Naninha para Bebê: O que é? – 55 Ideias Lindas & Passo a Passo!

A naninha para bebê se transformou em um item indispensável para o enxoval. Os relatos de como é uma peça benéfica para os cuidados do baby, principalmente na hora do soninho, são inúmeros. E por isso têm sido muito procuradas antes de seu nascimento.

Muitas mamães (papais e demais responsáveis por bebês) têm dúvidas de quais são as melhores naninhas. Vemos por aí uma série de materiais usados, como bichinhos de pelúcia, de pano, de crochê, almofadinhas, travesseiros, enfim, todos apresentam a mesma função.

NANINHA PARA BEBÊ 3

As naninhas podem ser usadas por bebês a partir de zero meses, ou seja, desde que nascem, para irem se acostumando.

Crianças que se apegam a essa peça costumam levá-la consigo conforme forem crescendo até ocorrer a fase do desapego. É um processo semelhante ao desvencilhamento da chupeta ou mamadeira, por exemplo.

Claro que incluir a naninha nos cuidados com o bebê não é algo obrigatório. Assim como outras dicas, é visto como uma possibilidade se a mamãe e / ou o papai quiser incluir na rotina.

Naninhas de bebês

Mas quais seriam as vantagens de apostar nas naninhas? Que poder elas têm sobre os nossos pequeninos? Qual seria o material mais recomendado? Onde comprar? Como fazer?

Bom, são diversas questões que podem surgir em relação a esse assunto. Resolvemos elaborar esse post aqui para sanar as principais delas. Acompanhe e inspire-se com modelos lindos!

NANINHA PARA BEBÊ 4

Sobre a Naninha para Bebê

Por estar tão na moda atualmente, vale a pena falar mais sobre a naninha para bebê. É bacana discutir sobre sua real importância, para o quê ela serve e os tipos mais indicados.

A seguir você poderá ver tópicos com respostas para as principais perguntas sobre naninhas. Confira 🙂

O que é? Para que Serve?

Primeiramente, é legal explicar o que é uma naninha para bebê. Apesar de ser uma tendência do atual momento, de fato não é uma novidade.

O uso de fraldas de pano ou bichinhos para auxiliar na hora de dormir já é bem antigo. Mamães zelosas sabem bem o quão pode ser difícil a rotina de sono com os bebês, principalmente nos primeiros meses.

Muitos bebês sentem dificuldade ao adormecerem por sentirem falta da mãe. Afinal, esse vínculo é inexplicável e vem de lááá de dentro da barriga 🙂

NANINHA PARA BEBÊ 2

E é aí que as naninhas podem entrar em cena. As mais usadas ainda são as típicas fraldas de pano. Mas atualmente também encontramos muitos modelos em crochê ou tecidos diferentes, como plush, por exemplo, que são bem macios.

Algumas mamães apostam nas almofadinhas e travesseiros bem macios. Eles têm uma proporção maior e por isso podem não se adaptar tanto para bebês pequenos.

Em qualquer caso, as naninhas são voltadas para serem usadas durante o soninho, podendo ser durante o dia ou à noite, no berço, no carrinho ou no ninho, por exemplo. Também pode servir para o uso nas cadeirinhas de carro ou bebês conforto durante passeios e viagens.

Fraldinha amigurumi
Fraldinha amigurumi

Qual sua Importância para o Bebê?

Mesmo com um cronograma organizadinho é possível que o bebê ainda não se sinta seguro na hora de dormir – até mesmo na fase do “sono picado”, entre as mamadas geralmente de 3 em 3 horas. E isso é super normal.

Ele pode estar bem alimentado, com banho tomado, roupinha limpa, sem cólicas… e mesmo assim chora quando é colocado no berço. Não se desespere. Claro que pode ser difícil “descobrir” o que nosso filho tem.

Mas vale a pena considerar que ele apenas está demonstrando certa saudade do colinho da mamãe. Muitos bebês vão apresentar esse tipo de comportamento, segundo especialistas.

NANINHA PARA BEBÊ

A naninha então se mostra uma super aliada para proporcionar segurança ao bebê. Elas confortam o pequeno por conta do toque, quase que substituindo o afago da mamãe ou do papai.

De acordo com os pediatras, naninhas, assim como chupetas, são chamados de objetos transicionais. Eles simbolizam a figura materna para a criança.

Uma tese do célebre psicanalista inglês Donald Winnicott esse tipo de objeto consegue influenciar até na construção da identidade da criança. Pois ela desenvolve seu senso criativo, de adaptação, imaginação e de autonomia.

Apesar de ser uma peça benéfica para o bebê, seu uso não deve ser incentivado durante toda a infância. Segundo especialistas no assunto, o ideal é que as naninhas estejam presentes na rotina da criança até 2 anos de idade. Nessa fase surgem novos interesses e o objeto acaba perdendo o sentido naturalmente.

NANINHA PARA BEBÊ 1

Guia Completo do Sono do Bebê: Aprenda Tudo Sobre o Sono do Seu Filho

Qual Modelo Escolher?

Uma dúvida recorrente é sobre o melhor modelo de naninha para bebê. Afinal, o mercado nos apresenta uma vastidão de tipos.

Os mais macios são os mais utilizados e costumam ser os mais queridos pelas crianças também por conta da sensação de maciez ao toque. Podem ser tecidos aveludados ou algodão mesmo.

De acordo com pediatras, os meninos tendem a gostar de naninhas mais robustas. Por exemplo almofadinhas, travesseiros ou naninhas de crochê. Mas isso não é uma regra.

Aliás, as naninhas de crochê, agregadas com a técnica japonesa de miniaturas amigurumi, fazem um sucesso tremendo hoje em dia.

Uma dica importante é não escolher uma naninha que tenha peças pequenas que possam ser arrancadas pelos bebês, linhas soltas, zíperes ou botões. Também é essencial que não seja muito maior que o bebê, pelo risco de sufocamento na hora de dormir.

Kit com amigurumis naninha de pano
Kit com amigurumis naninha de pano

Fotos e Modelos de Naninha para Bebê

Logo após você conhecer o que é a naninha, para que ela serve e quais os melhores modelos, o que acha de se inspirar com fotos de diversos tipos?

Selecionamos os mais procurados modelos de naninhas atualmente, que podem tanto ser criados por você, encomendados para alguém ou então comprados prontos em lojas especializadas. Confira!

De Crochê

Naninhas de crochê estão sendo muito procuradas atualmente. Elas se tornaram uma tendência ao mesmo tempo que outra técnica: a amigurumi. Para quem não sabe, amigurumi é uma arte japonesa realizada com pontos de crochê para criar bichinhos e bonecos bem fofos.

Sendo assim, tais naninhas podem ter todas feitas com linha de crochê, de diversas cores e espessuras, ou então com dois tipos de materiais. Por exemplo: a naninha de pano e o bichinho amigurumi.

Crochê é usado para fazer amigurumis naninhas
Crochê é usado para fazer amigurumis naninhas

Das duas formas a naninha fica lindinha, super combina com o universo infantil e pode também ajudar a decorar o quartinho do bebê.

Manta de crochê para bebê: 40 modelos, gráficos e receitas!

Olha só quantos modelos graciosos de naninhas para bebê feitos em crochê:

Hipopótaminho amigurumi naninha
Hipopótaminho amigurumi naninha
Amigurumi de crochê rosinha 1
Amigurumi de crochê rosinha
Amigurumi naninha feito de crochê 1
Amigurumi naninha feito de crochê
Bonequinha amigurumi naninha em duas cores
Bonequinha amigurumi naninha em duas cores
Cachorrinho naninha tipo amigurumi
Cachorrinho naninha tipo amigurumi
Macaquinho amigurumi
Macaquinho amigurumi
Modelo de naninha de girafinha amigurumi
Modelo de naninha de girafinha amigurumi
Naninha amigurumi de gatinho
Naninha amigurumi de gatinho
Naninha amigurumi de ursinha
Naninha amigurumi de ursinha
Naninha de lhama de crochê
Olha só que naninha charmosa de lhama de crochê
Naninha para bebê Noss7a Senhora
Naninha para bebê de Nossa Senhora
Naninha para bebê Princesa Leya
Para quem é geek: Naninha para bebê Princesa Leya, do Star Wars
Naninha para bebê princesa
Que tal então uma naninha de princesa?
Naninha para bebê Raposinha
Modelo de raposinha bem lindo
Naninhas de crochê das princesas da Disney
Naninhas de crochê das princesas da Disney
Naninhas de crochê de benbês
Naninhas de crochê de bebês
Paninho de apego para bebês amigurumi
Paninho de apego para bebês amigurumi
Polvinhos de crochê
Polvinhos de crochê também podem ser naninhas para dormir
Sapinho amigurumi Naninha
Sapinho amigurumi Naninha
Unicórnio naninha
Unicórnio naninha
Ursinha amigurumi com naninha
Ursinha amigurumi com naninha

De Coelhinho

Entre tantos “bichinhos-naninhas” os coelhinhos são os mais procurados. Para se ter uma ideia, o filho da apresentadora Ana Hickmann usou uma assim por vários anos até se desapegar. Muitas mamães se inspiraram para escolher as naninhas para seus filhotes.

Coelhinhos são bem fofos e podem ser criados de diversas maneiras. De crochê é possível escolher a cor que ele terá, se suas orelhinhas ficarão em pé ou caidinhas… De tecido essas naninhas podem surgir somente com as orelhas de coelho, não especificamente com todo o bichinho.

Bom você poderá ver melhor com todas as imagens que selecionamos das naninhas de coelho. Confira:

Coelhinho de crochê naninha
Coelhinho de crochê naninha
Bebê com naninha de coelho
Bebê com naninha de coelho
Bebezinho com naninha de coelhinho rosa
Bebezinho com naninha de coelhinho rosa
Coelhinho amigurumi naninha para bebê
Coelhinho amigurumi naninha para bebê

Coelhinho rosa e marrom

Dica de naninha de pano para bebê de coelhinho
Dica de naninha de pano para bebê de coelhinho
Inspiração de naninha para bebê de coelho rosa
Inspiração de naninha para bebê de coelho rosa
Modelo de naninha personalizada de coelhinho
Modelo de naninha personalizada de coelhinho
Modelos de naninhas para bebê de coelhinhos
Modelos de naninhas para bebê de coelhinhos
Naninha de coelhinho amigurumi
Naninha de coelhinho amigurumi

Naninha de coelho rosa

Naninha diferente com orelhinhas de coelho
Modelo diferente com orelhinhas de coelho
Naninha simples de coelho
Naninha simples de coelho
Naninhas de coelhos para meninos e meninas
Naninhas de coelhos para meninos e meninas

Personalizada

Outra opção bem bacana é a naninha para bebê personalizada. Ela pode ter o nome do baby bordado e em crochê, por exemplo. Ou então na própria estampa do tecido, algo que é feito por empresas realizadas em confecções personalizadas.

Essa é uma ideia bacana para deixar o enxoval do bebê bem organizado, pensando também nos futuros passeios e até as idas à escola. Quando a naninha está identificada a possibilidade de perdê-la é bem menor.

Olha só quantas ideias lindinhas de naninhas para bebê personalizadas:

Almofada naninha para bebê
Almofada naninha para bebê
Bichinho naninha para bebê personalizada
Bichinho naninha para bebê personalizada
Dica de naninha personalizada com nome do bebê
Dica de naninha personalizada com nome do bebê
Kit com naninha para bebê personalizada
Kit com naninha para bebê personalizada
Modelo personalizado de naninha
Modelo personalizado de naninha
Naninha com nome personalizado
Naninha com nome personalizado
Naninha com ursinho personalizada
Nominho pode ser bordado

naninha para bebê personalizada de ovelhinha

Outro modelo de naninha para bebê
Outro modelo de naninha para bebê
Tem naninhas personalizadas de crochê
Tem naninhas personalizadas de crochê
Você pode pedir frases na naninha para bebê
Você pode pedir frases na naninha para bebê

Como Fazer em Casa: Passo a Passo Fácil

Como falamos anteriormente, dá para criar naninhas artesanalmente. Pode ser em crochê ou costurando tecidos, e até criando bonequinhos macios. Bom, você pode escolher o melhor modelo para completar seu enxoval ou presentear.

O primeiro passo é decidir o modelo desejado. Depois, a separação dos materiais necessários de acordo com as cores, tecidos e detalhes.

Para preparar qualquer naninha de forma mais segura e fácil, é indicado ter um molde. Selecionamos alguns moldes para você poder imprimir e usar em sua produção:

Molde de coelhinho para naninha
Molde de coelhinho para naninha
Molde de naninha Crédito da imagem Feltro Fácil
Imprima esse molde de naninha Crédito da imagem: Feltro Fácil
Molde de naninha de pano
Molde de naninha de pano
Molde para naninha para bebê
Outro molde para naninha para bebê
Montando naninha de coelhinho amigurumi
Montando naninha de coelhinho amigurumi

Selecionamos um vídeo de passo a passo de naninha para bebê de ursinho. Siga a aula junto para conseguir uma peça linda e original:

Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços

Mas se você não está a fim de produzir a naninha, pode optar por comprar algum modelito. Como o mundo está cada vez mais digital, selecionamos lojas online que têm peças lindinhas para bebê, inclusive as naninhas.

Dê uma olhadinha nas dicas de lojas, produtos e preços:


E então, gostou de conhecer mais sobre naninha para bebê? Já sabe qual modelo vai escolher para seu baby?

Aproveite para ler também:

Ninho para Bebê – Qual a Importância + 40 Modelos Super Fofos!

Presente para Recém-Nascido: 50 Sugestões Apaixonantes

As 14 Melhores Posições para Amamentar o seu Bebê!