Ácido Fólico Ajuda a Engravidar? – Os 6 Mitos e Verdades!

Ácido fólico ajuda a engravidar? Essa é uma das perguntas mais frequentes nos consultórios médicos e no próprio Google. Há muito questionamento sobre o uso dessa vitamina para quem deseja se tornar mamãe.

ácido fólico ajuda a engravidar ou não 1

Quem é ‘tentante’ sabe o quão importante é preparar o corpo – e a mente – para quando o sonho de engravidar se transformar em realidade. Por isso é bacana ficar por dentro de informações corretas para não prejudicar a saúde.

ácido fólico ajuda a engravidar ou não 4

Você já deve ter ouvido falar do ácido fólico em relação à gestação. No entanto, há mitos que cercam a ingestão desse complexo vitamínico.

Sugerimos que você conheça mais a fundo o que é, para que serve, em que momento seu uso é indicado e demais dados técnicos.

Aqui nesse post vamos explanar sobre questões importantes, inclusive tirar desvendar se o ácido fólico ajuda a engravidar ou não. Acompanhe agora mesmo ♥

ácido fólico ajuda a engravidar ou não 3

Ácido Fólico Ajuda a Engravidar? Mitos e Verdades

Vamos então entender o que é, de fato, o ácido fólico e por que ele é um dos nomes mais vinculados aos cuidados que as gestantes devem ter?

Selecionamos as principais perguntas referentes ao ácido fólico para engravidar e na gravidez. Conheça!

O que é Ácido Fólico?

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9 / metilfolato / folato, é um dos elementos nutricionais mais importantes para o organismo humano. Ele é necessário para a transformação saudável do feto até o fim da vida, para você ter uma ideia.

ácido fólico ajuda a engravidar ou não 2

A princípio, devemos dizer que esse nutriente é encontrado em muitos alimentos. Incluindo-os na dieta regular você consegue balancear os níveis de vitamina B9.

No entanto, há princípios orgânicos que podem inibir a absorção natural dele e por isso é recomendada a suplementação sintética, comercializada por inúmeras empresas farmacêuticas.

ácido fólico ajuda a engravidar ou não

Quais Seus Benefícios?

Como quaisquer outras vitaminas, o ácido fólico, seja em sua forma orgânica ou sintética, apresenta inúmeros benefícios à saúde.

Entre as principais ações benéficas, podemos citar:

  • Mantém o cérebro saudável, prevenindo problemas como depressão ou demência
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Previne anemia, pois atua na formação de células do sangue
  • Previne inúmeros cânceres, inclusive o câncer de cólon
  • Auxilia na síntese e reparação do DNA
  • Previne doenças do coração
  • Mantém a saúde dos vasos sanguíneos;
  • Controla a evolução do vitiligo
  • Atua na divisão e no crescimento celular
  • Atua na produção de novas proteínas e na formação de hemácias

Esses são os benefícios, segundo estudos médicos, que podem ser enxergados em humanos de todas as faixas etárias. Claro que os resultados dependem do consumo frequente dessa vitamina, que precisa estar inserida na dieta alimentar de cada pessoa.

saiba se o ácido fólico ajuda a engravidar

Além de todos esses pontos super positivos, o ácido fólico promove uma mudança drástica corpo feminino em período pré-gestacional e no primeiro período gestacional. Essa transformação tem como objetivo crucial de:

  • Formar o sistema nervoso do feto durante a gravidez. Ele fortalece o tubo neural do bebê, que logo se converte no cérebro e na medula espinhal.

Qualquer que seja o caso, o ácido fólico deve ser comprado na farmácia e ingerido após a indicação de um especialista. Gestantes ou mulheres que querem engravidar devem conversar com seu médico antes de fazer uso do suplemento.

Cartela de ácido fólico

Ajuda a Engravidar?

Uma dúvida que muitas mulheres têm é se o ácido fólico ajuda a engravidar. Afinal, os médicos recomendam em seus consultórios a ingestão da vitamina sintética quando as pacientes exprimem a vontade de ter um bebê.

No entanto, a indicação médica do ácido fólico para mulheres que desejam engravidar não ocorre para aumentar a fertilidade ou facilitar a fecundação, como muitas pessoas acreditam!

Até o momento, não há nenhum estudo científico que comprove o potencial do ácido fólico sobre a fertilidade das mulheres. Segundo especialistas existem pesquisas em andamento atualmente, mas sem nenhum resultado atestado ainda.

Teste positivo de gravidez

Portanto, o ácido fólico não é algo que deve ser tomado com o intuito de aumentar as chances de engravidar, para acelerar o processo, produzir mais óvulos ou então favorecer a ocorrência de uma gravidez múltipla, por exemplo.

Para mulheres / casais que estão tentando ter um bebê e desejam se tornar aptos naturalmente para ter um filho em breve podem  fazer é manter uma vida saudável: boa alimentação, exercícios físicos regulares, não fumar ou beber, boas noites de sono, controle do estresse, etc.

Ácido fólico ajuda a engravidar ou não

Por que Gestantes Precisam do Nutriente?

Como falamos anteriormente, o ácido fólico possui uma função especial no organismo das mulheres que querem engravidar. Ele é fundamental para formação saudável do tubo neural do feto.

Segundo especialistas, o tubo neural se converte no cérebro e na medula espinhal do bebê no primeiro mês de gestação. Por isso é essencial que a mulher tome essa vitamina meses antes de engravidar e no início da gravidez.

Ácido fólico para gestantes

A explicação é científica. A saber, o maior risco de deficiências e más formações, incluindo as de coluna e cerebrais, ocorre no primeiro trimestre de gestação. Alguns médicos também ressaltam que o folato, tomado em doses reduzidas nos demais meses de gravidez, pode auxiliar na formação do coraçãozinho do bebê e até prevenir parto prematuro.

Dessa forma, é preciso prevenir que qualquer ocorra com o bebezinho tomando a dosagem recomendada pelo médico.

O Ministério da Saúde recomenda que todas as mulheres em idade fértil – o documento pondera dos 14 aos 35 anos – tomem a suplementação com o ácido fólico sintético para evitar problemas na gravidez, inclusive quando ela não for planejada.

Ácido fólico ajuda a engravidar
belly of pregnant woman and vitamin pills in the hand

Todas as pessoas podem fazer uso do ácido fólico, mesmo as mulheres que não estiverem no período gestacional. Entretanto, há uma dosagem indicada para cada faixa etária, confira abaixo:

  • 0 a 6 meses 65 mcg
  • 7 a 12 meses 80 mcg
  • 1 a 3 anos 150 mcg
  • 4 a 8 anos 200 mcg
  • 9 a 13 anos 300 mcg
  • 14 anos ou mais 400 mcg
  • Mulheres grávidas 600 mcg
  • Mulheres que amamentam 500 mcg

Importante ressaltar que a ingestão desse suplemento dessa ser feita sob prescrição médica. De modo geral, ela é feita para mulheres grávidas ou que exprimem desejo de tentar a gestação, ou então para pessoas que apresentem a deficiência de vitamina B9.

Vitamina B9

Quais os Riscos do Uso Inadequado?

O ácido fólico é um considerado um medicamento com baixa incidência de efeitos colaterais se tomado nas quantidades certas.

Caso as doses diárias são maiores do que as recomendadas, alguns sintomas podem surgir, por exemplo:

  • Náuseas
  • Inchaço abdominal
  • Gases em excesso
  • Insônia

Além disso, um estudo da Universidade Johns Hopkins, divulgado recentemente, indica que o excesso de ácido fólico pode aumentar em duas vezes o risco de autismo nos bebês.

Alimentos que contém ácido fólico

Segundo Antonio Cabral, obstetra e professor da UFMG, “o excesso de ácido fólico pode prejudicar os genes que fazem a maturação do encéfalo e causar alguma má formação, podendo desenvolver autismo ou autismo parcial”.

Todavia, esse efeito negativo no DNA do feto  depende de uma predisposição genética e outros fatores específicos.

Por outro lado, se forem ingeridas baixas doses de ácido fólico, o bebê pode ser prejudicado, como evidenciamos anteriormente. O tubo neural sendo afetado, pode incorrer em problemas morfológicos, como: anencefalia, espinha bífida, fenda palatina e o lábio leporino.

Espinha bífida
Baixa ingestão de ácido fólico pode ocasionar em espinha bífida

Quais Alimentos com Ácido Fólico?

Conforme evidenciamos em tópicos anteriores, o ácido fólico é encontrado naturalmente em diversos alimentos. Você pode incluí-los na dieta para aumentar a síntese dessa vitamina no organismo.

Conheça alguns alimentos que contêm a vitamina B9 em sua composição

  1. Fígado bovino
  2. Feijões, ervilha e lentilha
  3. Ovos
  4. Flocos de milho
  5. Espinafre, Couve manteiga, Brócolis e demais hortaliças verde-escuras
  6. Salsa
  7. Couve de bruxelas
  8. Flocos de aveia
  9. Manga
  10. Frutas cítricas
  11. Abacate
  12. Couve-flor
  13. Beterraba
  14. Cenoura
  15. Aipo
  16. Abóbora
  17. Milho
  18. Quiabo
  19. Sementes
  20. Aspargos

Aqui no Brasil, vale lembrar, a farinha de trigo é enriquecida com ácido fólico pensando na adição desse nutriente na cesta básica.

Alimentos com vitamina B9

Apesar de todos esses alimentos conterem boas doses de vitamina B9, mesmo que você faça uso deles, a ingestão da suplementação sintética pode ser necessária, sobretudo na gravidez. Converse com o seu médico sobre a necessidade.


Como vimos nesse post, não é possível afirmar que o ácido fólico ajuda a engravidar. Mesmo assim, trata-se de uma vitamina extremamente importante para todas as pessoas, principalmente para as mulheres que querem engravidar e  que estejam no início da gestação. Afinal, esse suplemento vai ajudar o bebê a ter uma formação saudável de seu organismo!

Aproveite para ler também:

Gravidez Ectópica: O que Fazer? – Sintomas, Riscos & Tratamento!

Diário de Gravidez – 29 Modelos Lindos & Dicas para Fazer o Seu!

Gripe na Gravidez – Como Prevenir, Sintomas & Tratamentos Eficazes!

Volte mais vezes para conferir outras novidades sobre maternidade e universo infantil 🙂