Gravidez Semana a Semana【2024】► Guia Completo!
A gestação é um período de total transição e que desperta muitas emoções e mudanças, e acompanhar a gravidez semana a semana pode ser uma maneira de entender melhor as transformações do seu corpo e o desenvolvimento do bebê.
O acompanhamento de cada fase da gestação e conhecimentos de cada semana pode fazer com que sua experiência seja ainda mais especial durante a gravidez. Para isso, trouxemos um acompanhamento semanal para entender todas as transformações que passam no seu corpo para gerar uma nova vida.
Tópicos
Guia da gravidez semana a semana
A gravidez é um período conhecido por 9 meses ou 40 semanas, e esse tempo de gestação é dividido em 3 trimestres, com características peculiares em cada um dos períodos, o que pode fazer com que a gravidez semana a semana seja bem diferente de um período para outro.
Para entender os trimestres, trouxemos um breve resumo de como o período de gestação pode ser dividido:
- Primeiro trimestre: de 1 a 13 semanas
- Segundo trimestre: de 14 a 26 semanas
- Terceiro trimestre: de 27 a 40/41 semanas
Apesar da definição clássica usar o período de 40 semanas de gestação, pode acontecer do bebê não nascer exatamente nesse tempo, e o período até 41 ou 42 semanas também é válido, e o acompanhamento médico é indispensável durante toda a gestação.
1 a 3 Semanas
- Sintomas da gestante: nas primeiras semanas a gestante pode notar atraso menstrual, e a realização de um teste de gravidez ou exame beta hCG podem confirmar a gravidez. Nesse período, alguns sintomas como enjoos matinais, cansaço e sensibilidade nos seios podem ser notados.
- Desenvolvimento do bebê: durante esse período, a placenta ainda não está formada e o bebê fica envolvido pelo saco gestacional que o protege de infecções o pancadas, e é responsável pela formação da placenta e bolsa amniótica. Nesse início de gestação, há o processo de desenvolvimento das estruturas embrionárias.
4 Semanas
- Sintomas da gestante: na 4ª semana de gestação pode ser normal um corrimento vaginal pegajoso e de coloração branca ou clara. Nesse período também é comum que a grávida sinta fadiga, irritabilidade, sensibilidade mamária, dor de cabeça, sonolência e dores abdominais e nas pernas.
- Desenvolvimento do bebê: nessa fase da gestação começa a ser formado o tubo neural do bebê, dando origem ao cérebro e a coluna. Nesse período também há o crescimento do âmnio, responsável por conter o embrião, e do saco vitelínico, que tem como função alimentar o embrião, que mede aproximadamente 1 mm.
5 Semanas
- Sintomas da gestante: as náuseas e enjoos matinais começam a ser mais frequentes a partir da 5ª semana, e também é notável mudanças emocionais, deixando a gestante mais sensível, nervosa e ansiosa.
- Desenvolvimento do bebê: durante a 5ª semana começa o desenvolvimento da placenta e cordão umbilical, dando início a formação do pescoço, sistema nervoso e também das paredes do coração e células cardíacas. Outros órgãos como rins, músculos, fígado, e até mesmo os ossos começam o seu desenvolvimento a partir dessa semana. Na 5ª semana a medida do bebê varia entre 1,3 e 2,5 mm, e pode se assemelhar a um girino.
6 Semanas
- Sintomas da gestante: nessa fase, a grávida pode ter mais sensibilidade nos seios por conta do aumento do fluxo sanguíneo. O nível de progesterona no corpo também aumenta, e isso pode retardar o sistema digestivo. Algumas gestantes também podem apresentar constipação a partir da 6ª semana.
- Desenvolvimento do bebê: na 6ª semana os braços e pernas já estão mais desenvolvidos, e começa a formação dos olhos e pequenas dobras de tecido que irão formar as bochechas e queixo do bebê. O tamanho do bebê é de aproximadamente 6 mm.
7 Semanas
- Sintomas da gestante: a partir da sétima semana é possível notar que a cintura perde um pouco a forma mais fina e a gestante pode começar a ganhar um pouquinho mais de peso. As auréolas das mamas podem começar a escurecer e o sono incontrolável é bem comum nessa fase da gestação.
- Desenvolvimento do bebê: nessa fase da gestação todos os órgãos do bebê estão em desenvolvimento, mas ainda não funciona. O cérebro passa por uma grande fase de desenvolvimento e nesse período começam a se estabelecer as primeiras ligações nervosas. O bebê pode medir de 10 a 12 mm.
8 Semanas
- Sintomas da gestante: na oitava semana, a gestante pode ter dores de cabeça, enjoos matinais, e aversão a comidas e cheiros, e é comum que o sistema digestivo esteja mais delicado que o normal. A vontade mais frequente de urinar pode aparecer também, e esse é um sintoma que vai e volta durante o restante da gravidez.
- Desenvolvimento do bebê: a formação dos pés e mãozinhas começa nessa fase da gravidez e podem começar a aparecer pequenas saliências de onde nasceram os órgãos genitais do bebê. Nessa fase, pode ser possível ouvir os primeiros batimentos cardíacos do bebê e o tamanho é entre 1,3 e 1,5 cm.
9 Semanas
- Sintomas da gestante: na nona semana de gestação, os enjoos matinais continuam e também é comum que a grávida sinta azia e sensação de queimação no estômago. A vontade de urinar também pode continuar mais frequente.
- Desenvolvimento do bebê: a partir dessa fase o bebê começa a adquirir uma aparência mais humana e a cabeça fica mais arredondada. Os primeiros dentes podem começar a se formar dentro da gengiva, assim como o nariz e orelhas já estão mais desenvolvidos. O tamanho médio do bebê nessa fase é de 2,5 cm, ou seja, mais ou menos o tamanho de uma azeitona.
10 Semanas
- Sintomas da gestante: é a partir da 10ª semana de gestação que a barriguinha começa a ser percebida, e por conta do esticamento é normal sentir dores na pelve. O enjoo matinal continua, e nessa fase são comuns também prisão de ventre, cansaço excessivo, necessidade frequente de urinar, azia, queimação estomacal e variações emocionais.
- Desenvolvimento do bebê: a 10ª semana de gestação marca o período em que o embrião é promovido a feto. Nessa fase, a genitália está em processo de finalização e há a formação de ossos e cartilagens dos canais auditivos, narinas e cotovelos. O tamanho do bebê varia em torno de 3,1 cm.
11 Semanas
- Sintomas da gestante: a barriga continua crescendo e começa a tomar mais forma, e é comum também que os seios fiquem mais doloridos. O cabelo passa a crescer mais rápido e cair menos, podendo até mesmo deixar os fios mais grossos e mais longo. Não é só o cabelo que cresce mais nessa fase da gestação, mas podem nascer mais pelos em outras partes do corpo.
- Desenvolvimento do bebê: nessa semana o bebê já tem mais características próprias do seu rostinho, e há o desenvolvimento das papilas gustativas e formato dos dedos. O tamanho médio do feto é de quase 5 cm.
12 Semanas
- Sintomas da gestante: a partir da 12ª semana de gestação é comum que a grávida passe a sentir um pouco mais de incômodo na região pélvica, que passa por um processo intenso de expansão até o final da gestação. As gestantes também podem sentir gengivas e seios mais sensíveis, e o cansaço mais profundo e até mesmo tonturas marcam essa semana.
- Desenvolvimento do bebê: nessa fase da gestação os órgãos do bebê já estão formados e começam a funcionar, mas continuam em desenvolvimento. Pode começar a surgir cabelo, como uma espécie de penugem, e a genitália começa a ficar mais visível. Nessa semana o feto tem um aspecto completamente humano e mede de 5 a 6 cm.
13 Semanas
- Sintomas da gestante: na gravidez semana a semana, a 13ª semana pode deixar a grávida mais sensível e com possibilidade de chorar mais facilmente. Os desconfortos do primeiro trimestre, como fadiga, náusea e vontade de urinar, passam a diminuir.
- Desenvolvimento do bebê: nessa semana a bexiga urinária do feto já está funcionando e o bebê é capaz de ingerir o líquido amniótico e o eliminá-lo através da urina. O tamanho do bebê é de aproximadamente 7,4 cm.
14 Semanas
- Sintomas da gestante: a partir dessa semana é mais marcante o ganho de peso e a barriga mais saliente na gestante. O estômago fica mais comprimido, o que pode causar um pouco de azia e a digestão pode demorar um pouco mais. É comum também que esse período seja marcado por prisão de ventre e dores pélvicas.
- Desenvolvimento do bebê: na 14ª semana de gravidez o rosto do bebê está totalmente formado e ele já consegue mexer lábios, nariz e fazer caretas, além de se mexer dentro da barriga. O cordão umbilical também já se desenvolveu e agora é responsável por levar nutrição e oxigênio ao bebê, que mede cerca de 9 cm.
15 Semanas
- Sintomas da gestante: nessa semana, a barriga de grávida começa a ficar mais evidente, e finalmente a fase de enjoos começa a passar, e junto vão embora a azia e a prisão de ventre.
- Desenvolvimento do bebê: nesse período da gestação o bebê já consegue realizar movimentos de inspiração, os dedos já estão formados e separados, e o bebê já pode começar a chupar os dedinhos enquanto está na barriga. Nesse período o bebê mede cerca de 16,5 cm.
16 Semanas
- Sintomas da gestante: como 16 semanas de gestação a grávida começa a se sentir inchada e constipada, e o peso começa a ter mudanças mais marcantes, e o ganho de 4 a 5 kg pode marcar esse período da gestação. A vontade de urinar volta a ser mais frequente.
- Desenvolvimento do bebê: é com 16 semanas que o médico consegue informar com mais precisão o sexo do bebê, que tem pálpebras ainda fechadas, mas já tem sensibilidade à luz externa. Além disso, o ouvidinho já está totalmente formado e o bebê começa a ouvir os primeiros sons. O tamanho do bebê nesse período da gestação é de 18 cm.
17 Semanas
- Sintomas da gestante: com o aumento da barriga é comum que a grávida tenha o centro de gravidade alterado, e esse período é marcado pelo fato de que a grávida pode se desequilibrar com mais facilidade. A partir dessa semana também é possível notar mais retenção de líquidos e câimbras nas pernas durante a noite, que podem ser marcadas por carência de cálcio ou magnésio.
- Desenvolvimento do bebê: a partir dessa semana começa a produção do vernix, uma camada protetora da pele do bebê e que se desenvolve por todo o corpo. Nesse período o bebê tem um crescimento maior e mais ganho de peso, e o tamanho médio é de 19,6 cm.
18 Semanas
- Sintomas da gestante: na 18ª semana de gestação é comum relatos de constipação, hemorroidas e dores nas costas, e a tontura também pode ser um sintoma da gravidez semana a semana.
- Desenvolvimento do bebê: nessa semana, o bebê começa a desenvolver as impressões digitais, que permanecerão com ele por toda a vida. Os movimentos respiratórios também são iniciados como uma espécie de treinamento e o bebê é capaz de ouvir sons externos e responder a eles com movimentos que podem ser sentidos pela gestante. O tamanho do bebê nessa fase é de aproximadamente 21,2 cm.
19 Semanas
- Sintomas da gestante: a partir dessa semana a gestante começa a sentir mais o peso da barriga, por conta da junção do peso do bebê, líquido amniótico e placenta. O apetite pode aumentar e a gestante pode apresentar maior dificuldade de concentração. É comum também que apareça uma linha vertical escurecida no centro do abdômen, chamada de linha negra.
- Desenvolvimento do bebê: nesse período o cérebro do bebê está em aperfeiçoamento e todos os sentidos estão começando a se desenvolver. O tamanho do bebê nessa fase da gestação é de aproximadamente 22,8 cm.
20 Semanas
- Sintomas da gestante: a metade da gravidez chegou e há o aumento do apetite e certos desejos de comidas. Nesse período também é comum que a gestante tenha congestão nasal, câimbras nas pernas, vontade de urinar frequente e pode ocorrer coceira na barriga devido ao aumento do tamanho.
- Desenvolvimento do bebê: na metade da gravidez os braços, pernas, pés e mãos do bebê já estão completamente formados, e o bebê começa a ter um ganho maior de peso. Algumas regiões do cérebro ainda estão em desenvolvimento, incluindo neurônios responsáveis por olfato, paladar, audição, visão, tato, memória e função cerebral. O tamanho do bebê é de aproximadamente 24,3 cm.
21 Semanas
- Sintomas da gestante: nessa semana o aumento da barriga passa a ser maior e a grávida pode ter mais fadiga. O acúmulo de líquido no corpo também é comum, o que pode causar inchaço nas pernas e pés. Alguns pequenos vasos sanguíneos dilatados também podem aparecer nas pernas.
- Desenvolvimento do bebê: na 21ª semana, o bebê já escuta os sons externos e começa a se familiarizar com vozes. Por conta do amplo espaço no útero, o bebê tem mais liberdade para se movimentar, e é comum que ele vá mudando de posição ao longo do dia. A aparência do feto já é bem semelhante a de como o bebezinho irá nascer, e nesse momento, o tamanho é de 25,9 cm.
22 Semanas
- Sintomas da gestante: a grávida pode sentir uma espécie de aperto no abdômen por conta das contrações uterinas, e são comuns contrações de exercício, consideradas leves e normais. O inchaço nas pernas e pés, e a dilatação de pequenos vasos sanguíneos podem continuar.
- Desenvolvimento do bebê: nessa fase o bebê já possui unhas e tem capacidade de brincar com as mãozinhas, levando as mãos ao rosto e as orelhas. O desenvolvimento fetal já está completo e o bebê mede em torno de 27,4 cm.
23 Semanas
- Sintomas da gestante: nesse período da gestação é comum que a grávida sinta ondas de calor, que podem ser causadas por alterações hormonais. A gestante também pode sentir um pouco de falta de ar por conta do crescimento do útero, que pressiona os pulmões, e dores na costela a medida que o tórax se expande para acomodar o bebê que está em crescimento.
- Desenvolvimento do bebê: a partir dessa semana começa o início da produção de insulina pelo pâncreas, hormônio que é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue. O intestino do bebê também começa a realizar os primeiros movimentos, que ajudarão na digestão dos alimentos após o nascimento. O tamanho do bebê nesse momento é de aproximadamente 28,9 cm.
24 Semanas
- Sintomas da gestante: com o aumento do útero, que pode colidir com o estômago, é comum que a grávida passe a ter um pouco mais de azia e refluxo. O cansaço e a tontura também são sintomas dessa fase da gravidez semana a semana.
- Desenvolvimento do bebê: nessa semana os olhos do bebê já abrem e se fecham, e ele ganha cílios. A maioria dos órgãos sensoriais já está formado e o bebê já consegue sentir o cheiro e o sabor do líquido amniótico. O tamanho aproximado do feto nessa fase da gestação é de aproximadamente 30,4 cm.
25 Semanas
- Sintomas da gestante: com 25 semanas de gravidez é comum que comece a formação de colostro, e a grávida pode ter sintomas como azia, refluxo, constipação e aumento de gases.
- Desenvolvimento do bebê: nesse momento da gestação o bebê já tem a feição que nascerá e o corpo já está todo formado, e a partir de agora começa a ganhar peso de forma mais acelerada. O tamanho é de aproximadamente 31,8 cm.
26 Semanas
- Sintomas da gestante: na 26ª semana de gravidez o peso da barriga pode começar a incomodar, e a grávida também pode sentir desconforto nas pernas, dores nas costas e inchaço.
- Desenvolvimento do bebê: o bebê começa a ter mais força nos braços e pernas, o que pode resultar em chutes e cotoveladas, que podem ser sentidos pela gestante. O bebê também já consegue pegar o cordão umbilical e brincar com ele dentro da barriga. O tamanho do feto nesse período é de aproximadamente 33,3 cm.
27 Semanas
- Sintomas da gestante: nesse período da gestação é comum surgimento de varizes, a possibilidade de hemorroidas e as câimbras nas pernas são mais frequentes. As grávidas também podem sentir cólicas inchaços, e as contrações Braxton-Hicks (contrações de treinamento) podem começar.
- Desenvolvimento do bebê: com 27 semanas o bebê pode abrir os olhinhos e passar por mais períodos de sono e vigília. O tamanho do bebê é de aproximadamente 36 cm e ele continua crescendo e ganhando peso, e já pesa em torno de 1 kg.
28 Semanas
- Sintomas da gestante: a grávida pode ter mais coceiras e estrias no abdômen, e pode começar a ter um pouco mais de dificuldade para dormir, além de dores nas costas e região pélvica.
- Desenvolvimento do bebê: nessa fase, obebê já consegue identificar a luz de fora da barriga e distingue dia e noite, tendo uma rotina de sono mais definida. O tamanho do bebê com 28 semanas é de aproximadamente 37,6 cm.
29 Semanas
- Sintomas da gestante: com 29 semanas de gestação é comum que as grávidas sintam mais cãibras nas pernas, fadiga extrema, pés inchados e contrações de treinamento.
- Desenvolvimento do bebê: nessa fase da gestação o bebê se move e brinca o tempo todo dentro da barriga, fazendo movimentos mais intensos em que é possível sentir pés, mãos, braços e cotovelos do bebezinho. O tamanho do feto nesse momento é de 38 cm.
30 Semanas
- Sintomas da gestante: nesse período da gestação as contrações de treinamento continuam e as grávidas podem sentir inchaço nas pernas e pés, alterações de humor, dor e desconforto nos pulsos, e a expansão do útero pode fazer com que os quadris se alarguem para preparação para o parto.
- Desenvolvimento do bebê: com 30 semanas, o bebê já tem mais sensibilidade ocular e responde a estímulos de luz. Todos os órgãos e sistemas básicos do corpinho já estão formados, mas continuam amadurecendo até o final da gestação. O tamanho do bebê nesse período é de 38,9 cm.
31 Semanas
- Sintomas da gestante: a partir desse período da gestação a grávida passa a sentir mais cansaço e é comum ter inchaço nas pernas e pés e dor nas costa. Os mamilos podem começar a secretar o colostro, um líquido cremoso e amarelado que é produzido como uma espécie de primeiro leite, com grandes quantidades de proteínas, nutrientes e anticorpos.
- Desenvolvimento do bebê: com 31 semanas o bebê já responde a estímulos de vozes e toques na barriga da mãe, e adora dormir. O tamanho nessa fase é de 40,3 cm.
32 Semanas
- Sintomas da gestante: a partir da 32ª semana de gestação a grávida tende a ganhar peso mais rapidamente, e o útero continua a aumentar de tamanho, o que pode provocar mais mudanças no corpo da mulher, deixando os quadris mais largos e preparando o corpo para o momento do parto.
- Desenvolvimento do bebê: nesse momento o bebê já fica com os olhos mais abertos e se move em direção às luzes de fora da barriga, piscando os olhos e identificando sons do lado externo. Com 32 semanas pode acontecer do bebê já virar de cabeça para baixo, e o tamanho é em torno de 41,6 cm
33 Semanas
- Sintomas da gestante: com 33 semanas de gravidez é comum dores lombares que podem irradiar para as nádegas, coxas e pés à medida que a curvatura da coluna muda, o que também causa compressão do nervo ciático.
- Desenvolvimento do bebê: nessa fase o bebê já está completamente formando e está ganhando peso, e o foco passa a ser o amadurecimento dos pulmões. O tamanho do bebê com 33 semanas é de 42,9 cm e o peso é cerca de 2,1 kg.
34 Semanas
- Sintomas da gestante: com o avanço da gravidez o útero aumenta e se eleva aproximadamente 30 cm acima do osso púbico, causando deslocamento dos órgãos internos, o que pode ocasionar desconforto e dificuldade respiratória, deixando a grávida com sensação de falta de ar. Nessa fase final da gestação, a vontade de fazer xixi volta a ser mais frequente por conta da pressão do útero sobre a bexiga.
- Desenvolvimento do bebê: com 34 semanas de gestação o sistema nervoso e o sistema imunológico do bebê já estão completamente formados, e o feto mede em torno de 44,2 cm.
35 Semanas
- Sintomas da gestante: a falta de ar continua sendo um sintoma nessa semana de gravidez, e a vontade de urinar frequentemente também continua. Nesse período são comuns as contrações de treinamento, e a grávida pode ter sensação de queimação estomacal, além de cansaço excessivo e dificuldade de dormir.
- Desenvolvimento do bebê: o bebê com 35 semanas já tem pouco espaço para se movimentar, está completamente formado e se move ao ouvir sons. O tamanho do feto nesse período é de 46,2 cm e com peso médio de 2,5 kg.
36 Semanas
- Sintomas da gestante: a fase final da gestação é um pouco mais cansativa para a grávida e continuam sintomas como falta de ar, vontade frequente de urinar, contrações de treinamento, sensação de queimação estomacal, dificuldades de dormir e fadiga excessiva. A retenção de líquidos e inchaço também faz parte desse período de gravidez.
- Desenvolvimento do bebê: a partir dessa semana o bebê não é mais considerado prematuro em caso de nascimento, e os pulmões já funcionam normalmente. A partir de agora o bebê continua na barriga ganhando peso e o tamanho é de aproximadamente 47,4 cm.
37 Semanas
- Sintomas da gestante: com 37 semanas de gestação o útero começa a se preparar para o parto, e a grávida pode ter um corrimento vaginal manchado de sangue ou expelir o tampão mucoso, que tem consistência de geleia e coloração transparente a marrom-avermelhado.
- Desenvolvimento do bebê: nessa fase da gestação é comum que o bebê chupe o dedo e puxe o cordão umbilical. O feto continua ganhando peso, e pesa entre 2,7 a 2,9 kg, e o tamanho é em torno de 48 cm.
38 Semanas
- Sintomas da gestante: a fase final da gravidez se aproxima e além de todo o cansaço, ficam mais comuns as contrações de treinamento.
- Desenvolvimento do bebê: nessa fase o bebê já tese em média 3 kg e os movimentos dentro da barriga ficam limitadas por conta do espaço. O tamanho já é bem maior, e o bebê mede por volta de 49,8 cm.
39 Semanas
- Sintomas da gestante: com 39 semanas de gestação, a grávida passa a ter uma necessidade constante de fazer xixi, e é necessário começar a observar possíveis concentrações, e se estiverem ritmadas é necessário informar ao médico.
- Desenvolvimento do bebê: nesse período o bebê já está pronto para nascer a qualquer momento, e o tamanho é de aproximadamente 50 cm e peso em torno de 4 kg.
40 Semanas
- Sintomas da gestante: a gravidez semana a semana costuma ter a última semana marcada por cansaço excessivo e inchaço. Além disso, o trabalho de parto pode começar a qualquer momento, w pode ocorrer ruptura da bolsa amniótica e contrações de parto ,que podem ser regulares e se intensificarem.
- Desenvolvimento do bebê: com 40 semanas o bebê já está pronto para nascer, com pulmões maduros, e assim que o cordão umbilical for cortado o bebê já começa a respirar sozinho.
E se você chegou a 40 semanas de gestação e ainda não entrou em trabalho de parto não é momento de entrar em pânico, já que o bebê pode ficar dentro do útero até 42 semanas. O que é indispensável nesse processo e ao longo de toda a gravidez é o acompanhamento médico.
Agora que você já sabe as mudanças que acontecem no corpo da gestante e no desenvolvimento do bebê, já pode acompanhar toda a gestação com mais conhecimento, e isso não dispensa a necessidade de acompanhamento médico e realização de pré-natal.