Hidroginástica para Gestantes – 8 Benefícios & Dicas de Exercícios!

Durante a gestação o corpo muda, e algumas dores e a falta de disposição passam a ser comum durante essa etapa. No entanto, essas mudanças podem ser menos intensas se uma rotina de exercícios físicos fiz parte do período de gestação. E um dos exercícios bastante indicados para essa fase é a hidroginástica para gestantes, uma modalidade de exercício físico na água e que tem menor impacto nas articulações, mas grandes vantagens para as grávidas.

E se você quer manter uma rotina de exercícios para grávidas e não sabe qual atividade mais indicada, o post de hoje vai tirar todas as suas dúvidas sobre hidroginástica para gestantes.

dicas de hidroginástica para gestantes

 

Sobre a Hidroginástica para Gestantes

Quais seus Benefícios?

A hidroginástica costuma ser uma atividade bastante recomendada para grávidas, uma vez que dentro da piscina o peso diminui em média 50%, devido a força empuxo, que tende a empurrar para superfície enquanto tentamos nadar para o fundo.

Desse modo, essa força agindo no corpo é ideal para diminuir o impacto da atividade física nas articulações, uma vez que o corpo está mais pesado durante a gestação. Assim, a atividade é bastante indicada para gestantes como alternativa para manter-se em movimento sem sobrecarregar o corpo e as articulações.

benefícios da hidroginástica para grávidas
A atividade na água diminui o impacto nas articulações

atividade física na água para gestantes

Além de ser uma atividade mais segura para grávidas, evitando o sobrepeso nas articulações, a hidroginástica para gestante ainda traz uma série de benefícios.

  • Alívio das dores musculares: A regularidade na atividade física praticada na água ajuda no fortalecimento da musculatura das costas, reduzindo a dor que costuma aparecer nessa região do corpo com o crescimento da barriga.
atividade aeróbica para gestante
O exercício pode diminuir e evitar dores nas costas causadas pelo aumento da barriga

vantagens da hidroginástica para gestantes

  • Mais disposição: O preparo físico é ideal para dar mais disposição e energia durante a gestação, mas também no pós nascimento do bebê, uma vez que a rotina passa a ser mais agitada e cheia de tarefas.
exercícios para melhorar disposição de grávidas
A rotina com exercícios garante mais disposição
  • Diminui estresse e ansiedade: A prática de atividades físicas faz com que o organismo libere endorfina, uma substância que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. Assim, a ansiedade da mamãe com a gestação e a preparação para a chegada do bebê pode ser amenizada com a liberação de endorfina, diminuindo a ansiedade e também o estresse com todos os preparativos que envolvem essa fase. Além da liberação de endorfina pela prática da atividade física, o fato da atividade ser na água também é um fator positivo, uma vez que estar na água é bastante relaxante!
benefícios da hidroginástica para grávidas
A atividade na água é relaxante!
  • Melhora a circulação e diminui o inchaço: Durante a gestação é comum uma intensa retenção de líquidos e consequente inchaço nas pernas. Assim, os exercícios dentro da água funcionam como uma drenagem linfática natural e mais leve, diminuindo os edemas e estimulando a circulação, o que evita o inchaço e também o desenvolvimento de varizes.
exercícios para grávidas
Os exercícios na água ajudam na circulação sanguínea
  • Fortalecimento dos músculos para o parto: A hidroginástica para gestante ajuda a fortalecer os músculos do períneo e do abdômen, o que é benéfico para o momento do parto, resultando em menos dor durante o trabalho de parto para a mãe.
  • Controle de peso: O ganho de peso é normal durante a gravidez, mas esse aumento no peso deve ser moderado e saudável, evitando sobrepeso que pode complicar a gravidez. Assim, a hidroginástica é categorizada como uma atividade aeróbica, ajudando na queima de calorias e no controle do peso para as gestantes. Além de controlar o peso durante a gravidez, a atividade ainda estimula o metabolismo a gastar mais energia, e isso pode se estender no período pós parto, ajudando na volta do peso com maior facilidade.
exercício para ajudar no parto
A rotina com atividade física ajuda a controlar o ganho de peso
  • Previne diabetes gestacional: É comum que algumas grávidas desenvolvam sensibilidade a insulina reduzida, o que leva ao aumento de níveis de açúcar no sangue, condição denominada de diabetes gestacional e que pode levar a complicações da gravidez, como pré-eclâmpsia, indução de um parto prematuro ou até mesmo alterações na pressão. Assim, a hidroginástica para gestante contribui com o controle de glicemia, ajudando a queimar glicose sem a necessidade de medicamentos, mas com uma rotina de exercícios físicos regulares.
atividade na piscina para grávida
A atividade pode controlar o nível de açúcar no sangue, evitando riscos à gravidez

Existem Riscos? #Cuidados

A recomendação para incluir hidroginástica para gestante na rotina pode ser iniciada após o fim do primeiro trimestre de gestação, quando o risco de aborto espontâneo diminui. Essa atividade pode ser estendida até o fim da gravidez, exceto em casos específicos e com restrições como:

  • Problemas pulmonares;
  • Problemas no colo do útero;
  • Quadro de pré-eclâmpsia ou eclampsia;
  • Placenta de inserção baixa ou placenta prévia;
  • Histórico de parto prematuro e abortos espontâneos em gestações anteriores;
  • Presença de cardiopatias.
cuidados hidroginástica na gestação
As grávidas só devem iniciar a atividade com liberação médica

Para as grávidas que pretendem aderir à hidroginástica, alguns cuidados são recomendados para a inclusão dessa atividade física na rotina. Entre os cuidados estão:

  • Controle da frequência cardíaca, com máxima permitida de 140 bpm (batimentos por minuto);
  • Evitar exercícios com saltos que fazem o tronco sair da água, de modo a prevenir o impacto nas articulações;
  • Evitar a elevação frontal das pernas, de modo a não comprimir as veias que garantem o fluxo de sangue para o bebê;
  • Não fazer exercícios que a deixem ofegante e com falta de ar;
  • Assegurar-se de que a temperatura da água não ultrapasse 30 °C;
  • Suspender a atividade em qualquer sinais de tontura, falta de ar, sangramento, dores no peito e abdômen, náuseas, visão embaçada, palpitações, sensação de desmaio ou qualquer outro sinal de mal estar que a atividade pode estar causando.

 

E o mais importante de tudo é que a atividade de hidroginástica para gestante só seja iniciada com a liberação de um médico que acompanha a gestação.

Com que Frequência Fazer?

Para incluir a hidroginástica para gestantes na rotina, o ideal é que atividade seja feita de 2 a 3 vezes por semana com aulas de duração média de 45 minutos, mantendo a regularidade e os benefícios dessa atividade física.

Assim, o ideal é que as aulas sejam feitas em horários menos quentes e que a grávida realize a ingestão de líquidos e alimentos saudáveis e leves antes da atividade física na piscina.

dicas de exercícios físicos para grávidas
A aulas na piscina devem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana

Dicas de Exercícios de Hidroginástica

Para fazer a atividade na piscina, a grávida deve ter acompanhamento de um profissional qualificado é só iniciar a atividade com o aval médico.

Assim, alguns exercícios são mais recomendados para a fase da gestação, e costumam ser incentivados pelo profissional que acompanha a atividade. Entre esses exercícios estão:

  • Caminhadas dentro da água e com os braços para fora, fazendo um ângulo de 90° com os cotovelos e juntando-os para frente enquanto caminha pela água;
  • Movimentos que simulam uma corrida dentro da água, mas sem sair do lugar, de modo a levantar os joelhos no sentido do peito;
  • Atividade em cada gestante segura a borda da piscina, deixando o corpo reto e batendo as pernas para dentro da água, como se estivesse nadando, mas nesse caso, sem sair do lugar;
  • Posição em que os braços ficam juntos das coxas e movimentando-os para levar para fora da água, abrindo e fechando sem dobrá-los.

exercícios para gestantes

 

Se você já foi ou é adepta dessa prática de exercício durante a gravidez, conte-nos quais os benefícios que sentiu para o seu corpo.