Diário de Gravidez – 29 Modelos Lindos & Dicas para Fazer o Seu!
Além do álbum do bebê, hoje em dia também existe o diário de gravidez, que é uma nova tendência entre as gestantes e é uma ótima maneira de registrar tudo sobre essa fase da vida da mulher.
O diário de gravidez pode ser em diferentes estilos, como um modelo feito em vídeos, por um aplicativo de celular, e até mesmo do modo mais tradicional, que é a versão escrita.
E se você ainda não está sabendo dessa tendência para as gestantes, no post explicamos o que é o diário de gravidez, como funciona, vantagens, e diversos modelos lindos para se inspirar e adotar durante o gravidez.
Tópicos
O que é Diário de Gravidez?
O diário de gravidez é uma espécie de registro para anotar tudo sobre a gestação, desde o momento em que descobriu a gravidez até o momento do parto, fazendo um registro completo de toda a gravidez.
Apesar de parecer algo direcionado apenas para a gestante, a ideia é de que o registro possa envolver os pais, assim o casal pode registrar juntos o dia de realização do teste de gravidez, os sintomas da gestação, aquele desejo incomum, as idas aos médicos e todas as fases de desenvolvimento da gravidez.
A ideia desse registro é uma espécie de diário mesmo, onde as anotações devem ser feitas diariamente, apontando sentimentos internos e até mesmo mudanças físicas, seja no corpo da mulher ou no desenvolvimento da criança.
Como Funciona?
O diário de gravidez tem como ideia uma proposta de registro para guardar, assim como o álbum de bebê e tantas outras lembrancinhas que a família quer ter de recordação.
A ideia do registro é de fazer anotações diárias, assim a grávida pode se lembrar de tudo o que aconteceu e criar uma lembrança que a criança pode ler futuramente e saber como foi amada desde o início através das anotações dos pais.
O diário ainda funciona como uma agenda para a grávida, que pode anotar os próximos exames e até mesmo usar o item para planejar o chá de bebê.
Além de ser uma maneira de registrar as informações durante a fase de gravidez, alguns modelos prontos também podem trazer informações sobre cada fase da gestação, como tamanho do bebê, dicas para o parto, sintomas, entre outras informações que ajudam a grávida a entender melhor cada fase e se preparar para a chegada da criança.
Vantagens do Diário de Gravidez
Esse tipo de registro tem ganhado cada vez mais adeptas por ser um diário com muitas vantagens. E se você fica em dúvida sobre usar ou não esse item durante a gestação, reunimos diversas vantagens que vão te convencer a usar o diário de gestação.
- Lembranças: uma das principais vantagens do diário de gravidez é o fato de ser um caderno de lembranças, onde traz os registros da gestação e que pode trazer fotos de ultrassom, o que torna o item uma lembrança da família.
- Agenda: o registro ainda pode ter a funcionalidade de agenda para anotar futuras consultas, exames de pré-natal, além de ajudar na programação da grávida para organizar o chá de bebê, o enxoval e até mesmo o quartinho de bebê.
- Registros de Informações Para o Médico: a ideia de anotar dia a dia as informações sobre a gestação ajudam na lembrança da grávida, e assim dá para buscar informações no diário para informar o médico sobre sintomas e dúvidas sobre a gestação.
- Acompanhamento: o registro diário cria uma espécie de acompanhamento da gestação, e assim é possível saber como a criança está se desenvolvendo com o passar da gestação. Além de acompanhar o desenvolvimento da criança, o diário também pode trazer o acompanhamento da grávida, com registros relacionados a ganho de peso, resultados de exames e outras informações, que ajudam a mãe a cuidar da própria saúde.
- Auxílio Emocional: muito além de ser apenas um registro, o diário pode funcionar como uma maneira de “descarregar” as emoções diárias vividas com a gravidez e com as alterações hormonais, aliviando assim o estresse e todas as emoções que podem fazer parte da gestação.
Fotos e Ideias de Diário de Gravidez
E para quem está pensando em comprar ou fazer o diário de gravidez, reunimos diferentes modelos e ideias para inspirar-se em como criar essa lembrança da fase de gestação.
Uma das versões de diário para gestação é esse modelo estilo diário, que permite mudar as páginas de lugar a até mesmo adicionar mais folhas, o que deixa o modelo bem versátil para o uso no dia a dia.
O modelo é inspirado num trabalho DIY, tipo um scrapbook, e traz a capa decorada e temática para registrar a gestação.
As folhas que compõem o fichário são todas decoradas e trazem diversos temas, como folhas para registro de desejos, para detalhes e para registro mês a mês.
Outra versão para o diário de gravidez é esse modelo comprado pronto e que lembra uma agenda, onde as páginas são divididas por semana.
A cada página semanal há informações sobre aquela semana da gestação e informações sobre o bebê, preparando a mãe para a chegada da criança.
Nesse modelo, as páginas trazem alguns tópicos a serem respondidos semanalmente (energia, humor, apetite, desejos, náuseas, notas), o que ajuda a gestante a ter um registro comparativo para cada semana de gestação.
Entre os modelos e detalhes que podem fazer parte desse registro, vale inspirar-se nesta ideia de um diário em estilo fichário que traz páginas especiais, como essa página que traz o exame de gravidez.
A ideia de fazer um diário personalizado é uma ótima inspiração para as grávidas que querem apostar num projetinho DIY, e terem um modelo único de diário para registro da gestação.
Como uma opção de modelo para o diário de gravidez, vale inspirar-se neste modelo personalizado com o nome do casal, o que faz o registro ser uma tarefa familiar.
O modelo estilo agenda é além de um simples diário, mas também funciona como manual para a gravidez, trazendo informações importantes sobre cada fase e que podem tirar as dúvidas dos pais.
Você já é adepta dessa tendência para gestantes? Se você já usou esse tipo de registro em uma gestação anterior ou pretende usar no futuro, conta aqui nos comentários o que acha dessa proposta de anotar as fases da gestação.