Varizes na Gravidez: O que É, Causas, Tratamento e Dicas

Sofrer com varizes na gestação não é uma exclusividade de uma ou outra futura mamãe. As estatísticas brasileiras são que uma em cada três gestantes apresentará o problema, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Mas lidar com elas é fácil, simples e pode ajudar bastante com nossas dicas a seguir.

varizes na gravidez

Sobre as Varizes na Gravidez

Cansaço, sono e enjoos fazem parte de um quadro normal de gestação e as mulheres já esperam por isso. Nada, entretanto, surpreende e entristece mais algumas mulheres que as varizes na gestação. Infelizmente um problema comum o qual leva muitas a não usar short ou saia curta durante o período pré parto. O que fazer? Entender o problema ajuda a saber como cuidar.

O que São Varizes?

Varizes são veias dilatadas na parte superficial da pele. Elas surgem como veias na cor roxa e podem vir em qualquer parte da perna, desde a coxa até próximo ao pé.

Os locais mais comuns são as pernas, mas as varizes na gestação podem surgir no reto (como hemorroidas) e na vulva. 

tratamento de varizes na gravidez

Quais os Sintomas?

O primeiro sinal claro é um sintoma visual: a veia roxa na perna. Em primeiro estágio fica de uma cor roxo claro com um leve toque de vermelho. Em segundo momento fica mais escura, sinal de uma varize antiga ou em estágio mais maduro.

Em algumas pessoas é um problema indolor mas em outras não é agradável ter varizes na gestação. Os principais sintomas são:

  • Dor;
  • Queimação(ardor);
  • Sentir as pernas pesadas no dia a dia;
  • Coceira (prurido);
  • Inchaço nas pernas e nos tornozelos;
  • Muita dor nas pernas ao ficar sentada por um longo período;
  • Pele seca;
  • Pele muito esticada.

Quais as Causas?

As varizes podem ter diversas causas. Uma das principais causas é genética, quando se herda dos pais as veias frágeis e isso infelizmente não pode ser evitado. O surgimento de coágulos é outra causa bem comum, assim como o desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais, conhecidos no meio médico como fístulas. Um outro motivo para as varizes são os tumores, muito raramente.

Já nas varizes na gestação possuem como principal causa o aumento do fluxo de sangue. O corpo está agora com duas vidas para manter e isso gera um aumento grande de produção de sangue no corpo humano. As veias, contudo, não crescem em alguns casos na mesma proporção e necessidade, podendo causar um leve entupimento.

Tanto o fluxo de sangue como o peso extra na gestação acabam por causar varizes na gestação. Por este motivo é muito comum mulheres que ganhem muito peso enquanto estão gestantes apresentem muitas varizes, muito mais que as que mantiveram o aumento gradual na balança e menor. O peso extra faz pressão nos vasos, acabando por gerar o problema.

O útero também faz pressão nos vasos pélvicos, aumentando ainda mais as chances de apresentar varizes na gestação. Por este motivo elas aparecem em maior quantidade no segundo trimestre da gravidez, quando o peso na balança já aumentou e o feto está bem grandinho e pesado.

causas da varizes na gravidez

Existem Riscos?

Apesar de assustar um pouco e muitas gestantes se recusarem a usar shorts por conta das varizes na gravidez, não é considerado um problema grave. Na maior parte dos casos é temporário, sumindo após o nascimento, quando o peso volta ao normal.

Contudo, há riscos. O maior risco é do desenvolvimento para uma trombose. Entretanto, a gravidez em si já aumenta o risco de trombose. Então tendo ou não tendo varizes o risco é quase o mesmo.

cuidados varizes na gravidez

Quais os Tratamentos?

Não existe um tratamento específico porque em uma mulher sem gravidez a interversão cirúrgica seria o indicado. Já na gestante isso não é possível porque há riscos enormes para a mãe e para o bebê. Até mesmo durante a amamentação a cirurgia é contra indicada.

O que se pode fazer é prevenir com algumas medidas simples. A meia de compressão é uma delas, excelente tanto para gestantes como para quem passa longos períodos sentada. Ela pode ser comprada em farmácias e lojas de produtos ortopédicos.

Para aliviar os sintomas os cremes com base de mentol são os mais indicados. Entretanto, é importante saber que são estudos empíricos e não científicos. Não existe nenhuma comprovação com pesquisa que o uso de cremes possa ajudar, mas são muito usado.

A aplicação de compressas de água gelada é outra dica para diminuir o inchaço e com isso as dores aliviam também. Vale panos umedecidos com água gelada também.

Como Evitar Varizes na Gravidez

Prevenir sempre é a melhor solução e isso é simples de fazer com varizes na gravidez. Uma das formas de fazer isso é estimulando a circulação sanguínea por meio de atividades físicas. Vale uma caminhada, pilates yoga e tudo o que puder fazer a futura mamãe se mexer para melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas.

A aplicação de gel / óleo corporal com massagem também melhora o fluxo. Sessões de massagem leves podem ajudar muito, assim como investir na auto massagem passando a ponta dos dedos ou as mãos com leves compressões para não machucar. Sem apertar demais: lembre que as pernas  ficam inchadas e podem doer.

Não ficar muito tempo em pé é outra indicação. O fluxo sanguíneo fica concentrado nas pernas, causando uma pressão ainda maior nas veias já obstruídas, elevando o problema. Tente fazer pausas para descanso caso suas principais atividades durante o dia sejam de pé.

A ingestão de água também é muito indicada, em especial para evitar o inchaço. Uma das melhores maneiras de combater a retenção líquida e o inchado é estimulando o organismo a eliminar líquido, e isso envolve ingerir ao menos dois litros de água por dia. Os médicos recomendam entre dois e três litros.

Andar descalça também ajuda com varizes na gravidez. O contato dos pés com o piso estimula a circulação, além de ser reconfortante.

Usar meias de compressão também é uma ótima dica! De média compressão porque não são tão apertadas e fáceis de tirar e colocar, sem causar desconforto.

O cuidado com o peso ainda é a melhor medida preventiva e a mais importante para evitar varizes na gravidez. O sobrepeso é a principal causa do surgimento do problema, então é importante controlar a alimentação para manter a média indicada de aumento de um quilo por mês.

E agora que você sabe todas as causas e tratamento de varizes na gravidez é só tomar cuidado e evitar o problema. Se descobrir mais dicas deixa nos comentários abaixo.