Yoga para Gestantes – 7 Benefícios da Prática & Dicas de Exercícios!
A yoga para gestantes está em voga atualmente. Os benefícios dessa modalidade para as mulheres grávidas se tornaram mais conhecidos – e não são poucos, não! Além disso, muitos profissionais têm se especializado para atender esse público.
Por isso resolvemos escrever um post voltado para esse conjunto de técnicas milenares, que pode também ser realizado por quem está esperando um bebê.
Se você está grávida ou conhece alguma mulher que está vai se surpreender com este conteúdo. Afinal, muito se fala sobre a indicação ou não de exercícios para gestantes, quais são as recomendações, os efeitos colaterais, os riscos, entre tantas outras informações.
Nesse sentido, reunimos as principais dúvidas que envolvem as posturas de yoga para gestantes. Acompanhe do começo ao fim para esclarecer questionamentos e conhecer, de fato, como essa prática pode interferir na gestação, bem como na saúde da mulher.
Yoga para Gestantes: Quais os Benefícios?
Primeiramente é preciso saber o que é Yoga. É um conjunto de conhecimentos que já possui mais de 5 mil anos de existência e possui origem hindu. Ele foi criado com o intuito de “integrar” a mente e o corpo, fazendo com que cada ser tome consciência de seus movimentos, de sua respiração, escolhas e ações.
Ao contrário do que muita gente pensa, a Yoga pode ser feita por todos, das crianças aos idosos, sem restrições. As grávidas também não ficam de fora, não. O que vai mudar de pessoa para pessoa é o nível de dificuldade dos exercícios realizados.
Felizmente há centenas de posturas que podem ser realizadas dentro das técnicas de Yoga. Muitas delas possuem um grau fácil e que, ainda assim conseguem garantir inúmeros benefícios para quem as faz.
As mulheres gestantes podem aproveitar as vantagens dessa prática em todo o ciclo de sua gravidez. Claro que em cada fase haverá posturas mais ou menos trabalhosas e aquelas que realmente não serão recomendadas por conta da barriga impedir os movimentos corretos, por exemplo.
Entre os principais benefícios da Yoga para gestantes estão:
- Respiração: a Yoga ajuda a futura mamãe a coordenar melhor sua respiração, favorecendo a oxigenação perfeita tanto para ela quanto para o bebê que está no ventre. Lembrando que é muito comum que as gestantes sintam falta de ar, sobretudo na reta final da gravidez, então pode ser uma técnica para retomar o ciclo respiratório saudável, conferindo oxigênio para o sangue e para o cérebro.
- Equilíbrio: isso é algo que todo mundo quer, não é mesmo? Imagine as gestantes, que naturalmente adquirem um misto de ansiedade, cabeça cheia de problemas, cansaço, oscilações de humor e alegria. Então é uma atividade incrível para manter o equilíbrio mental e físico em dia, ajudando a ficar bem tranquila para essa espera especial.
- Períneo: o fortalecimento da musculatura do períneo é importantíssimo para qualquer gestante, sobretudo aquelas que pensam em fazer o parto normal. Quando se trabalha essa região com exercícios de fisioterapia, alongamentos, pilates, bem como yoga, consegue-se ter um parto muito mais tranquilo, com dores mais amenizadas.
- Coluna: na questão física, não é só o períneo que se beneficia com a yoga, não. As grávidas também podem reduzir as dores e os incômodos que geralmente sofrem na coluna. Com o peso da barriga aumentando a cada mês, é comum que haja uma sobrecarga nas costas, por isso, é bacana buscar exercícios que alonguem essa região e tragam mais conforto.
- Circulação: a circulação sanguínea também é afetada pelo excesso de peso e aumento da pressão arterial que atingem as gestantes. Por não poderem fazer exercícios físicos muito intensos, é preciso escolher alguma atividade para fazer a circulação ‘trabalhar’. A grávida vai ter menos desconfortos nas pernas, inchaço e varizes.
- Mãe-bebê: pode parecer exagero, mas a yoga promove mudanças tão significativas que pode também fortalecer a conexão entre a mãe e o bebê quanto este ainda está no ventre. É uma forma de começar a construir esse elo lindo antes mesmo do pequeno nascer!
- Relaxamento: Por fim, podemos citar o alto nível de relaxamento que a yoga é capaz de proporcionar à gestante. Com as posturas, as técnicas de respiração e a meditação incluídas nesses exercícios a mulher consegue se livrar do estresse do dia a dia e dormir melhor.
Esses são os benefícios mais visíveis proporcionados pela Yoga.
Vale lembrar que é possível praticar algumas posições mais simples em casa, porém, o mais indicado, de acordo com os especialistas, é encontrar um profissional que auxilie.
Atualmente existem diversas escolas de Yoga, bem como grupos que se encontram em parques e praças para praticar a atividade. Conte com a ajuda de quem tem credencial para ensinar as melhores posturas, as técnicas de respiração e as sequências que mais beneficiam a sua gestação.
Dicas de Exercícios para Gestantes
Você pode ver que a Yoga pode ser praticada por pessoas de todas as idades e até mesmo por grávidas. E além disso, essa prática dispõe de uma série de vantagens para as mulheres em fase de gestação.
Se você está grávida, recomendamos que consulte seu médico sobre praticar yoga nesse período. Ainda que seja uma atividade de grau muito mais leve que musculação ou uma luta, por exemplo, pode não ser indicada para todas as mulheres de forma igual.
Afinal, cada uma apresenta uma característica física, uma condição de saúde e uma necessidade. Há, inclusive, mulheres que precisam de repouso total durante a gravidez e qualquer esforço pode representar um risco ao desenvolvimento do feto.
Portanto: se você se interessa por yoga, primeiramente consulte seu ginecologista / obstetra. Ele poderá te dar mais detalhes de seu estado físico e orientar sobre o tipo de atividade física que pode realizar.
Quando estiver tudo ok, ou seja, estiver com todas recomendações médicas, é bacana que você procure uma escola credenciada ou um professor qualificado. Como falamos, atualmente os profissionais têm se especializado nessa técnica voltada especialmente para as gestantes.
Assim você garante aulas mais específicas para o seu biotipo, conquistando todos aqueles benefícios que citamos no tópico anterior!
Lembre-se que, ao mesmo tempo que você trabalha o equilíbrio deve-se tomar consciência de sua respiração. Inspire pelo nariz e solte pela boca lentamente enquanto realiza os exercícios, sempre respeitando os limites de seu corpo.
Caso sinta qualquer dor, bem como desconforto, palpitações, enfim, pare imediatamente com a atividade. E depois de parar, se continuar sentindo qualquer incômodo, consulte um médico. Todo cuidado é pouco durante a gestação.
Abaixo você pode ver uma imagem com diversas posições bem simples de fazer. Cada uma delas possui um objetivo diante da melhoria física e mental.
Abaixo você pode ver uma outra compilação de posturas. Algumas delas, no entanto, são indicadas para mulheres que já têm aptidão com essa prática e que também têm acompanhamento profissional.
Quer um exercício simples, mas que traz uma paz interior incrível? Então invista na meditação! Muitas sequências de Yoga contam com a meditação em algum momento, geralmente ao final das posturas mais práticas.
A saber, a meditação é uma ótima opção para qualquer gestante e necessita somente de um lugar silencioso e da concentração. De acordo com os especialistas, a faixa entre 4 e 6 horas da manhã é a ideal para meditar, pois a mente está fresca e livre de preocupações, além do silêncio estar mais presente.
Além disso, não é legal fazer meditação com o estômago cheio. Ou você a faz em jejum ou depois de 2 ou 3 horas após a refeição.
Muitas pessoas preferem fazer os exercícios dentro de casa. Outras nas escolas, o que é uma boa opção para receber a orientação dos professores.
No entanto, a melhor experiência é praticar a Yoga ao ar livre. Se você tem essa oportunidade, experimente. Alguns grupos com instrutores de repente podem se reunir no parque de sua cidade, informe-se para aproveitar esses momentos em conexão com a natureza.
Abaixo você confere ainda outros tipos de posturas perfeitas para as mulheres grávidas.
Quer se aprofundar em yoga para gestantes? Então que tal conhecer um vídeo que selecionamos? Nele você pode ver como a Yoga consegue auxiliar no combate às dores do nervo ciático. A saber, esta é uma das dores mais incômodas para as gestantes.
Confira:
A Yoga para gestantes é realmente eficiente. No entanto, como falamos ao longo deste artigo, é imprescindível que você consulte seu médico antes de realizá-la, bem como qualquer outra atividade física.
Esperamos ter esclarecido dúvidas principais a respeito dessa prática. Aproveite também para ler outros posts relacionados. Por exemplo:
Exercícios para grávidas: mitos e verdades e passo a passo de exercícios!
Dieta para gestante: cardápios e dicas de alimentos que não podem faltar!
6 Dicas para Emagrecer na Gravidez Sem Prejudicar o Bebê
Volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!