Coceira na Gravidez – É Normal? Principais Causas & Como Aliviar!
É frequente o relato de coceira na gravidez, mas será que esse incômodo é comum? Essa é uma dúvida bastante frequente para quem está esperando bebê, e as preocupações com o período da gestação costumam ser mais intensas, por isso é importante ficar atenta a alguns detalhes.
Para descobrir se coceira na gravidez é algo comum, continue a leitura e veja as causas desse tipo de incômodo, além de dicas e informações sobre o assunto, garantindo uma gestação tranquila!
Tópicos
Sobre a Coceira na Gravidez
É Normal?
É bastante comum o relato de gestantes que sentem coceira durante a gravidez, e esse incômodo pode sim ser comum, podendo ser o resultado de mudanças hormonais, estiramento da pele, entre outros fatores comuns da gestação.
Apesar de ser frequente o relato de coceira na gestação, é importante observar esse incômodo e outras possíveis alterações no corpo, relatando a situação ao médico.
Por que Ocorre? #causas
A coceira na gestação pode estar associada a diversos fatores em algumas das possibilidades de se incômodo são:
- Alterações hormonais: durante toda a gestação é comum as alterações hormonais, e todas essas alterações podem resultar tem uma pequena coceira no corpo.
- Estiramento da pele: com o crescimento do bebê e o ganho de peso, a pele passa a sofrer com estiramento, sendo comum o surgimento de estrias na gravidez, principalmente em regiões como barriga, coxas e seios. Com as alterações sofridas pelas fibras elásticas, a coceira pode ser um indicativo de que as estrias estão chegando, o que causa um certo incômodo.
- Doenças de pele: algumas doenças de pele também podem resultar nas coceiras durante a gestação, como é o caso da psoríase, uma condição que pode se agravar durante a gravidez e causar mais coceira. A dermatite de contato e alergia também costumam aparecer nesse período por conta da diminuição de imunidade da mulher, o que pode deixá-la mais sensível a determinadas substâncias e alimentos, resultando em coceiras em determinadas áreas do corpo.
- Erupção polimórfica: uma das causas das coceiras na gestação pode ser a erupção polimórfica, que costuma ocorrer com mais frequência na primeira gestação e com grávidas que tendem a ganhar mais peso. Essa condição começa com o aparecimento de estrias na barriga e coceira nesse local; em seguida, podem aparecer bolinhas vermelhas e a coceira passa a ser mais intensa. As bolinhas vermelhas podem se tornar lesões maiores se espalhando pelo corpo e causando bastante incômodo.
- Colestase: a condição causa descompasso do metabolismo hepático provocando acúmulo de sais biliares no organismo da gestante. Com o depósito desses sais minerais, é comum a sensação de coceira intensa em regiões como plantas dos pés, palmas das mãos e em outras regiões do corpo, sendo mais comum no terceiro trimestre da gravidez.
Existem Riscos?
Na grande maioria dos casos a coceira durante a gestação não acarreta riscos à saúde da mãe e do bebê, mas em alguns casos é necessário uma atenção especial.
Um dos riscos que pode estar associado à coceira na gestação é a colestase, que pode comprometer a saúde do bebê.
A colestase é uma concentração de sais biliares na placenta, que pode levar a um parto prematuro ou comprometer os vasos sanguíneos que ajudam a levar nutrientes e oxigênio para o bebê.
Quando Procurar Ajuda Médica?
Com o surgimento de coceiras na gravidez é importante relatar o incômodo ao médico durante as consultas de pré-natal, mas em alguns casos uma consulta médica deve ser marcada antecipadamente para relatar esse incômodo.
Para saber quando marcar uma consulta antecipada para relatar as coceiras, é importante observar se as coceiras são generalizadas ou apenas em algumas áreas do corpo, além disso, também é importante observar se há o surgimento de lesões na pele.
Caso a coceira passe a ser mais intensa e esteja associada a outras mudanças, como erupções na pele e urina escura, a recomendação é a de fazer uma consulta específica para relatar o assunto e ter uma avaliação médica para aliviar o incômodo.
Como Prevenir e Aliviar Coceira na Gravidez
A coceira durante a gestação pode ser aliviada com o uso de medicamentos específicos, mas vale lembrar que durante a gravidez há diversas restrições em relação à medicação.
Dessa maneira, é indispensável a consulta a um médico para a recomendação de um medicamento ou dermocosmético liberado para a gestante, aliviando a coceira e sendo seguro para mãe e bebê.
Para evitar esse incômodo durante a gestação, é possível adotar algumas medidas que podem evitar o surgimento da coceira, como:
- Hidratação da pele: durante a gestação é comum que a pele sinta mais, ficando mais sensibilizada. Assim, o uso dermocosméticos liberados para gestantes ajuda na hidratação da pele, dando mais elasticidade e evitando a sensação de repuxamento, o que dá mais conforto e evita coceiras.
- Líquidos: a hidratação também pode acontecer de dentro para fora com o consumo de líquidos, principalmente de água. Dessa maneira, é importante beber bastante água ao longo de todo o dia, ajudando todo o organismo e prevenindo coceiras.
- Banhos: a temperatura da água do banho também pode ajudar na prevenção de coceiras durante a gestação. A recomendação é de que a temperatura da água seja fria ou morna, evitando o ressecamento da pele com banhos muito quentes, o que pode causar a sensação de coceira.
- Exercícios: a prática de exercícios na gravidez também pode ser um benefício para evitar as coceiras, melhorando a circulação sanguínea. Nesse caso, faça exercícios recomendados para o período de gestação e com liberação médica.
Com as dicas do post fica mais fácil de identificar as possíveis causas dessa coceira, mas ainda assim é importante relatar o incômodo ao médico que está acompanhando a gestação, garantindo que esse período seja tranquilo e de muita saúde para mãe e bebê.