidas não devem ser muito justas, pois além da falta de conforto ainda parecem apertadas demais na grávida. Se a ideia é usar algo mais estruturado e próximo do corpo, escolha tecidos confortáveis e se sentir apertar um pouquinho que seja é bom evitar, afinal a segurança do bebê é essencial.
Vale a pena comprar moda gestante?
Trocar o guarda roupas inteiro pode ficar caro, então a ideia é apostar em peças básicas e que podem ser usadas em diferentes fases da gravidez, inclusive após o parto. Algumas peças são essenciais, mas outras podem ser ajustadas em uma costureira de modo a evitar gastos excessivos.
Aqui, tem um vídeo com dicas de como ajustar roupas para grávida, assim dá para economizar, e a vantagem é que depois ainda dá para voltar as roupas no tamanho normal.
Modelos de roupas para gestantes
Roupas íntimas: a primeira parte das roupas para grávidas que mudam são as lingeries, já que o ideal é optar por modelos confortáveis. As calcinhas com cinturas mais altas são ideais, e os modelos em algodão e com elástico são mais confortáveis. Os sutiãs devem ser mais estruturados, já que os seios passam a ficar maiores.
Vestidos: o ideal é procurar por vestidos próprios para gestantes ou por modelos mais compridos, já que a barriga cresce e o vestido fica cada vez mais curto. Os modelos mais soltinhos na barriga são ótimos, assim dá para usar o vestido por vários meses durante a gestação.
E se você quiser valorizar a barriga, os modelos com faixas para amarrar deixam a barriguinha de grávida mais evidente.
Calças jeans: as calças jeans para grávidas devem prezar pelo conforto. O ideal é escolher por modelo que venham com elástico na cintura, assim dá para aproveitar a calça por toda a gestação e até depois do parto. Este tipo de modelo é mais confortável e não aperta a barriga.
Na composição da calça, evite os jeans 100%, pois são modelos que não esticam e com o tempo suas pernas podem ficar mais grossas. Os modelos com poliéster ou elastano deixam o jeans mais maleável e ideal para os meses em que as pernas e quadril tendem a aumentar.
Adaptar algumas calças que você já tem em casa, também é uma alternativa, mas se o modelo passar a apertar demais é bom evitar.
Leggings: na moda gestante, as leggings são bem frequentes já que o tecido se ajusta ao formato do corpo e são confortáveis. Usar legging com batas é uma ótima combinação para grávidas.
Ah, mas lembre-se de usar leggings de boa qualidade, assim não fica transparente no bumbum, já que essa região do corpo tende a aumentar também.
Os modelos de legging com cintura alta também são uma boa alternativa para sustentar melhor a barriga sem apertar.
Shorts: essa peça é bem difícil para mulheres grávidas, mas podem sim fazer parte das roupas de gestante. Os modelos em jeans devem seguir a linha de elástico na cintura, e os modelinhos ao estilo “boyfriend” (mais soltinhos) são ideais para não apertar no quadril e nas pernas.
Os modelinhos mais soltos e de algodão são um investimento certeiro, já que são confortáveis e mais fresquinhos, já que é comum que mulheres grávidas sintam mais calor.
Macacões: essa peça é ideal para mulheres grávidas, pois valoriza a barriga e ainda é capaz de alongar a silhueta. Os modelos com decote em V alongam, mas se o decote for maior que o desejado, uma opção é usar top por baixo.
Os modelos em malha são mais soltinhos e ideais para quem quer conforto na moda gestante.
Macacão jeans está em alta e também é uma opção de roupa para grávida, principalmente, para as mamães jovens e fashionistas. No entanto, se a barriga crescer demais esse modelo pode ficar mais justo.
Os modelos curtos (macaquinho) também são uma ótima opção de roupa para grávida, principalmente nos dias mais quentes.
Blazer: para os dias mais frios ou até para deixar o look mais arrumadinho, o blazer é uma boa opção, já que não há necessidade de fechar na frente, o que pode ser difícil dependendo do tamanho da barriga. Os modelos mais estruturados deixam a cintura mais marcada e ficam mais femininos.
A vantagem de ter alguns modelos de blazer enquanto grávida, é que é possível misturar a peça com diferentes looks.
Camisas: se você trabalha em ambiente formal ou quer usar camisa durante a gravidez, o ideal é apostar em camisas de moda gestante, já que são modelos mais largas na região da barriga e estruturadas na parte de cima. Para as mamães grávidas que vão usar camisa durante a gravidez, o alerta fica por conta dos botões na região dos seios que não devem ficar muito justos.
Saia: essa é uma peça que a gestante deve tomar bastante cuidado, pois se for um modelo mais curto, o aumento dos quadris pode deixar a saia ainda mais curta. Os modelos mais justos devem seguir a regra de não apertar demais. Já os modelos longos e soltos criam look incríveis para grávidas.
Blusinhas e batas: as blusinhas e batas para grávidas estão liberadas, desde que não apertem demais e deixem muito da barriga para fora (não é tendência grávida pela rua com a barriga de fora). Os modelos em algodão e soltinhos são confortáveis, e os decotes devem ser cautelosos.
Para as batas os modelos que amarram ou marcam acima da barriga são mais femininos e valorizam a barriga. Blusinhas e batas largas demais devem ser evitadas para não engordar muito.
Roupas para gestantes gordas
Para as gestantes que já estavam acima do peso antes de engravidar, também é possível acertar na escolha de roupas para gestação.
As dicas para as gestantes acima do peso são bem parecidas com as dicas acima, mas as roupas com cores sólidas valorizam mais e dão aparência de mais magra.
Os decotes em V alongam e são ideias para gravidas acima do peso.
Os vestidos longos e com decote V alongam o corpo e valorizam a gravidez.
Usar roupas muito largas pode deixar mais gordinha, então opte por modelos não muito soltos e acinturados abaixo dos seios. As listras na horizontal também devem ser evitadas, assim como estampas muito grandes.
E para quem está grávida e acima do peso e precisa de inspirações de roupas para usar durante a gestação, vamos a alguns modelos que favorecem o corpo.
Ah, e não é porque você está acima do peso que deve fazer regime durante a gravidez. Neste período o cuidado com a alimentação deve ser essencial para o desenvolvimento saudável do bebê, então agora é o momento de cuidar da saúde sua e do bebê que está a caminho.
Inspirações de modelos de roupas para gestantes
E se você quer mais inspirações de modelos de roupas que favorecem o corpo de mulher grávida, separamos alguns looks que são ideias para usar durante a gravidez e arrasar.
Gostou das dicas de roupas para gestantes? O primordial nessa fase da vida da mulher é usar peças confortáveis e que não apertem a barriga. Cuidar da altura dos sapatos também é essencial. Agora é só seguir as dicas e ficar ainda mais linda com as roupas certas durante a gravidez.